Vibração das Cores

Vibração das Cores Eduardo Machado

Resenhas - Vibração das Cores

Well 21/07/2023

Representatividade LGBTQIAP+ numa antologia de contos.
Eduardo Machado, reuniu nove contos nessa coletânea, com diversidades de gênero, onde todos possuem representatividade LGBTQIAP+. Abordando assunto, como o desejo de que o futuro seja mais acessível para todos. Sem preconceito ou que tenha exclusão de pessoas pela sua opção de viver a vida.
Alguns dos contos, são acessíveis, e já outros requer uma atenção maior. A cada conto somos inseridos em universos diferentes da nossa realidade. Ao longo de cada história é possível refletir sobre os preconceitos e as dificuldades.
Primeiramente conhecermos, o amor entre duas mulheres, numa rápida entrevista, onde o amor nascer da simplicidade. Há também um conto agressivo, sobre pensamentos de um anônimo, LGBTQIAP+ sobre si. Também há conto, que nos mostra como uma história trágica de um acidente pode lhe revelar ter um final feliz e doce. Tem conto em que o autor conta uma experiência de sonho real que aconteceu na sua vida, que ficar preso num sonho, numa realidade alternativa como dois mundos. Um que mostrar o quanto é cruel a realidade de uma mulher negra, passa para enfrentar a vida, ao ser expulsa de casar devido a sua opção sexual. Não posso deixar de falar, do meu conto favorito, sendo A Opala Do Calabouço Celestial, além de ser o maior conto do livro, nele aborda a história de uma jovem que não se encaixar nos padrões da sociedade, sua pele possui várias tonalidades de cores. A história traz tema importante. É um universo que merecia uma expansão. Também tem contos que aborda assuntos sensíveis como o HIV, entre outros.
No geral, mesmo sendo contos pequenos, eles são capazes de transmitirem, angústias e até gatilhos para alguns.
Indico àqueles que gostam de contos, principalmente contos de histórias nacionais.