República de Apóstolos

Resenhas - República de Apóstolos

Fernanda 11/02/2023

República de Apóstolos - MBeisso
República de Apóstolos - MBeisso

site: https://modoliterario.blogspot.com/2023/02/resenha-republica-de-apostolos-matheus.html

Vitor16Hq 06/02/2023

Só um comentário rápido, além de a revolução dos bichos, 1984 e o cemitério, nenhum outro livro teve um final que me deixou tão em choque quanto esse.

Anna Clara e Clarissa 03/01/2023

UMA LEITURA E TANTO!
Primeiro post do ano e não podia ser diferente! Começar 2023 com um livro desses é de encher o coração com muito orgulho. República de Apóstolos nos conquistou do início ao fim e ao ler essa resenha vocês entenderão o porquê. O autor trouxe para debate assuntos mega importantes carregando consigo a fluidez juntamente com a intensidade. Foi uma leitura com um tom de críticas sociais tendo uma relevância sem tamanho. Quando lemos a sinopse pela primeira vez já sabíamos o peso social que seria essa história de Manu. Vem saber mais!

Logo de início conhecemos Manu, uma garota que está se formando no colégio Padre Antônio Vieira, um ambiente de elite onde tem poucos estudantes negros matriculados ali. Sendo um deles? Manu. A garota é filha de Simone, uma advogada que já está com sua carreira consolidada e de Luís, um homem que trabalhou na procuradoria parlamentar do Estado e que já faleceu deixando para sua filha uma boa herança monetária e social.

Até que chega o grande dia da formatura de Manu e ela é escolhida para ser oradora da turma. Diferente de vários colegas de classe, Manu é uma garota que entende seus privilégios e carrega consigo ideias de que o país em que cresceu não é um lugar justo. Manu carrega várias lutas por justiça. Quando chega o momento de seu discurso na formatura ela coloca sua cara a tapa e fala tudo o que vem em sua cabeça sobre religião, política e muito mais. Ela abre a boca e começa a falar tuuuuudo o que pensa para um público que digamos assim? tem a cabeça bem pequena hahah claro que não todos, mas em sua maioria. A melhor amiga de Manu, Milena, grava esse discurso marcante da amiga e joga nas redes sociais. E de uma hora pra outra a vida de Manu vira de cabeça para baixo. O vídeo viralizou de uma maneira inimaginável e a garota e sua mãe Simona passam a ser assediadas por conta disso e procuradas para interesses particulares das pessoas. Manu então passa um tempinho apenas em casa até que os holofotes se esqueçam dela. Só que? missão impossível. Como esquecer de uma garota com voz e pensamentos revolucionários? Tem muita água pra correr nesse rio.

E saiba de uma coisa, nós leitores passamos o livro inteiro sem saber o que foi dito nesse discurso de Manu. Fica pra nossa imaginação pensar que o que ela falou causou tanto reboliço entre as pessoas de partidos políticos e religiosos. Maldade, hein, autor? Hahaha sera que ele vai deixar a gente assim no escuro? Ou será que em algum momento ele vai deixar nós leitores sabermos o que foi que Manu falou que atiçou tanto interesse externo na garota?

Conhecemos muitos personagens ao decorrer da obra e vamos falar um pouquinho de alguns em específico. Temos Fernando, que terá como trabalho vigiar Manu e todos os seus passos. (Fernando é do bem ou do mal? #descubra) Temos Rafaela, a que pediu para que Fernando vigiasse Manu! Temos também Nico, que será amigo de Milena (será? Haha), Nicoly e muito das famílias dos Marquise e Guyenne. Em uma parte do livro o autor explica certinho quem são eles.

Conhecemos também Ricardo de Aquino, que se tornou o mais jovem arcebispo metropolitano do país. E estando nessa posição ele só tinha a crescer com sua influência e poder. E conhecemos também a Ordem das Filhas de Eny, criada com o intuito de equilibrar o poder político do país. Esse grupo é composto por mulheres freiras que fazem projetos sociais e afins tendo como prioresa Cristina Nishimura. Só que caro leitor, nunca se esqueça, nem sempre as coisas são o que parecem ser? tem coisa demais envolvida e muito caroço nesse angu!

No meio disso tudo teremos assassinatos, brigas, segredos e muito tiro, porrada e bomba. Ter poder nem sempre é algo positivo, pode acabar com tudo em um piscar de olhos. E Manu estará ligada a cada uma dessas pessoas. E fica o questionamento aqui leitor: será que esse interesse todo em Manu é apenas por ter ideias revolucionárias? Onde entra Ricardo de Aquino aqui? O que a Republica de apóstolos tem a ver com tudo isso? E Fernando, Nicoly, Del, Rafaela e Nico? Que que esse povo tudo quer tanto com Manu? Quem é do bem e quem é do mal? Manu estará protegida? E isso porque não citamos todos os personagens envolvidos nessa trama, porque olha? tem gente demais envolvida!!! Hahaha E queríamos dizer que o bar do Chifre será um cenário super importante para o desenrolar de toda a história. Anote isso em sua mente!!

Atiçamos a sua curiosidade? Esperamos que sim. Esse livro está INCRÍVEL e o melhor de tudo é que ele está disponível em versão na física pela editora Flyve, em e-book na Amazon e gratuitamente no Kindle Unlimited. Então corre pra ler pra vocês descobrirem o que vai acontecer na vida de Manu. Óbvio que queremos MAISSSSS! Solta a continuação, autor!!! Pliiiisss! Hahaha!

Xoxo e ate a próxima!

Livros17 10/12/2022

Muitoo boom!
Terminei essa leitura com aquela sensação de felicidade por poder ter tido o prazer de ler tal obra. Que livro queridos, que livro!

Uma escrita maravilhosa, com um tom sério e ao mesmo tempo descontraído, cheio de emoção, que nos faz refletir, com reviravoltas e que nos faz pensar muito na nossa situação atual em que estávamos e estamos vivendo em nosso país.

Eu super mais que indico essa leitura, que te agrega, te soma e que você finaliza querendo gritar: "BORA MANU! TÔ CONTIGO! ABAIXO O SILÊNCIOOO!!! SEDIÇÃO!!!"

Andressa Miranda (@pensandoalto19 ) 04/12/2022

Uma grande leitura
O livro começa com Manuela se formando no ensino médio e o motivo de toda a confusão que se iniciou, o discurso dela. Tudo dá a entender que o discurso da garota será motivo de ganância tanto dos carolas quanto dos crentes (a velha batalha católicos x evangélicos), e o assédio em cima dela se torna sufocante e até perigoso.

Mas, com o envolvimento de Fernando e os jovens integrantes da família Marquise, logo descobrimos que talvez há mais em risco do que todos esperavam. Não é apenas a segurança de uma jovem, é a da mãe dela, dos envolvidos em sua segurança, e da posição daqueles que estão no poder.

Muitos personagens são envolvidos na história, muitos segredos são desvendados, muitas mortes irão acontecer e logo vamos ver que não vai ser nada fácil derrubar católicos e evengélicos no poder, mesmo com toda falcatrua da revolta que aconteceu anos atrás.

Eu realmente não estava esperando pelo desfecho, esperava que pudesse ter alguma esperança, mas a cada capítulo próximo do fim, ficava mais arrasada... e o descurso final, acabou comigo.

Muito bom.