O Coração de Nanquim

O Coração de Nanquim Robert Galbraith

Resenhas - O Coração de Nanquim

Gabriel 22/07/2023

Um estado de anomia é impossível...
Ler o 6° livro dessa saga é esperar algumas convenções que já se estabilizaram ao longo dos livros: é certeza que a gente vai encontrar casos paralelos ao caso principal, Strike em um relacionamento e se arrependendo disso, Robin entrando em conflitos com o sentimento em relação a Strike (e vice-versa), suspeitos, Charlotte apurrinhando a vida de Strike, descrições longas de vários lugares de Londres, Robin se disfarçando para conseguir pistas, o passado de Cormoram, a luta dele devido a sua condição com uma perna amputada e assim vai. Eu me pergunto como que pode estarmos no 6° livro e a narrativa ainda conseguir se manter muito interesse e envolvente?

Eu estava muito ansioso pra ler esse livro porque o anterior, pra mim, elevou e muito o nível da saga e eu queria saber como ia ser o depois daquilo tudo, principalmente se tratando da relação entre Strike e Robin. Não me decepcionei. Vai fazer 2 anos que eu li o anterior e esperei ansiosamente por esse e, lendo, percebi que já me acostumei com as convenções citadas e, de certa forma, fiquei com saudades de ler um caso novo nesse mundo do Cormoram. Me diverti tanto no começo desse livro com a contextualização de como as coisas estavam e só reforcei um sentimento de que eu sou apegadissimo com os personagens dessa saga.

Quanto ao caso, adorei a atualidade dele. Discutir questões de fanatismo x o crescimento de grupos de direita em redes sociais foi um grande acerto e, assim como o caso anterior, sinto uma ousadia muito grande nos temas tratados. É incrível de observar o quão grandiosa essa saga está se tornando porque é de se pensar que, em uma saga que está indo pro sétimo livro, houvesse uma desgaste de história, mas pra mim os atuais estão muito mais interessantes que os primeiros. É notável um amadurecimento na forma de escrever a história.

Vi muitas críticas a esse livro em relação ao foco nos chats/prints de Twitter. Comigo não incomodou e eu adorei, gostei muito da dinâmica do assassino ser uma figura anônima e todos os outros que interagiam diretamente com ele. Por ser um ambiente que tenho contato, vi muito da nossa realidade ali e os perigos também. A crítica que eu faço é que, igual a história anterior, o caso acaba tendo um número muito grande de suspeitos e, as vezes, acaba sendo tantos detalhes pra se guardar que você pode se confundir ou esquecer, mas nada que várias releituras não ajudem.

Gostei da revelação do assassino. Gostaria que o pós-revelação fosse mais explorado em relação a ligar o assassino com a jornada de investigação que eles tiveram. Os detalhes e a relação com os outros suspeitos.

O slow-burn da relação entre Strike e Robin ainda vai me dar um ataque no coração, de verdade. O dia que eles admitirem um pro outro o que sentem, vou surtar.

Eu amo essa saga de verdade, que venha The Running Grave!
Magda 01/08/2023minha estante
Acabei de ler agora, e fiquei muito feliz de ter adivinhado quem era o assassino logo antes da metade do livro. Adoro livros investigativos.

Hellobolognini 02/12/2023minha estante
Concordo. Fiquei o livro todo esperando os dois ficarem junto e no final, nada

João Paulo 15/02/2024

O livro é grande? é grande, mas ele flui que é uma beleza, você consegue ler bem rápido, é super dinâmico com um plot ótimo. achei sensacional como o livro flerta com a realidade. acho que o único defeito do livro pra mim é em relação ao final, eu realmente queria saber sobre os outros personagens. solucionam o caso e simplesmente o livro acaba.
Flavia 03/04/2024minha estante
simmm! o livro já estava enorme mesmo, não faria mal mais um capítulo pro desfecho dos demais personagens hahaha

Priscila 12/07/2023

Extenso, mas, muito bom!
Assim como os últimos livros que eu li, achei muito extenso (talvez o problema seja eu, rsrsrs).
Pode ser que eu esteja passando por um período em que prefira leituras mais sucintas.
Mas, o livro é muito bom! Continuo gostando muito da Robin e do Strike e já estava com saudades deles.
Gostei da maioria dos personagens, mas, achei que a autora poderia ter se aprofundado um pouco mais em alguns personagens e seus conflitos. Me pareceu que ela focou tanto em falar sobre fãs tóxicos, que acabou deixando de lado temas mais interessantes.
Também não gostei muito dos diálogos sobre o jogo, achei um pouco confusos no começo, pela forma como estavam estruturados.
Gostei do final, apesar de achar um pouco "atropelado", depois de tantas páginas, o final poderia ter sido um pouco mais elaborado, mas, enfim, é uma ótima leitura e recomendo muito.
Matei um pouco das saudades dos personagens e já estou curiosa para saber como será o desenrolar dos acontecimentos nos próximos livros.

Wolsey 12/06/2024

Deixou a peteca cair...
Apesar de ser muito bom, na minha opinião é o pior dos 6 livros. Considerando que a série inacreditávelmente melhorava a cada livro, este não correspondeu às expectativas que,obviamente, eram altas.
O livro é um calhamaço que poderia ser mais condensado. Mas suspeito que os ataques que a autora sofreu nas redes sociais em razão dos seus posicionamentos sobre questões de gênero, etc, acabaram influenciando parte da trama e os diálogos on line, na forma em que descritos no livro, contribuíram para avolumar a obra. Curioso é que, mesmo assim, o interesse na história permanece. Não chega a ser cansativo.
Senti falta de personagens cativantes como Shanker e o amigo de juventude, mergulhador, meio tosco, que já não lembro o nome. Mas tem a Pat, que adoça a trama, com ácido de bateria.
A situação entre os protagonistas vai ter que tomar um rumo logo. Vai ser o fim da linha, mas isso não pode durar pra sempre.
Enfim, só não vale 5 estrelas porque os livros anteriores da série são excelentes, mas acredito que nos próximos - sei que outros estão sendo preparados - haverá boas surpresas.

booksdapaty 23/08/2023

Experiência maravilhosa
Assim como os outros livros da série, esse me surpreendeu positivamente, mais uma vez com elementos bem diferentes! Tem resenha bem destrinchado no nome canal no YouTube.

Thiago275 21/08/2023

Complexo
Lançado no Brasil em 30 de junho de 2023, O Coração de Nanquim é a sexta aventura do Detetive Cormoran Strike e sua sócia Robin Ellacott, e foi escrito por Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling, que dispensa apresentações.

Na trama, a detetive Robin recebe a visita de Eddie Ledwell, co-criadora de um desenho animado extremamente popular: O Coração de Nanquim. Ela relata que está sendo perseguida nas redes sociais por alguém cujo “nickname” é Anomia, que possui uma legião de fãs e consegue fazer de sua vida um inferno.

Robin não aceita a tarefa de tentar descobrir quem é Anomia, afinal, eles não trabalham com crimes cibernéticos. Pouco tempo depois, Edie é vítima de um esfaqueamento. A partir daí, a agência de detetives precisa lidar com o caso.

A série Strike é uma das melhores séries policiais dos últimos tempos. Adoro a maneira como Galbraith/Rowling construiu personagens fidedignos e reproduz o dia a dia de uma agência de detetives real, com casos paralelos acontecendo, intrigas profissionais e apelidos “carinhosos”.

No entanto, e talvez por esses mesmos motivos que me fazem amar a série, reconheço que ela pode não agradar a todos. Os livros são geralmente longos (para livros policiais) e o ritmo não é frenético. Mas isso tudo se deve ao fato de que o crime e a vida dos personagens são maravilhosamente esmiuçados.

Apesar de ser fluida, a leitura requer atenção redobrada, tanto pelo número de personagens suspeitos, quanto pelo fato de que a trama se desenvolve no mundo real e no mundo virtual: vários capítulos se passam dentro do chat de um jogo online, com conversas simultâneas entre os moderadores. Uma das coisas que os detetives – e o leitor – devem descobrir é a identidade deles fora das telas.

Galbraith/Rowling aproveitou O Coração de Nanquim para discutir temas muito atuais, como a cultura do cancelamento na internet, a perseguição por meios virtuais e o uso indiscriminado das redes sociais por crianças e adolescentes sem o acompanhamento dos pais. Se isso reflete o que a autora passa na vida real, cabe ao leitor julgar. O que está fora de questão, no entanto, é que a história é excelente e eu já estou ansioso pelo próximo mistério.

Lucy 19/08/2023

Viciante
Eu sou muito suspeita para falar dos livros do Cormoran Strike porque eu simplesmente amo a série... A história é viciante e, assim como os os anteriores, além do mistério da vez ser envolvente, muito bem amarrado e o desenvolvimento da relação de Robin e Strike, que é cheio de "encontros e desencontros", também deixa a gente ansioso por cada interação deles. A expectativa de que eles finalmente assumam seus sentimentos e saiam do patamar da amizade é uma das coisas que nos mantêm interessados na série, então não vou reclamar da situação em que o relacionamento foi deixado.
O livro tem 1024 páginas, mas sei que se tivesse mais 1000 eu leria sem nem sentir o tempo passar. Terminei a leitura satisfeita com o desfecho do caso, mas triste por saber que vou ter que esperar, provavelmente, mais um ano pra ter o próximo livro da série traduzido. =/

Thalita 14/08/2023

Mais um caso complicado para Strike e Robin
Gostei bastante deste caso em relação aos ataques cibernéticos tão comuns hoje em dia. (Vou tentar ignorar que provavelmente a autora possivelmente queria se comparar a ela, mas estou tentando fortemente esquecer os twitters da JK e me focar nas histórias). Gostei de mostrar o dia a dia atribulado do escritório tendo vários casos a se tratar agora que são famosos, mas achei desnecessário a criação de mais um caso amoroso pro Corm? depois de 6 livros, acho que já dava pra começar a estabelecer melhor como seria o relacionamento Corm e Robin.

Vivian.Strapasson 13/08/2023

Quero um hambúrguer com batatas fritas
Esse caso é inferior ao último (Sangue Revolto - aka meu preferido) mas eu não consigo dar uma nota menor que 5. Um livro inteiro de Strike e Robin só indo em pubs e conversando já ganharia nota máxima tamanho é o carinho que tenho por esses dois.
Esse livro foi essencial para o desenvolvimento tanto individual de ambos, como no relacionamento dos dois. É muito bom ver a Robin crescendo tanto, no âmbito profissional e pessoal. Strike também estava ótimo, me irritou um pouco (principalmente a teimosia) mas meu pano tá pronto rs.
Uma coisa que gostei bastante nesse livro foram as doses de humor, deixou minha leitura ainda melhor.
Editora Rocco, por favor acelera a tradução do próximo!!! Pedido honesto de uma trabalhadora brasileira, preciso de Strike e Robin de volta logo!

isabel.oliveira.90226628 16/07/2023

Envolvente
Uma trama muito bem escrita, te prende do começo ao fim.
Adorei.... Robin amadureceu muito nesse livro e Cormoran, bem, continua o mesmo.kkkk
Senti um pouco de falta da interação dos dois, que é muito boa... recomendo.
Aguardando ansiosa o próximo volume.

Silvana.Tozetto 16/07/2023

O coração de nanquim
Edie Ledwell, popular criadora de um desenho animado, que fez um sucesso estrondoso, vai até a agência de Robin e Strike pedir ajuda porque está sendo ameaça por um personagem que se intitula "Anomia" a está perseguindo na internet.
Robrin percebe que Edie está muito assustada, mas afirma que não pode assumir o caso. Dias depois ela lê na internet que Edie foi assassinada a facadas e seu ex-namorado, co-criador do desenho 'o coração de nanquim', que estava junto está gravemente ferido no hospital.
Ela e Strike são procurados pelo tio de Edie que pede para que eles descubram quem é Anomia.
Nesse livro Robin amadurece bastante como mulher e como detetive, a mudança é notável, já Strike continua o mesmo, mas talvez no próximo livro ele apresente boas mudanças... Já estou ansiosa.
Gostei muito desse livro, fiquei muito feliz quando vi a quantidade de páginas...
Eu lembro que quando o livro foi lançado na Inglaterra houve comentários de que a JK teria se inspirado em si mesma, porque ela estava sofrendo 'hate' mais ou menos na mesma época em razão de umas declarações polêmicas que ela fez.
Todavia, ela negou os fatos. Fico pensando como ela escreve tanto sobre as diferenças e como é necessário respeito e empatia e ela mesma ter feito aqueles comentários.
Enfim, recomendo o livro. Cinco estrelas.

Fernanda.Bertolli 24/07/2023

O CORAÇÃO DE NANQUIM
Cormoram Strike e Robin Ellacott, detetives particulares e sócios, são contratados para investigar a identidade de um troll que tem atormentado uma dupla de jovens que criaram um desenho no YouTube chamado ?coração de nanquim?.
Anomia era o pseudônimo do troll.
Edie vai um dia até a agência e pede ajuda à Robin, que não consegue ate der e até mesmo desconfia se sua história.
Alguns dias depois, Robin vê nos jornais que Edie foi morta a facadas no cemitério onde o desenho começou e seu sócio Josh estava seriamente ferido.
A dupla se vê envolvida em uma trama que envolve machismo, racismo, neo-nazismo, internet dentre outras coisas.
Uma história atual, envolvente, que eu não queria que acabasse.