Virginia Woolf & Vita Sackville-West

Virginia Woolf & Vita Sackville-West Virginia Woolf...

Resenhas - Virginia Woolf & Vita Sackville-West

gablues 11/09/2023

Releitura das cartas, dessa vez em português. Sinceramente, ODEIO RELEITURAS, acho entediante, mas dei essa chance pra esse livro por ser a primeira vez que ele sai em PT.
Não sei se foi porque fiquei familiarizada com a versão original, mas estranhei um pouco a tradução. eh isto de qlqr forma amo as minhas maes

Suzana 04/09/2023

Além das cartas de amor
Já dizia Álvaro de Campos (Fernando Pessoa), "todas as cartas de amor são ridículas. / Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas. / As cartas de amor, se há amor, tem de ser ridículas."

Esse livro é uma ode ao amor de Virginia Woolf e Vita Sackville-West. As cartas narram a beleza do amor das duas e o cuidado que tinham uma com a outra.

A posse, o ciúme exagerado de Virginia e a liberdade intensa de Vita. Cada uma no seu mundo, em seu casamento, vivendo com intensidade o amor.

Nessa troca, além do sentimento das duas, é possível ver o nascimento dos best-sellers de Virginia e Vita, e a troca das duas em ler-avaliar as obras uma da outra.

Um livro lindo. Uma carta aberta de duas mulheres que viveram a pressão de ser mulher e amantes na Inglaterra dos anos 20-30-40!

Vinícius 27/08/2023

VIRGINIA & VITA
Virginia Woolf escreveu nove romances em vida. Porém, ela também escreveu ensaios, uma peça de teatro, uma biografia e manteve seu Diário até o final de seus dias.
De todas as formas de escrita pelas quais ela se aventurou, Mrs. Woolf se revelou por completo em suas cartas. E de toda a correspondência que ela manteve, hoje sabemos que um dos grandes amores da vida de Virginia foi a aristocrata e escritora Vita Sackville-West. Seus outros dois amores foram a Escrita e o seu devoto marido, Leonard Woolf, intelectual e editor de enorme prestígio.
Vita e Virginia viveram um amor impossível por quase duas décadas: em uma sociedade conservadora, se dois iguais não poderiam declarar seu amor, duas mulheres seriam apedrejadas se confessassem o seu desejo publicamente. Duas mulheres casadas e que não tinham vergonha de ser quem elas eram e que encontravam na escrita uma profissão e um instrumento de como se afirmar em sociedade.
Que as ?Cartas de Amor? de Virginia e Vita sirvam para nos inspirar! Um século depois do início dessa história de amor, tudo o que nos cabe é não ter a vergonha de sermos quem somos?
#virginiawoolf #vitasackvillewest #cartasdeamor #editoramorrobranco @editoramorrobranco

Vitorin 24/07/2023

Finished in tears!
Não tenho costume de ler livros de cartas mas gostei muitooo desse!!! Muito lindo acompanhar a relação das duas autoras e fiquei muito triste com o final?, quero muito ler todos os livros da virginia woolf agora ??????

isabella malvezi 14/07/2023

Ahh como as cartas de amor são ridículas?
Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas, mas afinal, só as criaturas que nunca escreveram cartas de amor é que são ridículas. obrigada álvaro, e obrigada fernando, após tantas coisas, e cartas, ridículas, sinto-me íntima de você(s).

posso dizer que se tornou um dos meus preferidos da vida. sou amante da literatura, e por consequência, dos seus gêneros textuais, que me cativam ainda mais cada leitura.

apenas ponto de exclamação ou X em diários escritos.

duas amantes, deveras cartas, paixão, ternura, escrita, desejo, amor, inseguranças, saudade e prazer.
a admiração nas cartas é gritante, e só uma mulher que ama outra mulher consegue entender isso. é aquilo, intimista e profundo de um modo que só quem já amou é capaz de compreender. a partir do momento, que entendemos a intensidade de um sentimento em relação a alguém, o mundo é visto de uma outra forma. é algo que muda a vida. como é bom, e gostoso, amar, desejar e poder sentir alguém. quando entendemos que merecemos o amor de outra pessoa, conseguimos, só então, amar nós mesmos.

a forma como vita, consegue, dialogar, por meio de cartas, com virginia, me fascina. digo, uma a outra. consigo entender a paixão dela pelo cérebro e a inteligência da sua amada, confesso que compartilho do mesmo sentimento, com a minha, e com virginia.

gostaria de conhecer o jardim de vita, prometo retornar ao reino unido só para isso, e adicionei orlando a minha lista de leitura.

?abençoada seja, querida, querida??