Como a China escapou da terapia de choque

Como a China escapou da terapia de choque Isabella M. Weber




Resenhas - Como a China escapou da terapia de choque


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Scopel 01/06/2024

O assunto mais importante da economia política do século XXI
A autora demonstra uma vez mais os perigos da junção do delírio das ideias do chamado "equilíbrio" de mercado com as necessidades de reestruturação do capitalismo em crise estrutural de fins de século XX, que culminou no que chamamos de ideologia neoliberal. Geopoliticamente uma arma poderosa, esta ideologia aparece como verdadeira doença intelectual no meio acadêmico.

O capitalismo em crise estrutural necessita de políticas duras de apropriação dos fundos públicos; de destruição das soberanias nacionais; de destruição das leis trabalhistas; em suma, de toda forma de controle social. Neste cenário, ideólogos que por décadas não passaram de excêntricos, de figuras caricatas sem relevância, ressurgem como autoridades monetárias, acadêmicas e teóricas ditando os rumos do mundo em reconfiguração do último quartil do século passado.

O livro é sobre como a China encontrou seu caminho e se livrou da armadilha neoliberal.

Como principal ponto positivo, dá nome e traz o relato em primeira mão de algumas das pessoas que influenciaram no rumo dos acontecimentos na China em reforma econômica de fins dos anos 70 e ao longo dos anos 80.

Como ponto negativo, não deixei de notar certo eurocentrismo típico e uma dose incômoda de conveniente anacronismo ao analisar escritos milenares da China. Entretanto, esses defeitos não ameaçam a relevância e oportunidade da obra.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR