Cinzas na boca

Resenhas - Cinzas na Boca

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vinicius 29/07/2023

Fraco
"Jimena dizia, por exemplo, que nós, os mexicanos, eramos pessoas barulhentas. Ai, mas como são chorões, nos dizia".

Quando buscamos uma leitura contemporânea o que queremos encontrar? Talvez temas relevantes nos debates sociais, representatividade, formas disruptivas de narrar histórias...
O fato de encontrarmos um desses fatores num livro não o torna necessariamente indispensável.

Cinzas na boca é um amontoado de tragédias, um dramalhão mexicano que erra na dose. Partindo de uma visão de mundo determinista, nada aqui pode ser evitado e os personagens se afundam cada vez mais na areia movediça do sistema.

Ainda que os efeitos do colonialismo, xenofobia, desigualdade e violência sejam inegáveis, Brenda Navarro despeja sua visão de mundo pessimista da primeira à última página, em que não existe uma alternativa possível. A leitura se torna um sacrifício interminável, um chororô que nos impede de criar qualquer empatia com a personagem. Para a autora, a única saída parece mesmo ser a morte.

Ao final da leitura, sou obrigado a concordar com Jimena.
edu basílio 29/07/2023minha estante
???? mesmo não tendo lido, achei a resenha hilária ? acho que você superou a autora na arte de descer o pau "literariamente" ????

edu basílio 29/07/2023minha estante
(mesmo não tendo lido O LIVRO...)

Pandora 03/09/2023

A história é narrada pela protagonista, uma jovem mexicana de idade incerta, que tem um irmão mais jovem. O livro começa com o suicídio desse irmão na Espanha, para onde os dois tinham migrado e onde sua mãe já vivia há muitos anos.

Numa escrita não linear, esta protagonista sem nome vai nos contar sua vida de mulher latina sem qualificação num país europeu, suas dificuldades como imigrante ilegal, o preconceito, a exploração no trabalho, a luta para conseguir regularizar sua situação e também a complicada relação familiar entre ela, o irmão e a mãe, já que no México, apesar de terem ficado com os avós maternos, ela era, de certa forma, a figura materna para esse irmão e na Espanha o irmão se distancia dela, ao mesmo tempo em que ele não aceita a autoridade dessa mãe que o deixou criança e nunca o criou. Também vai relatar um pouco da história anterior de sua família, o pai desconhecido, a relação com os avós, seu primeiro amor, sua vida no México não só antes da ida para a Espanha, mas depois, quando ela retorna com as cinzas do irmão.

Apesar da narrativa trazer o luto num primeiro momento, Navarro abre espaço para a discussão de vários temas pessoais e coletivos: as relações parentais, a violência intrínseca aos exemplos familiares, a dura realidade dos desvalidos, o racismo, a xenofobia, o preconceito, a violência de gênero, a depressão, a solidão, o não pertencimento. Claro que não há como aprofundar todos esses temas, mas eu acho que a autora construiu esta narrativa de forma que saímos da leitura refletindo sobre tudo isso.

Apesar de ser um livro triste, vemos que sempre há uma saída; porque, antes de tudo, somos indivíduos e nisso somos diferentes e nossa forma de reagir ao mundo é única. Diego decidiu ir-se. Mas você não precisa.
Jeffez 03/09/2023minha estante
Que bommmm, lembrou bem de tudinho um tempinho depois. Eu preciso avaliar o livro enquanto está quentinho no meu cérebro para eu não esquecer kkkkkkkkk #meta

Pandora 03/09/2023minha estante
Eu também sou assim, prefiro escrever assim que termino; mas como tivemos uma discussão em grupo, consegui manter a história na cabeça. Se eu não escrevo, esqueço tudo. ?

Cleber 19/04/2024

LC de abril no canal Bookster
O tema da LC de abril no canal bookster é tristeza e está é uma das palavras que podem resumir o livro.
Katia 23/04/2024minha estante
Terminei hoje e fui arrebatada.

oiamandah 23/02/2024

Primeiro livro da autora que pego então não tenho comparativo. Achei a leitura ""fluida"" porém monótona, anestésica e cansativa.
Há vários temas importantíssimos retratados aqui: xenofobia, abandono parental, violência psicológica, suicídio... porém a forma com que a autora escolheu passar por eles não me tocou de forma alguma.

Em diversos momentos me irritei com personagem e suas idas e vindas (me pareceu um pouco de enrolacao tambem). Me cansei do distanciamento emocional e do não sentir dela - repito, se esse é objetivo, então deu certo hehe.

O livro não tem capítulos, apenas divisões em quatro partes. Há subdivisões dos parágrafos, mas de maneira geral são mts blocos de texto.
Quero ler o "Casas vazias" pra ver como é, mas não curti tanto a experiência nesse.
Letícia 22/03/2024minha estante
O outro é bem melhor, não gostei desse não

Fabiene.Barbosa 31/05/2023

Uma leitura brutal e inebriante que trata de temas como abandono parental, relações familiares, imigração e suicídio. Com certeza um livro muito necessário!

@eleeoslivros 06/06/2023

Um bom livro que trata de temas pesados, complicados.
apesar de eu achar casas vazias muito melhor, é um ótimo livro.

Matheus656 26/06/2023

Ainda estou processando todas as informações apresentadas neste livro. concluí a leitura há alguns dias e, até agora, não consigo parar de refletir sobre ele.

?cinzas na boca? é o segundo romance da brenda navarro (escritora, socióloga e economista mexicana, que pesquisa e escreve sobre trabalho feminino, acesso das mulheres à cultura, direitos digitais e humanidades e migração) que leio, e posso apenas descrevê-lo como uma obra extremamente realista. o texto retrata de forma vívida e intrínseca a violência, a depressão e a migração.

ano passado realizei a leitura de ?casas vazias?, também da navarro, e, após finalizar ?cinzas na boca? decidi que lerei tudo o que a autora publicar. ela toca em temas difíceis e delicados de uma forma única, colocando os seus personagens nas situações mais diversas, e os fazendo reagir de forma completamente insólita (a autora retrata seus personagens com grande humanidade, expondo e revelando suas imperfeições nas ocasiões mais vulneráveis, trazendo à tona pensamentos e sentimentos extremamente reais e cruéis).

os romances da brenda navarro têm um poder singular de não deixar o leitor indiferente. eles são uma jornada emocional intensa, capaz de causar dor e agitar os sentimentos - o que aconteceu comigo. sua voz narrativa é como um ?soco na mesa?, um golpe direto na realidade, sem rodeios ou ambiguidades, transmitindo a verdade nua e crua, mesmo que esta seja extremamente desconfortável.

como pode 184 páginas serem tão complexas?! livro muito bem planejado e entrelaçado, texto fantástico e com uma escrita avassaladora.

um trabalho notável, que consegue abraçar com maestria e intensidade todos os temas que aborda. recomendadíssimo!

Alx 10/07/2023

O que acontece com os sonhos adiados?
Cinzas na boca é um livro que desperta todas as emoções possíveis em alguém. É impossível não se identificar com a protagonista na eterna dúvida de quem é seu pai, de quão difícil é compreender sua mãe, de como Diego é complexo como ser humano. Este é um romance familiar que te faz vomitar todas as suas lembranças, traumas e medos, num fluxo de consciência e num emaranhar de vais e voltas no tempo. Além de te viciar em Vampire weekend ao ponto de sua mente ecoar continuamente os versos: "Diego Garcia, surrounded by the waves".

Marcus 11/07/2023

Pesado
Uma leitura difícil. Não pelo texto, que muito pelo contrário, é fluido. Mas pelo tema: suicídio, violência doméstica, imigração, abandono parental.

Garota Imersiva 31/08/2023

Dolorido
Assim como casas vazias, esse veio pra botar o dedo na ferida? que história triste e real, avassaladora porque é real demais.
A narrativa é típica da Brenda, um pouco confusa no começo até você se acostumar, acho que não agrada todo mundo.
Personagens super complexos e retratados fielmente como muitas pessoas que a gente conhece, isso me quebra mais ainda.
Romances/dramas da Brenda são para serem lidos com calma, digerindo devagar, com muitas mensagens importantes, bastante política e outros temas insalubres bem abordados.
Uma leitura para os fortes, eu dou 5/5.

tici 02/09/2023

Finalizado dia 28/08
Incrível, forte, várias partes que apenas nós latinos pra entender, principalmente essa falta de pertencimento, muitas vezes somos nada, somos tanto uma "mistura" que acabamos por no fim, não sermos nada. Toda a parte sobre o luto e as cinzas.. foi o extremo do pesado, mas fez sentido, todo capítulo desse livro é um soco no estômago, não tem uma parte em que você se sente feliz ou aliviada.

Mimi 05/06/2024

??Um livro que retrata o México e a vida dos imigrantes.
??Temos muito fluxo de consciência que pode desanimar um pouco para quem não tem o costume .

??No mais, a leitura é muito boa.

LeonardoGS89 15/09/2023

Este é o segundo livro que leio da autora, e assim como em Casas Vazias, aqui ela joga uma história forte, e novamente me senti tocado com toda trama.
Com uma linguagem crua e envolvente, Brenda Navarro nos faz testemunhas da violência, da depressão e da migração que afetam milhões de pessoas no mundo. O livro é uma denúncia da sociedade que é injusta com os imigrantes, e também uma reflexão sobre a família, a memória e a vida, Cinzas na boca é um livro que nos faz chorar, pensar e questionar o nosso papel no mundo.
A protagonista é uma jovem mexicana que vai para a Espanha com o irmão para reencontrar a mãe, que os abandonou na infância, porém, o que ela encontra é um cenário de discriminação, exploração e solidão, que culmina em uma tragédia em que não irei citar aqui, porém, isso é o estopim de toda trama.
Um livro que nos marca para sempre.

jegrandini 22/10/2023

Cinzas na boca
Gostei bastante! Apesar da ausência de parágrafos estruturados, o livro traz a impressão e sensação de que alguém te conta a história, e essa uma característica da narração em primeira pessoa, e como temos apenas a perspectiva dela dos acontecimentos, tudo se torna possível ou não! Porém eu achei que o grande centro da história é a reflexão em torno do luto, mas não sobre seu irmão, mas sobre todo o resto, todo o luto que a personagem passa ao longo da história, começando pela sua infância invalidada e todas as pessoas, que apesar de vivas, ela seguia perdendo dentro da narrativa.

Contudo, o livro aborda temas cruciais para reflexão, uma vez que todos são atuais e reais no mundo! Recomendo a leitura!

Eu gostei bastante, achei muito boa a história, as reflexões, as construções dos personagens e todo o enredo e as reviravoltas!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6