Holly

Holly Stephen King
Stephen King

Resenhas - Holly

Cley 06/02/2024

Bonnie está desaparecida. Sua mãe, Penny, procura a Achados e Perdidos e solicita ajuda da Holly.

Rodney e Emily Harris é um casal de idosos respeitosos. A casa deles fica a poucos quarteirões de onde Bonnie desapareceu e no porão, o casal guarda segredos que pode ter relação ao desaparecimento.

Holly é uma personagem que tenho muita estima. Depois da trilogia Bill Hodges, Outsider e Com sangue, a personagem finalmente ganhou um livro em que de fato é protagonista.

King tinha um material promissor, mas acredito que não desenvolveu tão bem e não houve aquela sensação de impressionismo ao longo da leitura que realizei. Claro que os personagens são bem trabalhados, mas a história na totalidade ficou faltando algo.

Mesmo com essas ressalvas, é um livro que me prendeu, pois fiquei curioso para saber como tudo ia acabar, apesar de não ter me proporcionado uma grande experiência.

Kah Silva 04/02/2024

Amei!!!
Eu amei o livro, e posso dizer que esse é um dos poucos do Stephen King que não decepciona no final. Gostei de acompanhar a fundo um pouco da Holy como personagem principal, eu cheguei acompanhar a história desses personagens com Mr. Mercedes, não li os demais, mas não atrapalhou o desenvolvimento da historia. Gostei de como a covid foi retratada no livro, muito fiel aos fatos. Apesar de ter lido apenas o Mr. Mercedes senti uma pegada meio nostálgica com Bárbara e Jerome. Um dos meus preferidos do mestre. ??

yuli menacho 04/02/2024

Chato chatasso chatola chatonildo!!! só não dou apenas uma estrela porque nesse livro ainda existe barbara e jerome pra salvar e olha que eles nem são os principais, mas deveriam ser já que a estrela e tão aclamada holly gibney é entediante

Júnior Cassis 03/02/2024

Primeiro contato com Holly
Confesso que não é meu livro favorito do Stephen King. Não li muitos, mas já consumi várias das suas histórias de outras formas (nem sempre bem adaptadas).

As primeiras páginas me deixaram super entusiasmado, achei o enredo tão surpreendente que de cara me pegou. Infelizmente, achei que o livro vai perdendo o fôlego, vai ficando morno e esfriando até o seu final, que recupera o brilho inicial.

Em geral, gosto de ler Stephen King porque amo os diálogos, a forma dele de contar uma história que parece despretensiosa, quase como uma conversa ou uma grande fofoca. Mas não senti isso nessa obra.

A leitura vale a pena, tem o seu encanto e, talvez por ter sido meu primeiro contato com a Holly, (descobri agora que há outros livros, que ainda não li, em que ela aparece) eu não tenha conseguido criar um laço tão forte com ela.
Tatianees 09/05/2024minha estante
Amo ela, mas esse foi o pior livro da Holly. Ela apareceu pela primeira vez em Mr Mercedes, lá ela se destacou. Em Outsider ela é ótima.

heitor 03/02/2024

Rapaaaz (voz do xaropinho)
Eu admito, por um tempo fiquei bem cético que esse livro teria um final bom, porém me surpreendi!

Meu ceticismo era muito por conta de um aspecto do livro que ultrapassava demais a linha da ficção, era quase algo amador, onde o autor quer causar polêmica com assunto polêmico, mas não consegue dar chão pra própria loucura. Porém no decorrer da leitura, o Stephen consegue trazer esse chão e cria uma estrutura interessante para essa loucura toda.

A história é muito boa e cativante, um pouco arrastada no começo, visto ter algumas coisas sobre a vida da Holly que é difícil de se apegar se você (como eu) não leu ela em outras histórias (li apenas em Outsider, mas ela não estava tão presente quanto em Mr. Mercedes, pelo que eu entendi).

Porém, dos 50% do livro pra frente, tudo muda! Muito embora você já saiba que são os assassinos desde o primeiro momento do livro, não fica cansativo ou até mesmo sem clímax, afinal você espera o tempo todo pra ver como vai ser a reação da Holly (e do mundo) quando descobrir aquilo que a gente já sabe!

De tudo, eu gostei bastante; sabendo que meu envolvimento com a história da Holly não foi tanto justamente por não a conhecer tão bem! De tudo, estou indo ler Mr. Mercedes agora mesmo!

AH, falando nisso: o livro contém spoilers sobre os outros livros que a Holly aparece. Quando eu percebi que tava entrando em coisas de outras histórias, só passava o olho por cima! Recomendo que faça o mesmo caso não tenha lido os outros!

José Vitor - @zetalendo 03/02/2024

3,5 estrelas.
A filha de Penny Dahl, Bonnie, sumiu de uma forma muito estranha e repentina. Muitos acham que ela pode só ter ido embora, mas a intuição de Penny diz outra coisa. Ela está desesperada, a policia não está mais procurando, pois está tendo muitos protestos na cidade e essa investigação não está dando muitas pistas relevantes para eles.
No desespero, Penny vai atrás de ajuda profissional e encontra Holly Gibney, da Achados e Perdidos. Holly está em duvidas se pega o caso ou não, pois ela anda muito cuidadosa para não pegar o vírus da COVID e acabou de perder alguém da família para a doença, mas algo ali deixa ela intrigada e ela aceita o caso.
Também acompanhamos um casal de idosos, professores renomados da universidade, mas que guardam um segredo bem nojento, que pode ter ligação com o desaparecimento de Bonnie, e outras pessoas.

Não sou um leitor recorrente de SK. Sei que a Holly Gibney já apareceu em outros livros, mas, dos que ela aparece, só li "Mr. Mercedes". Já assisti a série de TV de "The Outsider", mas não achei lá essas coisas, e creio que não seja tão fiel ao livro.
Apesar disso, não senti dificuldades de compreender a personagens. Sei que ela tem um jeito bem peculiar, foi algo que ficou marcado em mim quando li "Mr. Mercedes", e sinto que essa personagem o King se sente confortável em escrever.

A história tem um plano de fundo muito forte da COVID-19, pois o presente momento do livro é em 2021. Além do vírus, aborda outras discussões da época como o negacionismo, a politica e os protestos antirracistas.
Como esse foi um período que mexeu com muitas pessoas, inclusive comigo, ainda não me sinto muito a vontade de ler uma história que foca tanto nisso, e senti que o King falava muito sobre isso, de forma desnecessária, acabou me incomodando bastante ter que "reviver" tudo isso.

A investigação do livro foi muito boa. Os capítulos iam intercalando entre Holly e o casal de idosos/vitimas, então era muito bom ver o que acontecia no passado, poder entender o motivo por que o velhos estavam fazendo isso, mas, ao mesmo tempo, ver o progresso da Holly no caso, descobrindo pistas pertinentes e algumas pistas soltas, que só iriam fazer sentido mais para frente.
Tive um leve incomodo com os capítulos da Barbara. No começo não estavam agregando muita coisa na trama, então eu ficava um pouco irritado, pois queria acompanhar a investigação.

Eu quase peguei uma ressaca literária enquanto lia o livro. Então, acabei fazendo muitas pausas durante a leitura, isso fez parecer que o livro tinha o triplo de páginas, já que quando pegava para ler, não sentia o livro andando. Isso atrapalhou muito, a história é bem detalhada, com muitos acontecimentos que não precisariam estar ali da forma que estão, isso faz com que a leitura fique cansativa.

Apesar disso tudo, foi uma história bem interessante de acompanhar. A escrita do King é viciante, os momentos de ação são bem escritos, todo o mistério é instigante e faz o leitor querer ler mais e mais.
Não tinha muitas expectativas, então acabei achando o livro bem ok.

marcosvinni11 02/02/2024

Idosos simpáticos (?)
Tava com saudade dessas obras bizarramente boas do King. Holly é uma das melhores personagens dele e espero que ele continue a contar mais histórias dela. Por incrível que pareça, talvez esses sejam os melhores vilões que ela enfrenta desde o Brady no primeiro livro. Não tem nada de sobrenatural, puramente o lado ruim do ser humano na maior potência. Triste por ter tido mortes de pessoas que não tinha como salvar. Uma ótima história.

Pam 01/02/2024

Holly já é uma personagem querida pelo autor, ela já apareceu em outros livros e neste podemos conhecer um pouco mais sobre a sua história.
Com o início do Covid, onde ainda não se sabia muito a respeito e muitas pessoas falecendo por conta do vírus, temos Holly uma mulher que acabou de perder a sua mãe por conta do corona.
Ela se sente perdida e surpresa com alguns fatos que começaram aparecer depois da morte da sua mãe, como uma herança bilionária e um passado cheio de mentiras.
Holly é detetive particular, e para espairecer a mente acaba pegando mais um caso onde envolvia um desaparecimento de uma jovem.
A história principal onde não se fala de política, covid em excesso, vacina e máscara É BOA. Essa parte ficou muito cansativa para mim, pois estava praticamente em todos os capítulos retomando o mesmo assunto e clicando na mesma tecla.
A história principal sobre os desaparecimentos, assassinatos foi incrível… não esperava menos do King.
Então fica a dica: a maldade não tem idade!

lhrv 30/01/2024

Holyberry
O que dizer de Holly Gibney? Uma das personagens mais icônicas dos livros do King (apesar de ser recente) com um carga dramática incrível e carregada de personalidade. Esse livro foi uma surpresa pois achei que seria uma história daquelas que eu leria mas que não iria me cativar tanto quanto as outras obras que envolvem a Holly. Mas muito pelo contrário esse livro é quase uma perfeição, tirando alguns momentos arrastados, toda história com personagens muito bem escritos e vilões asquerosos e dignos de um livro do King, essa é mais uma deliciosa história do rei do terror que irá te prender nessas páginas amareladas por horas e horas.

Tome cuidado com quem você ajuda?

Cris Oliveira 30/01/2024

Estou até agora impactada com a maldade humana que o autor deu aos personagens.

Até o meio do livro achei lento .. estou acostumada a ir descobrindo aos poucos o "assassino", mas, nesse enredo já sabemos nas primeiras páginas.. e a investigadora vai descobrindo aos poucos. Vemos o lado dos assassinos e a saga da investigação.. pra mim só foi ficando mais interessante do meio do livro para o final... mas, tem que ter estômago pra ler.
Estou até agora pensando se gostei ou não realmente... mas, o certo é que é impactante.

Uchoad's 29/01/2024

No começo estava me perguntando porquê o Stephen King optou por chamar essa obra específica apenas de "Holly", o nome da protagonista, e uma personagem recorrente nos thrillers do autor, visto que a mesma já havia aparecido várias vezes.
Ao fim da leitura, acredito que tenha feito dessa maneira pois o livro trata da personagem de uma maneira até meio biográfica, conhecendo mais do passado, traumas e inseguranças dela, o que não havia sido tão profundamente abordado em outros livros que ela parece. Ou porque talvez seja o primeiro livro que ela é protagonista, diferente de outros da trilogia Bill Hodges ou The Outsider, por exemplo. Independentemente, acho que foi uma boa escolha, e esse pra mim é um dos grandes méritos do livro, pois sem dúvidas a Holly é muito bem desenvolvida e trabalhada no livro, sendo a chave dessa história.

A Holly, pra mim, é com certeza uma da melhores partes dessa história, e outro grande mérito do autor nesse livro é a escrita da investigação, que apesar de ser muito cadenciada, e ter um desenvolvimento muito lento (o que não agrada) ao longo do livro, é muito técnica e profunda, ainda mais quando comparada a outros thrillers do Stephen King. A única coisa que faltou, na minha opinião, foi tornar a investigação de Holly mais dinâmica, porque a mesma só engrena de verdade por volta dos 70% do livro, o que foi até meio revoltante na minha leitura.

Outro ponto fraco aqui, foram certos núcleos de personagens que apesar de serem personagens agradáveis, acabavam por criar sub-tramas que pareciam só deixar o desenvolvimento do livro/investigação mais lento ainda, apenas para serem usados de "artifício de conexão" na reta final do livro.

E falando sobre o fim, eu gostei, acho que o autor fez um bom trabalho, apesar de ser um final básico sem muitas reviravoltas, porém ainda sim, satisfatório.

Os temas que o Stephen King trabalha são com certeza outra parte muito interessante na narrativa, abordando de forma crítica aspectos (políticos) da sociedade americana atual, como o movimento anti-vax e o BLM, que às vezes pode parecer meio superficial, mas ainda sim muito interessantes. Ainda mais quando usa dos próprios vilões para criticar tudo isso, e a forma que todas as peças da investigação feita por Holly se conectam no fim é ótima, criando uma leitura muita recompensadora, recomendo!

7,5 / 10

Disclaimer: Não li essa edição, li a edição portuguesa, publicada pela editora Bertrand em 2023.

Cris510 27/01/2024

Incrível do começo ao fim
Simplesmente amei a leitura. Fluiu tão bem, eu sentava pra ler e do nada se passavam 100 páginas, mas eu não percebia de tão envolvente que era.
Foi grotesco e nojento na medida certa, embrulhou meu estômago em algumas partes, senti raiva, pena, nojo, tudo.
Amo tanto essa personagem, foi bom demais poder rever ela nesse livro que teve ela como foco, a vida dela. Espero que eu possa ler sobre a Holly novamente, porque ela merece.

Aqui está a ordem de leitura pra quem gostaria de ler esse livro, pra não pegar spoiler:
1. Mr. Mercedes
2. Achados e perdidos
3. Último turno
4. Outsider
5. Conto Com Sangue, do livro de contos Com Sangue.
6. Holly

Jordana.Diniz 27/01/2024

Holly e o seu vitimismo sufocante
Leia se: você não se incomoda com hipocondríacos; gosta de mistérios bem escritos; gosta de romances com vários POV.

Não leia se: quiser uma personagem de personalidade forte e decidida; não leu os outros livros desse arco antes (começando por Mr Mercedes).

************************************************
Poucas vezes me deparei com uma personagem tão chata que tornasse a história intragável. Holly é hipocondríaca, reclamona e autodepreciativa em um grau que me forçou à leitura dinâmica - ignorei tudo que ela pensava e parti para os diálogos e pros capítulos narrados pelas outras personagens. King não é de todo mal e me prendeu pelo mistério (nem eu me entendo nesse ponto, já que desde o começo sabemos quem é o vilão da história).

Quase desisti duas vezes sem aguentar ela se inferiorizando, reclamando de como a vida dela é ruim e principalmente reclamando da mãe que havia deixado milhões pra ela (pobre menina rica).

Realmente o único mistério aqui é o milagre de eu ter conseguido terminar esse livro.

Boa sorte pra quem também cair na interessante sinopse desse livro.