A batalha de Maldon e O regresso de Beorhtnoth

A batalha de Maldon e O regresso de Beorhtnoth J. R. R. Tolkien

Resenhas - A batalha de Maldon e O regresso de Beorhtnoth

Thiago Gadelha 04/05/2024

Um bom estudo
Apesar do conteúdo ser pequeno, é muito denso, principalmente com a investigação dos textos. Achei dificil de entender algumas coisas, mas valeu a experiência de um livro tão técnico.

Filipe378 08/04/2024

Me surpreendi com esse livro. Comprei achando que seria uma coisa, que continha a história de beowulf, mas não era nada disso. Ao invés, se trata de um fragmento de um poema, eu acho que é um poema, inglês antigo que relata a batalha de Maldon, uma batalha dos ingleses de essex contra vikings. Também existe um outro poema, produzido no mesmo estilo do original, mas que é uma fanfic da batalha de Maldon, onde Tolkien tenta imaginar um diálogo entre duas pessoas que estão no campo de batalha após a batalha procurando o corpo de Beorhtnoth.

Aqui Tolkien explora o heroísmo presente naqueles que lutaram até a morte ao lado de seu Senhor, mas também o cavalheirismo irresponsável de Beorhtnoth que entregou seus companheiros e a batalha nas mãos do adversário.

Por fim, como um gran finale, ainda existe um texto que tenta e tem êxito em jogar luz ao legendário de Tolkien a partir dessa obra. E essa empreitada é muito bem-sucedida, na minha opinião, e nos ajuda a ter uma melhor compreensão da obra de Tolkien.

Recomendo muitíssimo a leitura.
Regis 10/04/2024minha estante
Gostei muito da resenha, não conhecia esse livro de Tolkien!

Filipe378 10/04/2024minha estante
Que bom que gostou!! Quando tiver a oportunidade leia, é muito interessante porque podemos ver uma das obras de Tolkien.

Krishna.Nunes 06/04/2024

Parece mais uma monografia
O livro apresenta alguns poemas escritos em inglês arcaico, vertidos por Tolkien para inglês moderno (junto, é claro, das traduções para português), acompanhados de artigos e transcrições de aulas acerca dos desafios da tradução e interpretação do inglês antigo.

Imagino que como profissional das Letras, especialista em línguas e que foi professor durante muitos anos, deve haver outros artigos, ensaios e monografias de Tolkien sobre literatura e linguística. O que não quer dizer que necessariamente devam ser publicados como obras literárias. Faz mais sentido ficarem no âmbito acadêmico.

Portanto o livro tem seu valor literário e histórico para quem está interessado exclusivamente no poema e valor acadêmico para estudiosos de tradução, inglês e inglês antigo; já para os amantes da ficção de Tolkien, não desperta nenhum interesse.

Leitora 03/02/2024

Os poemas são bem interessantes, ainda mais considerando a idade deles, mas toda a explicação deixa o livro tedioso

AnaP14 21/01/2024

O livro inicia com O Regresso e depois há varias análises e palestras feitas por Tolkien sobre o assunto, analisando principalmente as questões linguísticas. Há também algumas possíveis relações e influências deste nas demais obras do autor, como frases e acontecimentos.

É um bom livro, porém O Regresso e a batalha de Maldon em si têm pouco espaço. A maior parte do livro são as análises.

Victor Oliveira 31/12/2023

Acho que a expectativa me frustrou
O livro não é ruim, longe disso. Só não era o que eu esperava. Na minha visão, olivro é uma obra voltada mais para quem estuda línguas do que contar uma história, embora o poema seja muito bem escrito.

Acho que quem ler sabendo disso, talvez goste mais do que eu e não se fruste.

Pedro Magro 29/09/2023

Um estudo profundo
Existem 2 pontos que mais me animaram nessa leitura: o contato com uma poesia sobrevivente da Inglaterra na era Viking, e as ligações e inspirações dessa obra sobre um acontecimento real, com o legendário Tolkieano.
Apaixonado por História, foi massa demais poder ter contato com a poesia sobre um evento histórico que de fato aconteceu (dentro do que ficou preservado na História). Além disso, poder acompanhar as ligações e como Tolkien se inspirou na "receita" dessa narrativa para suas obras, foi satisfatório.
Agora, como entusiasta, confesso que para mim foi um pouco enfadonho a parte do livro onde temos o estudo aprofundado e técnico de toda a construção poética e linguística em cima dos antigos poemas, feita pelo próprio Tolkien. Isso não desmerece o livro - apesar da minha limitação em conhecimentos linguísticos e de construção poética - pelo contrário: só engrandece o autor e comprova como Tolkien era genial.

Batista 16/08/2023

Lindo poema
Poema épico e trágico que narra a batalha de Maldon. Tolkien está brilhante como sempre. Recomendo a leitura para quem é fã como eu.

ramiromat 09/06/2023

A leitura desse livro me fez lembrar muito do Árvore e Folha. Sim, conta algumas versões do conto. Mas é muito mais um excerto sobre como a língua inglesa vai se moldando ao longo do tempo, recebendo influências de outras.