O sopapo contemporâneo

O sopapo contemporâneo José Batista

Resenhas - O sopapo contemporâneo

Richard 01/04/2024

UM ELO COM A ANCESTRALIDADE!
Até hoje lembro-me da forma que ganhei este livro. Foi na Vivência do Sopapo (2023), realizada pelo Mestre José Batista em parceria com a prefeitura de Pelotas. Um evento ancestral, cheio de momentos afetuosos e potentes. No segundo dia de vivência, nós que estávamos na vivência, fomos presenteados com o livro ?O Sopapo Contemporâneo: Um Elo com a Ancestralidade?. De maneira que imediatamente pedi para o Mestre autografar meu exemplar.
O livro retrata a história do sopapo contemporâneo, instrumento que da voz e vida aos nossos ancestrais negros que foram tão castigados nas charqueadas pelotenses. Além de conter relatos pessoais do autor, que envolvem momentos marcantes: é uma vida marcada pelos elos que foram unidos pelo Sopapo. Junto, a própria parte técnica de construção e elaboração de um Sopapo. A importância da oralidade em novo povo negro me chamou atenção, a oralidade para a preservação do Sopapo me chama atenção. A rica história do Carnaval de Pelotas que também é contada no livro se forma como outro ponto chave na leitura.
Fico feliz em poder ter conhecido o Mestre na vivência. E feliz por, de certo modo, fazer parte disso. Com a força dos raios de Xangô e a espada de meu pai Ogum, seguimos firmes.