O presidente e o sapo

O presidente e o sapo Carolina de Robertis

Resenhas - O Presidente e o Sapo

LeonardoGS89 20/01/2023

Uma ótima leitura.
Um livro muito lindo, cheio de passagens tristes, emocionantes, esperançosas.
Uma tentativa inusitada de especular ficcionalmente sobre como Mujica superou os anos de prisão, de como um revolucionário sobrevive a anos de loucura solitária, suas conversas com um sapo na prisão e com a repórter após sua presidência formam um contraponto pungente.

Yasmin O. 13/01/2023

Livro tocante, que encanta com a integridade e resiliência do personagem, inspirado em Pepe Mujica, que mesmo depois de passar pelos horrores da ditadura nunca perdeu a ternura em sua trajetória de vendedor de flores na infância a presidente de um pequeno e insólito país latino-americano. Leitura que me entristeceu e aqueceu o coração ao mesmo tempo, estava precisando desse afago de esperança.

"(...) e se algum momento conseguir sair daqui, se algum momento eu tiver outro dia de liberdade, eu vou plantar coisas, vou plantar em cada pedacinho de terra que eu encontrar, pode ter certeza que eu vou, vou descobrir uma propriedade para chamar de minha e encher esse terreno de sementes e vou cuidar delas como se fosse a 🤬 #$%!& de um maluco, (...) abobrinhas, tomates, beterrabas, acelgas, cenouras, orégano, hortelã, salsa, cravos, rosas, íris, lírios e margaridas, 🤬 #$%!& , margaridas por vários quilômetros, até perder de vista".
Mari Pereira 14/01/2023minha estante
Pepe ????

Yasmin O. 15/01/2023minha estante
Queria tanto tomar um mate com ele ??.

Camilla.Conti 16/11/2022

Começou ótimo, mas
Esse livro foi uma decepção sem fim. Eu me apaixonei pela sinopse e pela capa, já fui logo comprando como livro adicional na Tag, mas infelizmente as expectativas não foram alcançadas.

O livro começou ótimo, com um enredo maravilhoso, alternando entre o presente do ex presidente e o passado do personagem, enquanto ele era um preso político. De início gostei muito de como a narrativa estava se desenvolvendo, mas na metade do livro ela fica enfadonha e repetitiva. Chegou a ser maçante finalizar as últimas 50 páginas de um livro tão pequeno.

Soliguetti 28/11/2022

Ensinamentos de um ex-presidente
Mais um livro com o poder de mudar a percepção do leitor sobre o mundo. Ultimamente estou tendo a sorte de pegar alguns livros do tipo!

"O Presidente e o Sapo" nos introduz ao ex-presidente de um pequeno país sul-americano (baseado no Pepe Mujica do Uruguai) que relembra durante uma entrevista o período em que foi preso por participar de uma guerrilha contra a ditadura. A partir dessas lembranças, somos presenteados com diversos pensamentos e ensinamentos do ex-presidente. Uma verdadeira lição sobre autoritarismo, democracia e a força que não podemos perder jamais, especialmente em dias difíceis.

A escrita da autora, Caroline De Robertis, é bem gostosa e as páginas fluem bem. A única pequena ressalva é contra a própria entrevista que permeia o livro - acredito que o presidente poderia ter falado mais e exposto melhor seus pensamentos.

No mais, é uma leitura muito proveitosa.

Thaiza.Vianna 11/02/2023

Bela reflexão
Uma obra de ficção inspirada na vida real do ex-presidente uruguaio José Mujica.

Achei muito poética e gostosa de ler essa prosa. Ainda que muito triste e real os relatos de um prisioneiro guerrilheiro que, em busca da igualdade social, enfrentou a didatura e lutou pela democracia. Sentimos juntos a falta de ar de viver tantos anos em um buraco, em total isolamento em que não sabemos mais o que é real, será que ainda estaria lúcido?

"O super-herói não existe e, ao mesmo tempo, o super-herói é você, esse você óbvio, o você esquisito, o você quebrado, em pé no meio da multidão, olhando para o céu à espera de uma resposta. O único socorro não está em lugar nenhum e está em todos os lugares. Não vem de ninguém e vem de todo mundo, e é tudo o que temos."

Toni 16/03/2023

O presidente e o sapo [2021]
Caroline De Robertis (Uruguai/EUA)
Dublinense, 2022, 192 p.
Trad. Davi Boaventura

Um ex-presidente latinoamericano, referido com admiração como “O Presidente Mais Pobre do Mundo”, recebe em seu sítio uma equipe de jornalistas noruegueses. Sentados no jardim, a repórter e o político conversam sobre os sentidos da vida pública, as assombrosas eleições em países poderosos demais, os tempos de luta contra a ditadura, o que define pobreza e riqueza ou, ainda, na esteira de Voltaire, sobre a importância de cultivarmos nossos jardins.

Apesar de inspirado na vida de Pepe Mujica, presidente uruguaio entre 2010 e 2015, “O presidente e o sapo” é, tanto no tratamento quanto nos desdobramentos do enredo, uma obra inteiramente ficcional. Dados biográficos são articulados como fragmentos de um conto de fadas às avessas, no qual o protagonista, torturado e mantido prisioneiro pelos militares em um buraco privado de luz, espaço e comida, recebe visitas de um sapo. E é a partir das conversas com o visitante batráquio, no limite da loucura provocada pelo cativeiro, que o futuro presidente é resgatado da completa desumanização. Alternando memória e presente democrático – este igualmente preocupante, dados os rumos da política internacional e do crescente descaso com os mais pobres e o meio ambiente –, o romance é repleto daqueles momentos de simplicidade desconcertante, ou mesmo demasiado reais: "Às vezes as pessoas votam em função do medo, ou votam porque a história que o candidato conta é a história que eles querem acreditar que seja verdade.”

É interessante reparar que tanto o título binário quanto os muitos “Era uma vez” que dão início a alguns capítulos filiam o romance ao universo da fábula. E as fábulas, para além do caráter moralizante que as define, são histórias que penetram o tecido cultural por meio da repetição. Este livro, tão singelo quanto o ex-presidente, alcança muito bem esse feito. É obra que mesmo quando termina, não se encerra (reparem que a última cena retoma a 1ª). Uma história para manter acesa a lembrança de que ouvir o entardecer e dar reparo às nossas mãos são gestos mais importantes que o acúmulo de riquezas.

carolmc_ 07/12/2022

Mujica
Obra de ficção inspirada na vida do ex-presidente uruguaio Jose Mujica, contando sua trajetória desde que passou pela prisão ?tentando não enlouquecer?, passando pela presidência até os dias atuais.

Erica.Barone 10/09/2023

Livro devorado em apenas dois dias. Fiquei curiosa com o livro porque sou fã do Mujica. Bastou assistir uma única entrevista para me identificar com seus pensamentos políticos e filosofia de vida. O livro de Carolina de Robertis é uma obra ficcional inspirada na vida real do ex-presidente. Uma mistura perfeita de realidade e fantasia, sobre a vida de um homem inspirador.

lbronski 11/10/2022

Muito bom!
Não costumo ler livros desse gênero e fiquei imensamente feliz por ter dado a oportunidade pra esse, é sensacional ?

Andressa Klemberg 15/11/2022

Sensível e Poético
Um livro ficcional sobre uma personalidade tão real e tão gente como a gente que sentimos Pepe mais como um vovô cheio de histórias do que como um guerrilheiro que se tornou presidente. É uma fábula da vida de um homem que, a partir do simples e de ideais bem plantados - plantar é com ele, faz a diferença no mundo.

Lilian 20/10/2022

O presidente e o sapo
O livro me trouxe um misto de sensações, pois intercalou entre monótono, até a metade do livro, e interessante, no restante das páginas. Todavia, de modo geral, a história não prendeu e também não surpreendeu.

Mariana 23/03/2023

Me surpreendeu ?
Gostei muito desse livro. Nas primeiras páginas não botei muita fé, mas depois foi muito legal a forma como a narrativa foi se desenvolvendo e consegui ler com mais ritmo.
A autora mescla fatos da vida real do Pepe Mujica com ficção e realismo fantástico, no intuito de tentar entender como foi possível que ele sobrevivesse a tantos anos de prisão sem enlouquecer.
Já era fã do Mujica, pela inspiração que ele é, e no fim do livro a vontade que dá é de sentar com ele no jardim e tomar um mate uruguaio, ouvindo suas histórias...

Mirelli.Braga 11/10/2023

Muito para se pensar
Um livro muito reflexivo e levemente poético, a ponto de fazer com que vc se perca entre pensamentos. As vezes já nem sabemos mais quais pensamentos são seus, quais são do presidente e quais são do sapo!
São tantas partes inspiradoras, escrita de uma forma corrida que parece que vc está simplesmente pensando nisso tudo, ouvindo sua própria mente.
Eu não conhecia nada relacionado e achei extremamente importante, apesar de muitas partes do sapo terem me deixado confusa.

danilo_barbosa 21/01/2023

Ao mencionar o nome de Pepe Mujica e seu papel na história política da América Latina, é notável como os adjetivos ligados à sua figura sempre são de um homem simples e justo, cuja seriedade e compromisso ao Uruguai são notáveis. Um homem vindo do campo, que se tornou um exemplo como governante em muitos aspectos.
Mas qual foi a inspiração para essa atitude para com os outros? Existe alguma inspiração para que a empatia, a simplicidade e o bem ao próximo sejam tão essenciais na sua trajetória?
É utilizando desse personagem real, admirado e tão humano, que a escritora Carolina de Robertis escreveu “O presidente e o sapo”, unindo à sua trajetória elementos de realismo mágico, numa prosa cheia de poesia e momentos de reflexão.
Durante uma entrevista feita na sua casa por uma jornalista europeia, Pepe mescla às respostas dadas pensamentos e lembranças. Algumas, inclusive, que nunca contou a ninguém: de quando esteve preso, foi torturado, perdendo a noção dos dias e a vontade de viver… E foi resgatado do limbo emocional por um sapo.
A ideia pode parecer absurda, um devaneio, mas ali no correr das páginas, o anfíbio age como uma espécie de conselheiro, “o mestre” na Jornada do Herói, capaz de lhe dar a base necessária para sobreviver e seguir em frente.
O livro é cheio de trechos ótimos e emocionantes, e outros que muitos podem achar monótonos ou maçantes. Tudo vai depender de como o seu momento vai se encaixar com a leitura. Os capítulos se intercalam entre a entrevista e o cárcere, nem sempre seguindo uma cronologia. Muita coisa é só pincelada, gerando uma curiosidade que não é saciada.
Um fato é inevitável: quando fechamos o livro, dá ainda mais vontade de conhecer Pepe Mujica, sentar aos seus pés no jardim que cultiva com a esposa e ouvir suas histórias. E saber que aquele homem, com todas suas qualidades e defeitos, fez o melhor que podia para que cada pessoa fosse tratada com respeito e igualdade.