Virginia Woolf & Vita Sackville-West

Virginia Woolf & Vita Sackville-West Virginia Woolf...

Resenhas - Virginia Woolf & Vita Sackville-West

boohuhsol 24/05/2024

Rip Virginia woolf tu amaria lucy dacus
É o tipo de leitura que não cabe a mim, dizer quantas estrelas vale, quase um documento sobre a relação um tanto proibida entre duas mulheres, é impressionante como aos poucos você não só acompanha o crescimento do relacionamento, como delas em si, virginia me fez cair no encantos de vita, e vita intrigou sobre cade detalhe de Virginia, e um pequeno adendo, a escrita das duas é maravilhosa, desde as declarações de amor, até as ambientações

Maria19407 02/05/2024

Um dos meus maiores objetivos em ler este livro foi me aproximar mais da escrita da Virgínia de alguma forma, na maneira mais íntima e pessoal, saber como sua mente funcionava fora da prosa e do intelectualismo, e como escrito por Vita, que mente adorável ela tinha.
Tenho uma grande paixão sobre como a escrita funciona para os escritores, como se dá esse processo para eles, e me senti muito satisfeita em ver esse lado tanto da Virgínia, como da Vita. É impressionante, lindo, ardente, desesperador e sufocante arte de escrever. Acredito que fiz uma bela escolha em ler este livro primeiro antes de ir para alguma obra delas.
Ambas escritoras são e se definem de maneiras tão diferentes e foi interessante ver a forma como dois universos diferentes se mesclam e principalmente caem na paixão.
Foi lindo ver a admiração que ambas possuíam uma pela outra, Virgínia apaixonada pela vida de Vita e Vita apaixonada pela mente de Virgínia, mas aspectos esses que não reduzem o que foi a conexão entre as duas.
Ler a paixão delas em palavras foi curioso, sinto que consegui chegar em seus sentimentos, mas me trouxe ainda mais curiosidade e vontade de ter uma máquina do tempo e poder vê-las em um dia normal no jardim de Vita, trocando palavras pessoalmente e vendo o que elas eram em papel para o ao vivo.
As trocas de cartas incessantes no fogo da paixão e depois diminuindo para algo mais tranquilo, mas que ainda transmitia amor e admiração foi um processo extremamente real de ser ver. O real, como as coisas são, como a paixão é.
Conforme eu chegava ao fim, me atentei mais nas cartas da Virgínia sabendo qual final trágico o livro teria, tentei ver sinais ou algo do tipo, acredito que muita gente tenha feito isso. Mas como Vita coloca para Harold, ela parecia bem e até mesmo brincalhona. Me senti extremamente ansiosa nas últimas cartas e triste.
Ao todo, foi lindo! Lindo entrar em um mundo que por mais que eu estude constantemente ( curso História ), sempre é inovador nos depararmos com mentes e o que elas pensavam das coisas nos mínimos detalhes, o individual e o íntimo. Lindo ver o amor, o amor sáfico, o amor entre duas mulheres, o amor da admiração e muitos outros quesitos perceptíveis durante a leitura. E quando digo o amor, delas neste caso, sinto que foge da caixinha. É nítido a conexão que elas duas tinham e sinto que paixão não é tudo para descrever o que elas possuíam uma pela outra.

Rute31 30/04/2024

Esse livro é de uma ternura imensa. Virgínia Woolf e Vita Sackville-West se apaixonaram, e as cartas e trechos de diários desse livro afirmam isso. Mas mais que isso, elas foram duas pessoas cujas mentes se identificaram e se tocaram profundamente, e esse tipo de encontro é a raridade que torna mágica a leitura de cada uma dessas cartas.

Começando a correspondência assim que se conhecem, no começo dos anos 1920, passeamos através de cartas de exacerbada paixão, de contar os segundos pela companhia, até avisos e coisas mais cotidianas, que nem por isso perdem a beleza.

Além de tudo, esse livro mostra mais duas coisas: a primeira é a dedicação de ambas ao trabalho literário, o pensar a escrita de poesias e romances, o mercado editorial da época e a partilha dos processos criativos de cada uma. É uma coisa absurda de bonita acompanhar o que Virgínia escreve sobre As Ondas, Ao Farol e principalmente Orlando, que ela escreveu pra Vita. A segunda coisa é que essas cartas são o documento de uma época. Acompanhamos o sobrinho de Virgínia morrer na guerra, cartas referem-se mais de uma vez a bombas e assim por diante.

A edição é belíssima, com fonte adequada e em capa dura, uma beleza de se ter na estante. E uma beleza de se folhear ao acaso e encontrar Virgínia Woolf, a magnífica Virgínia Woolf, falando sobre seus chapéus e um sofá.

Brunna 06/04/2024

"Como seria agradável receber outra carta sua - melhor ainda, ver você"
Confesso que peguei esse livro porque queria conhecer Virginia Woolf e, ao invés de escolher uma de suas grandes obras, eu preferi ler suas cartas de amor a Vita, pretendendo conhecer a pessoa que ela foi e não a escritora somente. O livro possui cartas trocadas entre as duas entre o período de 1922 a 1941. Durante esses 19 anos, você vai percebendo a evolução dos sentimentos entre elas, passando da amizade para uma afeição, dessa para uma paixão e, por fim, para um amor verdadeiro e eterno. As coisas que elas falam uma para outra são um verdadeiro deleite. Até eu, que não sou muito romântica, fiquei apaixonada pelos sentimentos transcritos nas cartas - principalmente os de Vita. O amor que ela sentia por Virginia transcendia qualquer distância e coisas da vida. Era um amor que ia além da aparência, posição social ou desejo físico: era amar o intelecto, a opinião, o que a outra sentia e falava sobre a vida. Elas eram apaixonadas pela alma uma da outra. Era uma conexão que nem com os seus respectivos maridos, elas dividiam.

O meu livro ficou BASTANTE marcados com post-its hahahaha Eu realmente amei a escrita das duas e, como falei antes, as frases de declarações e expressão de seus sentimentos são comoventes e me arrancavam suspiros, em certos momentos. Infelizmente, uma parte dessas cartas trouxe também a realidade sombria do que foi o transtorno mental bipolar de Virgínia. Além disso, há passagens de perdas familiares e o início do que viria ser a Segunda Guerra Mundial (nas cartas, elas chamam de “Segunda Guerra Alemã”). O final me comoveu bastante, pois fala do suicídio de Virgínia :( Fico pensando na dor que Vita sentiu ao receber a notícia sobre sua morte. Ao meu ver, elas eram soulmates como amigas, como mulheres, como amantes e como escritoras. Apaixonei-me por Vita, apaixonei-me por Virgínia.

Próximo livro de Virginia Woolf, que pretendo ler, é Orlando, pois é baseado nesse amor entre ela e Vita. Ela chega a chamá-lo de "biografia" de Vita.

Pra quem curte a autora, ou até mesmo somente cartas de amor, é um ótimo livro. Ele se tornou um dos meus preferidos.

Deixo esse perqueno trecho de uma das cartas escritas por Vita a Virginia, que eu acho que representa bem os sentimentos que elas tinham uma pela outra:

“Estou reduzida a uma coisa que deseja Virginia. Elaborei uma linda carta para você nas horas insones de pesadelo da madrugada, e ela se desvaneceu por completo: apenas sinto sua falta, de um jeito humano e desesperado bastante simples. (…) sinto sua falta ainda mais do que eu teria acreditado; e estava preparada para sentir um bocado a sua falta. Então esta carta de fato é apenas um uivo de dor. É incrível o quanto você se tornou essencial para mim”. - (pg: 65 - Carta postada em Trieste, 21 de janeiro de 1926).

Beatriz 17/03/2024

O nascimento e a morte de um grande amor
Sinto que li a história de amor de um casal pelos olhos de uma bisbilhoteira que encontrou as cartas e as ordenou de maneira cronológica. Todas aquelas palavras e confissões, um amor que não teve limite nem na sociedade, nem nos seus respectivos compromissos. Vita amou Virginia como se fosse um bom livro. Virginia a transformou em um livro.

Vic 14/03/2024

Eu namoro este livro desde que falaram sobre a existência dele, então fiquei com receio de estar indo com muita sede ao pote. Grande equívoco meu, impossível me decepcionar tendo tanto de Virgínia para desbravar. E saio dessa leitura enfeitiçada por Vita.

Curiosamente, minha primeira leitura da Virgínia foi Orlando, livro escrito para/sobre Vita. E agora eu entendo completamente que parte da genialidade de Orlando só existe porque a inspiração foi Sackville, uma alma tão singular quanto sua ?biografia?.

Eu AMO a forma como elas flertavam, amo mais ainda a sagacidade e ousadia de Vita, enquanto Virgínia ficava mais à margem. Ambas se complementando. Amo como foi uma história de amor possível mesmo num período que fazia isso parecer impossível.

Um livro belíssimo, que retrata muito bem como a admiração pelo intelecto e a amizade acima do desejo são excelentes combustíveis para uma relação duradoura, mesmo que o amor precise transmutar-se algumas vezes pelo caminho.

(Foi uma surpresa perceber o quanto eu gostei bem mais das cartas escritas por Vita, já que vim parar aqui por Virgínia. Mas algo me diz que a desinibição foi o ímã que me fez pender mais pra um lado.)

Karol.Vasco 12/03/2024

Contra ti me lançarei, invicta e inabalável, ó Morte!
Ler esse livro a sensação foi de tá lendo conversas íntimas do whatsapp de alguém, constrangedor, mas que livro lindo, Virgínia sem dúvidas era de uma grandiosidade intelectual, Vita tinha a coragem e leveza que faltava, creio que foi um encontro de almas, almas gigantes que voltaram a se encontrar muitas muitas vezes, o final me pegou demais, mesmo sabendo o que aconteceu mas que triste fim, foi uma leitura tão maravilhosa, tão intensa e sensível.

julianii 10/03/2024

Achei verdadeiramente devastador de tão lindo. Gosto de como é possível notar as particularidades de cada uma pelas cartas, virginia escrevendo palavras tão bonitas equanto vita escreve seus sentimentos de uma forma muito entregue. Vale totalmente a pena ler esse livro, não acho tão rápido de se ler mas tbm acho necessário que não o seja, acredito que seja o tipo de escrita q vc deve se demorar e prestar atenção em cada palavra. Realmente muito bonito!!

gigibonita 17/02/2024

Um apanhado de memórias lindas e íntimas de duas mulheres do séc. XX era tudo que eu precisava. Que cartas lindas e cheias de um amor que era vivo e fluido e que não se limitava a nada. Além de ser muito sensível, foi muito engraçado ver a relação de amigas/amantes se desenvolver tão lindamente

tiger lily 17/02/2024

Eu to tão triste e abalada. o fato de que a vita morreu 21 anos depois e ainda assim tinha um retrato da virginia na escrivaninha dela me deixa tão triste. o amor delas merece ser lembrado.

Aquarisei 16/02/2024

Lindo e verdadeiro
Honestamente não tenho palavras, ler uma história verdadeira, o amor entre duas mulheres escritoras que se amavam e se escreviam. Lindo lindo e lindo. Leitura única porque todas as cartas que escreviam eram poéticas e verdadeiras. Um livro que mostra a relação de vida de duas pessoas, um cuidado, afeto e carinho único entre as duas.

vicky 12/02/2024

Lindo demais
Estava muito ansiosa para ler esse livro, achei muito lindo ver todas as nuances da relação entre a Virginia e a Vita, todo o carinho que uma tinha pela outra é lindo demais

Furlan3 05/02/2024

É muito interessante ver como a história delas acontece e se desenvolve, e como ao mesmo tempo em que parecem acontecer coisas fantásticas, também acontecem coisas extremamente mundanas como afastamento e discussões, porque elas são pessoas reais. Essa história aconteceu e não tem um final exatamente feliz, mas é um privilégio poder olhar um pouco a vida dessas duas mulheres incríveis e o relacionamento amoroso delas