História da felicidade

História da felicidade Peter N. Stearns

Resenhas - História da felicidade

Hildeberto 17/04/2024

Triste
"História da Felicidade", de Peter N. Stearns, é um livro com uma ótima premissa e uma péssima execução.

O autor não conseguiu restringir bem seu objeto: quando fala de "felicidade", Stearns mistura o conceito de felicidade, a prática de atividades lúdicas, resultados de questionários psicológicos, políticas públicas de bem-estar, entre outros. O resultado é uma abordagem bastante desconexa, solta.

Particularmente, eu esperava um estudo sobre as variações da concepção de felicidade no tempo e no espaço. Porém, mesmo quando o autor trata dessa questão, ele o faz de uma forma rasa e superficial, sem despertar um genuíno interesse no leitor.

Há certas informações interessantes, mas de forma alguma justificam a leitura do livro. Não indico.

Marcelo Costa 26/05/2023

Discutir sobre felicidade vai além de aspectos motivacionais do indivíduo. Por mais que tentem atribuir parâmetros de definição do conceito, torna-se necessário compreender os aspectos sócio-político-econômicos de cada sociedade do planeta para compreender a complexidade que o tema carrega. O autor consegue fazer um panorama rico de referenciais que mesclam conhecimentos históricos, filosóficos e políticos.