Quando o Estômago Grita

Quando o Estômago Grita Eliete de Fátima Guarnieri

Resenhas - Quando o Estômago Grita

Italo Bernardo | @wesleyliterario 06/10/2023

Excelente
"Philomena cansou. Cansou de viver. Os olhos vermelhos estão opacos e tristes. Reza a Ave Maria, reza a Salve Rainha, reza o Pai Nosso. Canta 'Mãezinha do céu'. O corpo dói ao passar horas na mesma posição, deitado. O estômago grita de ânsia."

Ao reunir 13 contos escritos no curso de 30 anos, os textos nos apresentam sentimentos intensos e situações reais que fazem o nosso íntimo se contorcer, pois carregam e denunciam o mais brutal da realidade humana e que estão presentes em nossos cotidianos, o que deixa cada conto mais forte. Nesse compilado, Eliete de Fátima Guarnieri busca conduzir o leitor por uma variedade de temáticas, levando o leitor na busca por entender o que faz o estômago gritar.

Esse foi um livro que me surpreendeu, tocou, revoltou e me fez pensar em muitas pautas, mas principalmente levou-me a refletir sobre como já me portei frente a dura realidade que o outro está enfrentando, nas vezes em que a empatia me faltou. Isso foi um processo intenso e muito forte que somente poderia sugir ao sermos confrontados de modo tão cru como os textos de Eliete propõem-se a ser e, assim os são.

Com uma escrita bastante clara, a autora passeia por temas reais e que se direcionam para questões sociais importantes. Alguns contos carregam profundas reflexões acerca do abuso, de pessoas em situação de rua, da solidão, do medo, de perdas e da velhice, a forma como os personagens vivenciam tais coisas acabam se conectando conosco de uma maneira bastante singular.

Carregado de textos viscerais, a notável maturidade na escrita de Guarnieri permite ao leitor uma imediata ligação, deixando a experiência de leitura mais imersiva e envolvente. É impossível não ficar desconfortável em certos momentos, revoltado e emocionado em outros, pois a autora consegue provocar emoções distintas em poucas páginas e de modo extremamente único.

"Quando o Estômago Grita" compila contos excelentes, variados, dinâmicos, sinceros, que se unem no propósito de revelar as diversas situações que podem mover o nosso íntimo. Mal posso esperar para ler mais escritos da autora, visto que ela revelou ser uma exímia contista.

Bia 31/08/2023

Quando o Estômago Grita é avassalador
Quando voce começa a ler os 13 contos dessa obra, percebe que tudo passou rápido demais, mas deixou marcas.

De certa forma, algumas histórias são pesadas, desconfortável e outras emocionam. Confesso que os contos mais pesados, me deixaram abismada, porém alguns me chamaram a atenção.

Entre eles, Philomena: uma mãe que depois de perder todos os filhos, decide que é sua hora de partir também. Assim como Acaso do ocaso, que traz o desfecho das facetas do destino entre duas pessoas.
⠀⠀
❝ Do acaso nada surge. O proverbio é falacioso: tudo surge do acaso. ❞

São temáticas diversas, permeando entre histórias mais leves e emocionantes, outras tensas e cheias de suspense. Simples, profundas e viscerais, literalmente. Páginas que trazem diversos sentimentos e marcam de verdade, nem que seja apenas um conto.

Voce curte livros com contos? Qual foi a ultima história curtinha que leu?

Atenção para os avisos de conteúdo: depressão, abuso psicológico, luto, morte.

site: https://www.instagram.com/meus2literario/
Cris Matos @cristhiematos 04/09/2023minha estante
Oi, te mandei mensagem, vc.poderia olhar por favor? Obrigada.

Alinne Morais @sistersbookaholic 30/06/2023

UMA LEITURA VISCERAL!
Quando o Estômago Grita é um compilado de 13 contos com histórias tocantes, que emocionam e que surpreendem. Algumas histórias te deixam desconfortável, outras te comovem.

"Que outra mãe suportaria tantas perdas?".

Um dos contos que mais me emocionou foi da Philomena, uma senhora que decide morrer depois de ver alguns de seus filhos morrendo. Essa história me emocionou muito e me fez lembrar da minha querida avó.

A autora mescla entre os mais variados temas, desde o drama, romance e o suspense. São histórias profundas e algumas são viscerais, e todas elas te fazem refletir sobre a complexidade que é a vida humana. Além disso, diversos temas são abordados nessa leitura, desde o luto, depressão, amor, maternidade, religião e abuso.

IG: @sistersbookaholic

Michelle 13/06/2023

Em ?Quando o Estômago Grita?, acompanhamos treze contos que nos despertam os mais variados e profundos sentimentos: de identificação a repulsa. De temor a empatia.

?Não há vergonha. Não há receio. Apenas o instinto animal a dominar o que ainda resta de um ser pensante.?

A autora nos presenteia com uma escrita inteligente e visceral, que nos tira da zona de conforto, além de propor interessantes reflexões sobre a natureza humana e suas inúmeras camadas e complexidades.

?Do acaso nada surge. O provérbio é falacioso: tudo surge do acaso. O dia, local e hora do nascimento. O dia, local e hora da morte. O primeiro beijo, o primeiro amigo, o primeiro amor. Assim funciona para todos.
Assim funciona para tudo.?

Vale destacar que meus contos favoritos foram ?Roca Negra? e ?Philomena?.
Por fim, não posso deixar de mencionar a edição física: capricho e cuidado estão presentes em cada detalhe. Vale a pena ter um exemplar na estante!