E se Eu Morrer Amanhã?

E se Eu Morrer Amanhã? Filipa Fonseca Silva

Resenhas - E se Eu Morrer Amanhã?

Guilherme 18/01/2024

E se eu morrer amanhã?
Foi o primeiro contacto que eu tive com a autora e achei a escrita dela muito boa, o livro em si tem partes que são mais lentas e que me entediaram um pouco. Apesar desses breves momentos a leitura é muito fluida e muito envolvente. O livro em si também nos faz ver que apesar de uma pessoa ser idosa, não tem de parar se ser uma pessoa ativa seja sexualmente ou socialmente.

Carla116 01/08/2023

Aparentemente pacata.
Se eu morrer amanhã é um romance hilariante, que nos leva a reflectir sobre os preconceitos em relação às mulheres mais velhas e o enorme tabu em torno da sua sexualidade. É também uma luz de esperança, iluminando a ideia de que nunca é tarde para começar a viver.

leiturasdabiaprado 19/06/2023

O que você sabe sobre sexo geriátrico?
O que você já leu sobre prazer sexual na terceira idade?
Helena é uma senhora que fica viúva nas portas dos setenta anos, após 46 anos de um casamento protocolar, sem nunca ter tido um orgasmo e aonde não teve a liberdade de ser quem ela queria!
Helena é mãe de dois filhos, avó de três adultos, bisavó...
Um dia a vida de Helena muda, seu apartamento pega fogo enquanto ela estava numa noite caliente com um homem no tapete da sala... Helena tinha quase 80 anos!
Os filhos então descobrem que a mãezinha tem apetite sexual e uma vida sexual ativa e caliente!
O livro se passa com duas narrativas, a do narrador isento e a da própria Helena que nos conta o seu íntimo, os seus desejos e descobertas!
Um livro super bem escrito, leve e com um tema cheio de tabu mas que aqui é trazido sem pesar, como deve ser tratado: sexo é vida, faz parte da vida dos idosos e não podemos recriminá-los por explorarem seus corpos e desejos, muito pelo contrário temos que encarar com naturalidade e entender que uma vida sexual ativa torna tudo melhor para todos!
Recomendo fortemente o livro!
Deixe o tabu de lado e venha se divertir com as aventuras de Helena, uma avózinha fora dos padrões e muito dona de si!

Ana1292 22/05/2023

E se eu morrer amanhã?
Um livro que aborda um tema tabu na nossa sociedade: o sexo geriatrico.

Ficamos a conhecer Helena, uma senhora de 80 anos que surpreende a sua familia depois de um incendio acontecer em sua casa

ritita 05/05/2023

Livro para rir e pensar.
Faltando alguns anos para a idade de Helena, confesso que nunca uma leitura me incomodou tanto, não pelas peripécias sexuais de Helena - vovó arretada sô; mas pela intensa e certeira visão que a sociedade, incluindo aí a família têm dos idosos.
Na história, os filhos de Helena também já estão entrando na velhice, mas ainda com o conceito tão comum que "velhos são os outros"*, apenas a neta tida como rebelde consegue entender a visão da avó.
Qualquer atitude ou fala que não esteja no "manual dos velhos", é encarada com risinhos ou olhares atônitos.
A narrativa é uma delícia de ler - de início dei altas gargalhada com Helana e seus hábitos sexuais, mas depois a leitura cai na realidade dos velhos que querem viver até o dia que forem embora em sua totalidade.
Alguns trechos dos muitos que marquei:
..."Meu melhor amigo e meu vizinho jeitoso a dispurarem o amor que eu não estava disposta a dar? Porquê, meu Deus? Não quero! Deixem-se disso! Preciso de vocês como antes: um amigo e um amante ocasional...!.
... Os ossos já não aguentam o peso dos desgostos, rancores ou arrependimentos...".
... A vida tem infinitas paragens, mas corre em sentido único. Não espera nem volta atrás. O que quer que queiramos viver tem de ser vivido agora...".
A despeito da hilariedade das conversas, terminei o livro mal, pensando nas inúmeras possibilidades de chegar aos 100 anos sem independência para poder fazer as coisas que desejo.
* Título do excelente livro de Andrea Pachá.