Aventuras Macabras de Edgar Allan Poe

Shima
Flávio Colin

Resenhas - Aventuras Macabras de Edgar Allan Poe

Vinicius.Dias 01/11/2023

Infelizmente não me agradou muito
Normalmente eu acho que resgates de itens antigos e que já não são tão fáceis de encontrar nos dias de hoje são bem legais para o público de uma forma geral. Porém, resgates precisam fazer sentido, caso contrário não passam de meros caça-níqueis. Para quem lança algo assim, deve ser bem legal participar do processo de reconstrução, mas se você não está disposto a agregar mais valor ao que está disponibilizando no mercado, não vai funcionar. E esse é exatamente o caso dessa Graphic Novel.

Originalmente ela foi lançada no longínquo ano de 1978 pela extinta Bloch Editora. O número doze das aventuras macabras da revistinha Capitão Mistério, contendo cinco releituras de consagrados quadrinistas brasileiros (e/ou radicados no Brasil) de contos do lendário Edgar Allan Poe. "A Máscara da Morte Rubra", "O Estranho Caso do Senhor Valdemar", "Manuscrito Encontrado Numa Garrafa", "William Wilson" e uma quinta história que não tem relação direta com o escritor americano e que aparentemente só estava na publicação para preencher o número de páginas.

Partindo para a "nova" Graphic Novel, além das releituras dos 4 contos do Poe, também incluíram as respectivas traduções, uma curta biografia e a análise da sua influência em grandes escritores brasileiros como: Machado de Assis. Porém, uma coisa que me incomodou muito foi o fato de que os quadrinhos relançados são em preto e branco, diferentemente do original, que foi adicionado integralmente ao final da edição e que era colorido.

Edgar Allan Poe é um escritor conhecido e com vários lançamentos no mercado, você consegue encontrar traduções ruins e difíceis de se compreender e traduções mais acessíveis. No caso desse lançamento, eu achei que as traduções ficaram complexas, principalmente a última delas. Outro fator que potencializou esse sentimento é o tamanho da HQ, no formato 23 x 31cm. Ela tem páginas bem grandes e largas, o que dificulta uma leitura mais fluida. Em vários momentos me senti cansado e perdido no texto, como se os contos não fossem acabar nunca. Ah, e só pra constar, eu já conhecia alguns desses contos e já tive a oportunidade de ler outros textos do autor que não me geraram esse incômodo/cansaço.

Quando eu falo sobre parecer ser uma publicação caça-níquel, é muito no sentido de achar o preço caro para o que foi entregue. Sendo ou não um resgate, não são os melhores contos do Poe, não estão coloridos como o quadrinho original, as traduções estão difíceis e, por fim, acho que não consegui compreender algumas decisões editoriais. Para quem está chegando agora e conhece pouco ou nada do Edgar Allan Poe, provavelmente terá uma experiência diferente e muito mais enriquecedora. Pra quem já o conhece bem, temo que esse material pouco ou nada agregue de valor, exceto o resgate histórico. Vai do quanto você é fã e quer ter tudo lançado relacionado a ele. Pra mim não funcionou muito, infelizmente!

"Vou enforcá-lo por essa sinistra pilhéria!" - Príncipe Próspero