A Morte de Ivan Ilitch - Leon Tolstói

A Morte de Ivan Ilitch - Leon Tolstói Leon Tolstói

Resenhas -

pascalevm 08/04/2024

As reflexões que a iminência da morte nos traz
O livro, que é bem curtinho, fala sobre como a presença da morte iminente do personagem o fez refletir sobre sua existência. Li por indicação do professor de Filosofia da minha filha e confesso que gostei bastante. Me deixou reflexiva sobre o que é realmente importante em nossa vida. Essa busca incessante por dinheiro, fama, poder, aparências... vale a pena viver por ou para isso? O que mais me chamou a atenção no livro foi o personagem Gerasim, que vou deixar para vocês descobrirem o porque, lendo o livro. Super recomendo.

Quel 10/03/2024

Um livro que te faz refletir muito sobre a vida, a morte e as escolhas que fazemos.
É bastante profundo, recomendo.

Lidiane.Nobre 06/03/2024

Um livro curto, porém profundo.
Sabe aquele ?baque? ou reflexão que temos quando perdemos alguém? É sobre isso.

Ivan Ilitch, das relações superficiais, um casamento um tanto de aparências, uma vida medíocre - deixo para você leitor escolher entre o sentido conotativo ou denotativo desta última -, afetos e desafetos, e os questionamentos sobre a vida vivida no leito de morte.

Um livro para ser lido com muita atenção para sentir todas as nuances do personagem.

Hildeberto 18/02/2024

Novela curta, porém profunda
"A morte de Ivan Ilitch", de Leon Tolstoi, é uma novela curta, porém profunda.

Nela, o autor sobrevoa a vida, a doença e a morte de Ivan Ilitch, e questiona: o que realmente dá significado e valor à vida?

Essa pergunta ganha ressonância ao ser feita no leito de morte de Ilitch, pois todos nós passaremos por algo similar...

Ressalte-se o brilhantismo de Tolstoi, que tanto em obras curtas (como esta), quanto em obras gigantes (como "Guerra e Paz") escreve algo que transcende as barreiras da literatura e chega ao sublime.

Ótimo livro para quem quer começar a ler Tolstoi.

Nat 17/02/2024

Um livro para refletir
Esse livro conta sobre Ivan Ilitch, um homem que viveu uma vida em torno do trabalho e da família.

O livro começa mostrando a reação da família e dos amigos à morte do personagem, depois acompanhamos o próprio Ivan durante semanas antes de sua morte inevitável.

Esse livro vai te fazer refletir sobre a morte e claro, sobre o que vem antes dela?a vida, nós vemos Ivan agonizar de dor enquanto reflete sobre a vida que teve, suas escolhas e sua dor até o momento de sua morte solitária.

Uma ótima maneira de começar a ler livros de autores russos.

Taise.Arruda 31/01/2024

Um livro curto mas com uma grande reflexão sobre a morte.
Ivan Ilitch descreve todo seu processo de doença até sua agonia e morte.

woocisco 19/01/2024

Introspectivo
Um ótimo livro para refletir sobre o que você quer para a sua vida e como você se vê. Você quer preencher seu vazio como? Com uma família que não ama? Um trabalho que te ocupa todo o tempo? Ou uma doença que te leva à morte? E depois de morrer, você percebe que não foi feliz, e não tem mais o que fazer.

amarfurtw 17/01/2024

Primeiramente é um livro que te faz pensar.
Desde a primeira palavra até a última, mistérios dispostos nas entrelinhas são as principais marcas dessa obra. A história que conta de Ivan Ilitch desvenda razões e experiências por traz do protagonista a qual se enquadra em diversas atmosferas da vida real.

Samara 16/01/2024

Não faz meu tipo de leitura, então provavelmente não apreciei como deveria, foi bem curto de ler, e é o tipo de livro para se refletir um pouco.

Robson 06/01/2024

Apesar de publicado em 1886, traz uma escrita simples e objetiva que nos traz várias reflexões, de quando a morte se torna real e eminente, acerca das convenções familiares e profissionais, da hipocrisia, da superficialidade das coisas, das aparências sociais, em suma, a vida que se viveu e a vida que deveria ser vivida.

Não é a toa que é uma das obras mais populares e aclamadas de Tolstói.

TonCardoso 19/12/2023

Simplesmente uma reflexão.
Nunca havia lido Tolztói e foi simplesmente fantástico. Valeu muito a indicação que recebi sobre o Livro.
Um livro cheio de questionamentos, de reflexões, de muito além de só Vida e Morte. Um Livro que me tocou de uma Tal maneira como nenhum outro até o momento. Me fez refletir e consequentemente me fez chorar. Vlw Tolztói,

soubarroca 10/11/2023

A Morte de Ivan Ilitich, de Liev Tolstoi
Minha primeira obra de Tolstoi. Já tinha ouvido falar bastante, mas confesso que o livro é bem superestimado.

Isso porque, apesar de sinais, do que o personagem ia sentir no fim da vida e perante à morte, essa "moral da história" só começa a se desenrolar nos capítulos finais.

É um livro bem escrito com uma reflexão pra lá de valida.
Nilton Júnior 23/01/2024minha estante
Boa noite. Eu acredito que o início do livro e toda aquela narração burocrática (sic) é uma forma do autor nos demonstrar a construção do caráter de Ivan que o leva justamente a concluir que "viveu de forma errada". Acredito que essa "moral da história" ter tomado forma apenas nos capítulos finais deu um ar de "plot twist" para a história, que de uma crônica da aristocracia do Império Russo na primeira parte, se revela na intencional crítica do autor aos costumes aristocráticos da época. Bem, pelo menos foi isso que absorvi, haha.

Lua 03/11/2023

Minha experiência lendo Tolstoi pela primeira vez
Olá, pessoal! Já faz um tempinho que estou sumida daqui, mas não das leituras. Hahah... Há algum tempo minha irmã me indicou alguns livros de Lev Tolstoi. E finalmente, este mês comprei o primeiro livro do autor. Decidi começar por "A morte de Ivan Ilitch" porque imaginava que fosse um autor de escrita um tanto complexa. Mas esta novela super
curtinha, com capítulos igualmente curtos tem uma linguagem muito acessível, e ao mesmo tempo apresenta um enredo profundamente reflexivo sobre a morte e o modo como vivemos nossa vida. Indico a leitura da obra. Fazendo aqui apenas o registro, e não vou dar spoiler. Haahah... Só leiam sem medo. Não é nenhum bicho de sete cabeças. E vale muito a pena. Pretendo ler ainda Guerra e Pas e Os irmãos Karamazov. Vamos ver se irei enfrentar. Vamos juntos. :)

Coelho 29/10/2023

Um soco no estômago
Que baque. Meu deus, to desorientada. Que perfeição esse livro? Será que estou vivendo a vida que deveria viver? Será que tem uma ?vida ideal? para viver? Será que a morte é de fato a luz ao final? Vou precisar de dias pra superar esse livro, putz.