A Saga do Batman vol. 28

A Saga do Batman vol. 28 Alan Grant...

Resenhas - A Saga do Batman

Murillo Bertolini 07/09/2023

Depois de algumas edições com qualidade um pouco inferior, a Saga do Batman volta ao alto nível
Não por acaso, após algumas edições com os roteiros predominantemente fora das mãos de Alan Grant, a Saga do Batman volta a apresentar boas histórias com o retorno do autor no roteiro das revistas.

O encadernado abre com a conclusão da saga do Destruidor, arco muito interessante que aborda as origens da cidade de Gotham e sua arquitetura, bem como os detalhes do porquê da cidade ser do jeito que é, bem como sua ligação com a família Wayne. História muito interessante, empolgante e bem desenhada.

Seguimos para o arco do retorno de Sacarface. Gosto muito da ideia do vilão, bem como dacaracterização que Norm Breyfogle e Alan Grant fazem do personagem, de maneira tão bem executada que não consigo imaginar o Ventríloquo sendo a mesma pessoa que o Scarface, mas sim duas entidades separadas. Apesar da história não ser tão inovadora e não ser conclusiva em si própria, ela aborda temas interessantes como guerra de gangues e a relação amorosa de Bruce Wayne com Vicki Vale, com Bruce quase chegando a se revelar como Batman para não perder sua amada. Boa história com belos desenhos.

Por fim, temos mais uma história de Peter Milligan, a Biblioteca de Almas, onde é explorado um serial killer bizarro que "cataloga" suas vítimas usando métodos bibliotecários. História bizarra mas muito boa, aproveitando ao máximo da loucura de Gotham para criar uma narrativa sinistra e intrigante. Mais uma boa história.

Algo que venho percebendo nos últimos encadernados é como a arte de Jim Aparo, que apesar de muito bonita visualmente, parece muito estática para a época em que foi escrita, ainda mais quando comparada com a altamente dinâmica narrativa de Norm Breyfogle. O artista, que teve seu auge no Batman na década de 70, aparentemente não conseguiu evoluir seu traço com o passar do tempo, sendo claramente uma quebra de ritmo quando comparado a outros artistas num mesmo arco, como nos dois primeiros presentes nesse volume.

No geral, o encadernado traz boas histórias, ao passo que vamos nos aproximando da famigerada Queda do Morcego. Vida longa à Saga do Batman!