Dezesseis, as sete cores do amor

Dezesseis, as sete cores do amor Joilson Brandão

Resenhas - Dezesseis

Monica513 11/02/2024

Lindo ????
Esse livro me surpreendeu, comecei esperando uma coisa e ao decorrer da história me levou pra outra direção. Acompanhar a trajetória de Jocrídio trouxe um misto de emoções, teve momentos que queria chacoalhar ele, outros que queria confortar e principalmente torcia pra que tivesse coragem e fosse destemido. Me fez refletir que as vezes precisamos de alguém pra nós apoiar, mas não depender totalmente de um incentivo. Gostei do romance ser secundário, trouxe muitas facetas do personagem que foram exploradas de uma forma leve e fluída. Mais um livro que penso que por mais que seja ficção, retrata a vida real.
Amamos, desamamos, mudamos, conhecemos quem nos apoia e outros que não. Porém continuamos seguindo em frente, subindo a montanha no nosso ritmo.

Marya 26/01/2024

Amei esse livro!
"Benditas são as cicatrizes que nos fazem recuperar os sonhos esquecidos."

??Uau, fiquei deslumbrada! Nunca havia visto nada tão belo.

Com uma narrativa em primeira pessoa, temos um livro sobre jornada e evolução, sendo ambientado na cidade natal do autor, Feira de Santana.

Em uma leitura rápida, envolvente e de fácil entendimento, conheci um trio de amigos que ganhou meu coração. Amei o relacionamento deles e a forma que foi construído.

Imagine-se vivenciando o último último ano do ensino médio, com toda preocupação com a faculdade, emprego e tudo que envolve a vida adulta... Você vê sua vida virar de cabeça para baixo quando seu melhor amigo anuncia que mudará de cidade. E após a partida dele, você se depara com algo inusitado. Sua melhor amiga revela que é apaixonada por você. Mas o problema é que seu amigo também é apaixonado por ela. Bom, foi isso que aconteceu com Jocrídio, Marcos e Sandra.

Pode parecer clichê, mas o livro tem um final feliz, do tipo que deixa o coração quentinho. Mas antes desse final, os personagens passarão por muitos desencontros.

Simpatizei com o protagonista de primeira, sua história é o significado de superação. Sendo um rapaz pobre, Jocrídio poderia ter sido refém da criminalidad3, ou das dr0g4s. "É muito difícil se manter no caminho certo, ainda mais quando os caminhos errados parecem ser tão mais fáceis..." No entanto, mesmo rodeado de tantos problemas, ele resgata os sonhos que se perderam ao longo do caminho. Levando em conta que sempre teve pessoas dispostas a sonhar junto com ele. O autor foi certeiro quando criou personagens tão incríveis e cativantes.

Não poderia esquecer de mencionar um escritor que é citado no livro. Marcos, melhor amigo do Jocrídio, é fã do Stephen King, o escritor de terror, ficção, sobrenatural e suspense. Agora estou com altas expectativas para conhecer a escrita do Stephen.

Esse foi o meu primeiro contato com os livros do Joilson Brandão, e amei demais sua escrita. Em pouco mais de 200 páginas, temos um livro bem escrito, com personagens bem construídos, e marcantes. A história foi bem desenvolvida e me fisgou do início ao fim.

evaeseumundo 14/10/2023

Essa foi uma leitura que valeu cada momento, dia, hora, minuto e segundos. Uma obra de romance um tanto clichê, até realista, com uma leitura fluída e em partes poéticas que te cativa. Uma história que começa com três amigos em que um se chama Jocrídio e irá narrar a sua história em primeira pessoa.

Jocrídio é um cara bacana de nome peculiar e uma vida difícil mas que sempre se esforça tanto nos estudos como em casa para ajudar sua família. Por alguma coisa do destino, desde a sua infância ele e sua mãe viveram e vivem cercados de pessoas incríveis e boas que se importam com eles, como is amigos, o Sorvetrô é sua madrinha como também pessoas que foram aparecendo no decorrer de sua trajetória mostrando a ele a pessoa cheia de talento e incrível que ele é. Mostrando que a vida difícil é o que o faz ser ainda mais capaz e forte devido a tudo que suportou até o seu amadurecimento.

Jocrídio passou por muitas coisas desde traição a confusão sobre seus sentimentos que o fez se esconder do que pensava e sentia, mas no fim devido às boas pessoas ele foi tomando rumo e dentre esse rumo recebeu uma segunda chance para dizer a quem devia que a amava. Confesso que me apeguei a quotes e momentos desse livro que me fizeram refletir e ficar emotiva por entender eles em alguns momentos. Havia um tempo que não me sentia assim com um livro e seus personagens.

O livro é uma história cotidiana e realista, leitura leve e fluída que te cerca e tira risadas. Não se engane, haverá momentos em que irá querer entrar no livro e dá uns tabefes de pra ver se os personagens entram na real e reflitam sobre seus atos. Por fim, digo que demorei a terminar e agora cheguei a conclusão que apesar do tempo isso era uma reposta do meu inconsciente pois já estou com saúde e talvez o leia novamente no futuro de tão gostosa e acolhedora é.

Mel avelar 13/09/2023

Essa leitura foi uma grande surpresa, eu estava bem ansiosa pra ler ela, A escrita do joilson é fluída e envolvente, onde a cada capítulo a gente conseguiu ver os caminhos sendo trilhado da vida de Jocrídio. É sem dúvidas nenhuma aquele tipo de livro que a gente consegue se identificar, pois existem personagens reais como a gente, eu mesmo me vi em vários momentos do livro como se fosse algo escrito pra mim, eu gostei bastante do Jocrídio, mesmo em determinados momentos achar as atitudes dele errada e fica indignada com ele. (Uma observação que eu fiz foi que em diversos momentos da leitura tinha muitas referências do livro alquimista do Paulo Coelho,foi a sensação que tive viu minha gente). Enfim, é um livro que nos ensina sobre erros e acertos, escolhas na vida, amizade, amor, amadurecimento e sem dúvidas algumas nunca desisti dos seus sonhos não importa o que aconteça
Como o próprio jocrídio diz"Penso que tudo no mundo é movido pela força do nosso querer. Se a nossa força de vontade é grande, mais cedo ou mais tarde as oportunidades virão".
Gostei bastante é sem dúvidas nenhuma eu super recomendo.

Maiara100 07/06/2023

Livro bem compacto, leitura muito fluída e gostosa de fazer, com personagens que a gente acaba se afeiçoando. Amei!!!

Ketlen 03/05/2023

Aconchego
Dezesseis pra mim representa aconchego. Sabe aquele livro que você começa lendo, conhecendo os personagens e de repente quer fazer parte daquilo que eles vivem? Esse livro é dezesseis.

Me peguei muitas vezes implicando com o protagonista até que percebi que já tínhamos criado uma intimidade suficiente para eu me sentir amiga ao ponto de querer dar um puxão de orelha ?.

Mas da mesma forma quis abraçar ao conhecer a história de um rapaz de nome peculiar (Jocrídio) que representa tantos ?Joãos? desse Brasil afora.

As referências à cultura pop fazem com que a gente não esqueça do livro mesmo após ter lido, seja em determinada situação que lembre a atitude que um personagem tomou, seja por ter ouvido aquela música ou ter visto aquele item que por vezes foi tão mencionado.

Que delícia poder desfrutar dessa história e ser contemplado com um fim que nos deixa de coração quentinho ??

Joilson Brandão 30/04/2023

Um livro sobre jornada e evolução
Após um hiato de 4 anos, Joilson Brandão retorna ao universo literário com: Dezesseis, as sete cores do amor.

O quarto título do autor é ambientado em sua cidade natal ? Feira de Santana ? e nele acompanhamos a história de Jocrídio Tires de Assunção em sua jornada pessoal para resgatar os sonhos que se perderam pelo caminho, enquanto trava uma batalha com as dificuldades que o cercam e as inseguranças e dúvidas por elas causadas.

Dezesseis nos convida a repensar vários aspectos da vida como amizade, perdão, superação e resiliência em uma narrativa repleta de reflexões, que nos faz perceber o real significado de recomeçar: dar uma segunda chance a si mesmo.

Benditas são as cicatrizes que nos fazem recuperar os sonhos esquecidos.