De mãos dadas em Tøyen

De mãos dadas em Tøyen Marobah

Resenhas -

Cássio Cipriano 20/12/2023

Fofo e sensível
Imagina só, dois garotos que vivem em países diferentes, mas acabam se conhecendo ao acaso, na Noruega, e se apaixonam?

“De mãos dadas em Tøyen” é mais uma história linda da autora mineira Marobah. Sim, uma autora brasileira, que vive no interior de Minas Gerais, escreveu essa história maravilhosa, que se passa em Oslo, na Noruega, e parece que ela fez um intercâmbio pra conseguir ambientar tudo tão bem.

A história é narrada em primeira pessoa e intercala capítulos com as perspectivas dos protagonistas: o Finn, um garoto pansexual de dezessete anos, que nasceu em Oslo, mas não voltava à cidade desde a infância, quando seus pais se separaram e ele foi embora para Londres com a mãe, aí ele retorna para passar um mês na casa do pai, com quem não tem tanto contato; e o Jørn, um adolescente gay que vive no armário por conta da sua família conservadora e religiosa. Eles se sentem atraídos e acabam se aproximando por meio de amizades em comum e, a partir daí, começa a rolar uma história entre eles.

A alternântica dos pontos de vista é muito legal, pois permite que um mesmo acontecimento seja visto pelo leitor na perspectiva de um personagem e do outro, e a gente consegue perceber as diferenças como cada um se sentiu e lidou com as coisas dentro da mesma situação. É bem interessante como a Marobah mostra o Finn se entendendo um garoto pan. Já o Jørn é um garoto que sofre opressão e também tem uma homofobia internalizada e, a partir da convivência com o Finn, que se sente muito confotável em ser pansexual, o Jørn acaba se sentindo mais livre, e isso é muito legal de acompanhar.

Eu gosto muito de histórias que vão me apresentar a lugares e culturas diferentes. Por se passar na Noruega, "De mãos dadas em Tøyen" nos apresenta a lugares, costumes, termos e até nomes bem diferentes e característicos do país. Por exemplo, Tøyen é o bairro preferido do Finn em Oslo por conta das diversas pinturas que existem em prédios do local, algo que está presente na capa e no verso do livro. Eu já tinha ouvido a Marobah falando que uma de suas motivações para escrever esta história foi testar suas de estudo e pesquisa aplicados à escrita, e dá para ver nesse livro o quanto ela se empenhou e o resultado ficou ótimo.

Além da história principal, o livro traz um conteúdo bônus no final, com quatro capítulos focado no Alex, melhor amigo do Finn que mora em Londres, então é como ler duas história em uma só. E eu gosto de frisar que esta é uma edição independente, muito caprichada e que não fica devendo em nada para obras lançadas por grandes editoras, em termos de qualidade. Está disponível em e-book, mas eu super recomendo a compra do livro físico, pois ele é lindo e vem com brindes maravilhosos. Pode ser adquirido pelo site da autora: marobah.com.br

site: https://instagram.com/cassiocipriano

grazi. 05/12/2023

Finn e Jørn são muito fofos, e eu amei ler sobre a história deles em Oslo (senti como se estivesse lá). Eu gostei muito da escrita, e a leitura foi bem fluída, fiquei tão apaixonada e entretida que não queria que acabasse.

Espero que mais pessoas leiam esse livro, pq ele merece mais reconhecimento. :)

Alyson.Fagner 27/08/2023

Fofura e drama (AMO)
Muita coisa acontece no livro, ruins e boas e eu amei acompanhar cada etapa. Amei os personagens, as interações deles, seus jeitinhos!

A escrita é bem fluída, então você senta, lê, lê, lê e de repente vê que já se passaram umas 50 páginas (muito para mim, que leio 1 página em 10min).

Além disso, é um passeio grátis (e romântico) por Oslo hahahaha. Vale super a pena!

Maisa 21/08/2023

Fofo ?
Que experiência de leitura deliciosa!

Me senti em Oslo, adorei passear com os personagens e amei o desenvolvimento deles!

Participei da lc dele e me diverti muitooooo!

Gostei demais!

Lip Balestra - 20/06/2023

Aí que delícia !!! Quero ir pra Toyen, quero ir pra Londres. Casal fofinho, apesar q Finn eh meu favorito!!!! Além de ter descobertas LGBT mostra como os adultos podem ser cruéis mas também podem ser incríveis e isso não tem nada a ver com a geração que pertencem !!!!
O livro deixa um gostinho de quero mais de Finn e Yorn que estou ansioso pra ver.
Ah e como Alex eh um amorzinho, tão bonitinha a história dele, um bônus incrível do livro!!!!!