A Dama Sem Nome

A Dama Sem Nome Henrique Pedrini Comério

Resenhas - A Dama Sem Nome

Grazi 19/10/2023

Adorei!!!
A história se passa na década de 1920 trazendo todo o luxo e exuberância da época. As revistas e jornais focavam em trazer matérias sobre a alta sociedade, política e pessoas que se destacavam de um modo geral.

Eu fiquei impressionada com a forma que o autor consegue nos transportar para aquela época e acompanhar o protagonista, chamado Murilo, foi muito legal!

Murilo se apaixona por uma mulher que tem sua foto estampada em uma revista. Porém, sem nenhuma informação, nem mesmo seu nome, ele embarca em uma aventura em busca de mais informações para descobrir quem é a sua musa.

Em meio a descobertas reveladoras e muita confusão, Murilo se surpreende com suas descobertas, mas isso é só o começo!

Cheia de reviravoltas, a história é uma delícia e passou tão rápido que eu nem vi chegar ao fim!

site: https://www.instagram.com/p/Cyl313qRwY7/

Pollyana 29/09/2023

Uma história sobre segredos, obsessão e paixão!
"Sabia, desde o início, do quão anormal e exagerada era a atração que sentia pela jovem dama. Mas segundo ocorre com quase toda obsessão, não consegui evitá-la."

Se passando na década de 1920, "A Dama Sem Nome" retrata a elegância, a beleza e o luxo exuberante da época, onde os jornais retratavam em grande parte assuntos que envolviam a alta sociedade como os eventos de elite, os grandes feitos políticos e figuras femininas que tiveram certo destaque social, sem se preocuparem em retratar notícias ruins, tendo apenas algumas exceções como falecimentos ou cerimônias fúnebres.

Em meio ao contexto de um mundo movido em preto e branco e em escala de cinza nos cinemas, jornais e revistas, o autor transporta o leitor numa verdadeira viagem no tempo, retratando com profundidade uma década que é muito vista nos filmes de Hollywood, porém, é pouca inserida na literatura brasileira.

Com temáticas envolvendo a vaidade e a busca pela perfeição, o autor traz o melhor e o pior lado de uma época movida a beleza e ao luxo, onde o "pertencer" era mais valorizado do que o "ser".

"A Dama Sem Nome" é uma história curiosa, tendo como destaque uma obsessão, a princípio inocente, motivada pelo fascínio que o protagonista, Murilo, sentiu ao vislumbrar a encantadora mulher de cabelos a la garçonne (cabelo curtinho na altura da orelha, com franja reta acima das sobrancelhas). Contudo, à medida que o jovem embarca na missão de colher novas informações sobre a ilustre figura feminina (inclusive acerca de seu nome), mais ele se vê dentro de um cenário caótico e confuso, afinal, a bela mulher que marcou presença em seus sonhos não é nada do que esperava.

Segredos e revelações surpreendentes é o que podemos esperar da obra. Possui mensagens simples, mas poderosas, como: O que somos capazes de fazer para alimentar nossa obsessão?

site: https://instagram.com/thefawkes

Vanessa704 28/08/2023

Bom!
O livro é uma intrigante estreia literária de um autor capixaba.

A história se passa em terras capixabas e cariocas, e tem um quê de "novela" de época. E a linguagem, embora formal para refletir a época da trama, não dificultou a leitura.

É um volume único, cuja trama é bem executada e o final é bem amarrado.

O mistério envolvente segura a atenção do começo ao fim, fazendo com que a leitura valha muito a pena.