A Ilha Perdida Gullstruck

A Ilha Perdida Gullstruck Frances Hardinge

Resenhas - A Ilha Perdida Gullstruck

Vivi 19/03/2024

O livro demorou bastante para pegar alguma coisa do meu interesse. Mas ainda quando pegou, não tinha muito dele.

Não gostei muita da escrita da autora, da forma de contar a história. Achei partes dela bem maluca e acabou que não me interessei tanto por ela.

No final, que as coisas começaram a se resolver, ficou mais interessante, mas ainda assim.. Não valeu tanto o inicio para mim.

minyard05 17/03/2024

Um livro muito interessante com cenário praiano e um mistério intrigante, me deixou bastante instigada e fez valer cada minuto lendo. Ainda sim, senti alguns pontos abertos na história e um final menos emocionante do que aparentava. Indico a leitura principalmente a quem tiver oportunidade de ler a versão física, que trouxe mais emoção a história.

Cris609 29/12/2023

Incrível
Ele me entregou muito mais do que eu esperava quando comecei a ler. Fantasia incrível e bem construída, com ambientação bem diferente. Adorei.

Maisa @porqueleio 12/12/2023

Resenha / A Ilha Perdida Gullstruck /@porqueleio
Confesso que o início foi bem difícil, porque mergulhar em um mundo com culturas tão diferentes não foi fácil. Além disso, os rendeiros tinham tantas conversas subentendidas, pelo olhar, por uma frase ou história... que monumental.

É uma história que cresce para falar de colonialismo, apagamento, preconceito, genocídio, mas de uma forma tão lírica, que vai se entranhando aos poucos na gente e não larga mais. Além disso, a grande protagonista dessa história não é necessariamente ‘a escolhida’ – pelo contrário, é alguém que se vê envolta em uma situação da qual só poderá se livrar se lutar pelo que acredita. E não será uma luta solitária, porque ninguém vence sozinho! Só senti muita falta de um mapa. Amei a história dos vulcões... e recomendo: é estranha e fascinante!

site: https://www.instagram.com/p/CzoyKURu2bD/?img_index=1

Dai 07/12/2023

O enredo é muito bom e me prendeu do início ao fim. Foi o primeiro livro que li desta escritora e gostei muito, o universo é muito bem construído, a cultura dos personagens, enfim, um livro e tanto!

L. Winterfell 04/12/2023

A outra menina
Simplesmente um dos melhores livros que já li
O começo me surpreendeu muito, principalmente para quem não lê nada sobre o livro antes.
A história levanta algumas reflexões interessantes e é bem escrita
A protagonista inova
Só deixo uma observação que algumas partes são meio paradas e o final me decepcionou um pouco.

Thaise @realidadeliteral 27/10/2023

Uma fantasia única
Arilou e Hathin vivem em uma ilha perdida cercada por florestas e vulcões. Elas fazem parte de um povo que vive à margem por contas de crendices preconceituosas. Mas isso pode mudar, já que Arilou é uma perdida e pode se tornar uma pessoa importante no futuro. Os perdidos são pessoas que possuem a capacidade de desprender os seus sentidos fazendo eles vagarem para onde quiserem. Esse dom é muito valorizado, entretanto Arilou é diferente dos outros e por isso a vida de Hathin é cuidar da irmã, vivendo a sua sombra. Até que uma grande tragédia acontece e elas são envolvidas em uma teia de conspirações, tendo de se aliar a um grupo improvável e lutar contra inimigos poderosos para salvar suas vidas.

Não bastasse essa edição que se tornou, de longe, uma das mais lindas da minha estante, esse livro traz uma das histórias mais originais que já li. A autora criou um mundo totalmente novo, com suas próprias mitologias, crenças, cultura, além de uma trama política consistente que trouxe à tona discussões extremamente necessárias como preconceito, desigualdade, aculturação por colonizadores, entre vários outros.

Essa é, acima de tudo, uma história de aventura, e eu amei acompanhar toda a ação envolvendo a vida dessas irmãs e principalmente o desenvolvimento da Hathin. Aliás esse livro está repleto de personagens bem construídos, com destaque para os vindicantes que trazem uma dualidade que é inerente ao ser humano, pois embora busquem vingança eles são leais aos amigos e nunca abandonam seus valores. E não posso deixar de mencionar os vulcões temperamentais que são um dos pontos altos desse livro.

Confesso que no ínício a leitura demorou a engrenar, muito por conta da construção de mundo, porém em dado momento lá pela metade do livro me senti totalmente imersa naquela ilha perdida e foi um deleite acompanhar a aventura dessas irmãs em busca da verdade.

A Ilha Perdida: Gullstruck é uma história sobre amor, lealdade, tolerância, resiliência e força, totalmente original, que vai encantar a todos os amantes de fantasia (e os que ainda não são também).

site: https://www.instagram.com/p/Cyy_6F_rhlh/?img_index=1

Ley 25/10/2023

Motivos para ler a obra:
Classificação indicativa: +14

Meu primeiro contato com a escrita de Francis Hardinge foi com o livro As Crônicas das Sombras, também publicado pela editora DarksideBooks. Como já tinha amado seu livro anterior, fiquei muito ansiosa para ler A Ilha Perdida Gullstruck,. Aqui, encontrei algumas características comuns em sua escrita, assim como uma história totalmente original, cativante, e que utiliza de seus próprios métodos para atingir o objetivo de nos ensinar e fortalecer valores importantes. Decidi trazer alguns motivos para ler, destacando o que mais gostei na história:

UMA NARRATIVA ESTRANHA

O livro é um realismo mágico, que fala sobre uma espécie de projeção astral, em que algumas pessoas nascem com o dom e são chamadas de Perdidos. Existem, na história, várias culturas, povos, linguagens, e isso pode soar estranho, ainda mais com a condução da narrativa, mas é cativante, e dá para entender depois de se familiarizar com a história. O livro continua com uma narrativa estranha até o final, e digo isso porque foge totalmente do que estou acostumada em narrativas de livros infanto-juvenis.
Se você gosta de experimentar novas leituras, que te façam alimentar a imaginação, e seguir por caminhos diferentes, essa aqui é uma boa escolha.

AVENTURA

A autora sabe como escrever uma boa história, e confirma isso ao nos apresentar a aventura presente neste livro. A protagonista passa por vários lugares, e assim conhece várias histórias, vivências, entre outras culturas. Muita coisa parece irreal, porque soam como algo totalmente fora da nossa realidade. Contudo, estamos lidando com um livro com leis naturais diferentes, uma própria mitologia, crenças que instigam a curiosidade, e sobrenatural. Com isso, junto com as viagens que a protagonista faz e as pessoas que ela conhece, transformam a obra em um ótimo livro de aventura.

PROTAGONISTA INFANTIL DETERMINADA

Hathin é um protagonista infantil, que carrega uma responsabilidade muito importante, cuidando de sua irmã, que é uma Perdida. Ela adquiriu esse trabalho ainda criança, e sua irmã é um pouco mais velha que ela. No meio dos acontecimentos, sua irmã é ameaçada, assim como todos que ela conhece, então Hathin adquire a responsabilidade de tentar reorganizar as coisas e conseguir respostas do que está realmente acontecendo.
A protagonista é aquele tipo de pessoa determinada, que usa a praticidade como a melhor forma de conduzir um acontecimento. Constantemente ela segue tomando decisões importantes mesmo sendo mais nova do que a maioria. Mas por já ter o peso de responsabilidades em seus ombros, ela segue no compromisso de que precisa tomar conta da situação.
Isso faz com que ela seja bastante inspiradora para nós, leitores, mas acredito que também te faça sentir compaixão por ela ter sempre que tomar as rédeas dos acontecimentos, ao invés de aproveitar a sua idade como deve ser. Aprendemos bastante com a protagonista, e ao longo de sua jornada ela cresce ainda mais intelectualmente, passando pela vida das pessoas com uma marca, e fazendo a diferença.

RELAÇÕES AO LONGO DA HISTÓRIA

Hathin também conhece pessoas ao longo da sua jornada, e a maioria delas não são boas. Infelizmente, com o contato com pessoas que querem o seu mal, a resiliência dela é ainda mais admirável. Mas Hathin também conhece pessoas que irão seguir com ela em suas próprias jornadas, contribuindo para o objetivo da história, e adicionando mais peso em sua narrativa.
São essas relações, que consistem em amizade e confiança, que reside nos maiores aprendizados entre a protagonista e os outros personagens na história. Também gostei que os laços que Hathin adquire, influenciam suas decisões finais, e a tornam uma pessoa melhor.

ENSINO DE VALORES

Aprendemos sobre a história, e com isso também a respeito da protagonista. Mas é um conjunto de todos esses fatores, que tornam a mensagem do livro ainda mais importante. Conseguimos captar que o ser humano ainda possui maldade, até mesmo contra a mais inocente das pessoas, mas o ser humano também consegue ter compaixão. Tudo depende do que aprendeu ao longo de sua vida e o que valoriza acima de tudo.
É incrível como uma história, que sai totalmente da nossa realidade, cria universo próprio, e nos obriga a nos adequar em seu próprio mundo, consiga abranger sentimentos conflitantes e compreensivos que debatemos em nosso próprio convívio.
A diversidade cultural é um dos principais temas da história, e acredito que seja uma das mensagens mais importantes, que mostra evidencia o quanto precisamos melhorar e respeitar aquilo que é diferente de nós, não deixando de ser importante.
O livro é diferente, sim. Mas é uma história para aprender e refletir, e levar para sempre consigo.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/08/motivos-para-ler-ilha-perdida-gullstruck.html

Alan (@coracaodeleitor) 18/09/2023

Aqui temos duas irmãs, Arilou que é uma perdida, uma pessoa que pode deslocar seus sentidos pra fora de seu corpo. E Hathin uma garota que passa despercebida por onde vai.

Até que as irmãs se veem no meio de uma trama que irá envolver muitas outras coisas além delas. E Hathin irá fazer de tudo ao seu alcance para mantê-las seguras.

A ilha onde tudo se passa é um personagem a parte. Onde temos povos, culturas e crenças que ajudam a construir e aproximar o leitor ainda mais da história.

É complicado falar um pouco mais da história sem dar algum spoiler e acredito que isso faz parte da experiência do leitor. Mas na sinopse oficial fala que o livro é o encontro de Nárnia, Lost e Alice. E ao longo da trama você consegue ver bem esses contrapontos no universo fantástico aqui construído.

O livro aborda tópicos importantes como preconceito, relações de poder e política. Mas não é nada atropelado e o leitor sente que tudo vai caminhando para um limiar onde a história irá se encerrar de forma grandiosa.

Terminei a leitura com um sentimento bom. E feliz por ter lido algo totalmente diferente do que já havia lido antes. Então, fica aqui minha indicação de uma ótima fantasia com temas importantes.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 04/09/2023

Resenha: A Ilha Perdida Gullstruck | Frances Hardinge
A Ilha Perdida Gullstruck é um livro de aventura escrito pela autora Frances Hardinge, corresponde a Editora Darkside no selo Darklove, traduzido pela Mariana Serpa. Eu recebi esse livro em parceria com a editora. Minha primeira leitura com essa escritora, vi outras obras que ele escreveu buscando na internet e poderei ler mais dela futuramente. Já gostaria de dizer que agradeço muito essa parceria com a Darksidebooks e espero fazer muitas outras também.

"Quase incapaz de ver ou pensar, ela agarrou a mão de Arilou e correu." p.126

O livro é sobre duas irmãs Arilou e Hathin, Arilou é uma Perdida ,ou seja, significa que ela consegue deslocar seus sentidos para fora do corpo e mandá-los para lugares distantes. Enquanto a Hathin é o tipo de garota que quase sempre passa despercebida e desde muito cedo assumiu a tarefa de cuidar da irmã. Hathin tem que mantê-la em segurança. Uma jornada cheia de aventura, mistério e magia com aprendizados, detalhes culturais, ancestralidade e claro com amizades.

"Mas nenhum passo suave se aproximou; parecia que o nevoeiro o havia engolido por completo." p.158

Nessa obra Nárnia, Lost e Alice se encontram numa ilha fantástica. Quero agora elogiar essa linda edição com laterais rosas, fita azul, capa dura e é muito bonita. Possui um glossário muito útil no final do livro que explica termos que estão no livro e ajuda entender melhor essa obra. Com essa história você entra nessa ilha fantástica e se sente uma Perdida e conhece mais obra A Ilha Perdida Gullstruck.

"Quando ela reuniu coragem para olhar outra vez, uma hora depois, ele havia desaparecido." p.254

Portanto eu gostei desse livro, foi uma ótima leitura e bem envolvente com muito bons personagens. Para quem gosta de jornada de fantasia, aventura, magia, livros não tão finos, envolvendo a ilha é uma ótima escolha essa leitura. Disponível no site da Editora Darksidebooks e na Amazon. Foi uma agradável leitura que fiz no fim de agosto e começo de Setembro. E claro, eu indico.

"Enfim conhecia a fúria contida dos vindicantes. " p.393

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2023/09/resenha-ilha-perdida-gullstruck-frances.html

Thaistes 15/08/2023

Ilha Perdida de Gullstruck
O livro conta a história de arilou e hathin duas irmãs.
Arilou é conhecida como a menina perdida ou seja ela consegue tirar seus sentimentos e vagar por outras ilhas, trazendo informações para sua ilha Gullstruck. Já hathin não tem poder e é responsável por traduzir o que a irmã fala para todos, ela é rendeira e vende conchas, mas ninguém liga para sua existência. Prox e um outro investigador (não me lembro o nome dele) chegam a ilha para fazer testes com arilou para saber se ela realmente é a menina perdida, no meio deste caminho os investigadores morrem e aí começa a história. Porque eles morreram?? Quem os matou??
O livro fala muito de Tradições, amor e justiça. É um livro com mistério, aventura e fantasia. Eu gostei muito de lê-lo aqueceu meu coração. Tem muitos personagens, muitos povos e algumas reviravoltas, então para quem não está acostumado pode achar ele denso. Mas eu amei cada minuto deste livro de verdade.