Autocuidado de verdade

Autocuidado de verdade Pooja Lakshmin

Resenhas - Autocuidado de verdade

Naturopata 13/04/2024

Toda mulher precisa ler
Um livro maravilhoso, profundo, traz reflexões e exercícios poderosos para o despertar das mulheres para o autocuidado real, pra sair da bolha do autocuidado pregado na Internet.
Aborda questões fundamentais sobre nossas dores e desafios. Recomendo muito

Book 'n' Beverage 31/01/2024

Informações importantes de autocuidado
Um livro de desenvolvimento pessoal com mensagens importantes sobre o mercado do autocuidado que recai principalmente sobre as mulheres e o quanto ele é ineficaz na melhora da nossa qualidade de vida.
"Aprender a estabelecer limites e lidar com a culpa é o primeiro princípio (...) autocuidado de verdade não é algo que se faz - é um modo de ser."
A autora é psiquiatra e faz uso das histórias de suas pacientes para ilustrar situações e soluções práticas para as dificuldades que enfrentamos. Há também alguns exercícios para que o leitor possa se identificar com o texto.
Vale muito a leitura! Só não dei mais estrelas porque não me trouxe conceitos novos, mas ao mesmo tempo, reconheço que para muitas pessoas esse caminho ainda é bastante desconhecido e que esse livro pode ajudar demais.

Rafaela 27/08/2023

Definir limites pessoais pode salvar a sua vida.
Que livro fantástico! A Dra. Pooja Lakshimin desmistifica, recorta e re-significa o que é o verdadeiro autocuidado para mulheres nos dias de hoje.

Através de quatro pilares fundamentais nós podemos construir uma vida mais plena, real e alinhada a quem somos de verdade. Os pilares são:

Estabelecer limites para os outros;
Mudar a forma como você fala consigo mesma;
Lembrar o que importa para você;
Usar seu poder para o bem.

Basta refletir um pouco para perceber que nenhum desses é fácil de fazer. E é aí que o livro se torna incrível: a autora abraça essa impossibilidade, nos dá exemplos reais de como isso pode ser implementado e nos ajuda a construir o que é possível para cada um.

Para mim os pontos altos foram os recortes estruturais. Vivemos em uma sociedade machista, capacitista, com preconceitos enraizados e sistêmicos. A luta de mulheres marginalizadas é muito diferente da luta de mulheres privilegiadas socialmente. Foi bonito ver o quanto a autora tinha propriedade para abordar esse tema a partir de perspectivas tão distintas.

Super recomendo a leitura! 5/5

Thiarlley 22/08/2023

Autoajuda que AJUDA
Uma das primeiras coisas que a autora Pooja diz no livro é: a palavra “autocuidado” foi esvaziada e eu não poderia concordar mais. Os mais diversos tipos de produto são vendidos com a promessa de fazer bem, pois é “o seu tempo consigo, o me time, autocuidado”, o que nos levar a comprar planners, produtos de skin care, pílulas de emagrecimento, óleos essenciais, tudo com a desculpa de que estamos nos cuidando.

No entanto, tudo isso nos frustra porque, obviamente, não resolve o problema. Cuidar de si mesma e da própria saúde mental envolve ações a longo prazo. Pooja é médica psiquiátrica e que, frustrada com o meio médico, fez parte de um grupo focado em prazer feminino que, logo depois, mostrou-se uma seita que a usava para validar seus métodos. Estando no “8 e 80” e experimentando o lado cético e o lado crédulo, a autora nos mostra a importância de cuidar de si mesma a longo prazo, entendendo quem é, quais as dores e traumas e como pode se curar.

Um outro ponto importante desse livro é que Pooja o escreve direcionado a mulheres, por entender que o recorte de gênero é importante nessa análise: mulheres são mais cobradas do que os homens para que tenham tudo sob controle. Além disso, ela também faz recorte de raça, classe e orientação sexual, entendendo que o sistema por si só nos desfavorece e espera de nós, mulheres, coisas semelhantes, mas ao mesmo tempo distintas, a depender que tipo de mulher nós somos. Pooja Lakshmin é uma mulher racializada e, aqui, mostra a importância que nós, mulheres racializadas ou de outras minorias, damos a tais recortes. E é preciso, sim, compreender que eles existem e são fundamentais.

Quando, no subtítulo do livro, lemos “sem cristais, purificações ou banhos de espuma” não quer dizer que você deve se livrar disso, caso goste. Se isso te faz bem, vá em frente! No entanto, a análise do livro é justamente para entender que tais coisas não vão resolver seu problema. O verdadeiro autocuidado é um processo profundo de autorreflexão, envolvendo a tomada de decisões baseadas em valores pessoais. Autocuidado é impor limites, saber dizer não ou aceitar ajuda quando necessário, aceitar descansar, compreender a raiva, a culpa e entender a nós mesmas. E, principalmente, autocuidado é buscar ajuda profissional quando for preciso, seja ele uma psicoterapia ou um acompanhamento psiquiátrico. O livro busca não apenas ensinar aos leitores como cuidar verdadeiramente de si mesmos, mas também como contribuir para melhorar a sociedade e questionar os padrões que causam danos.

Se você é uma pessoa que gosta do uso de exemplos, marcar listas e responder questões, o livro é repleto de questionários práticos, exercícios de reflexão profunda e dicas detalhadas para construir um padrão de autocuidado personalizado, de acordo com o que você precisa, afinal, o que tem sido cada vez mais difícil de entender diante das inúmeras ofertas de cursos, metas e da vida perfeita que vemos na internet, é: o que funciona para um grupo de pessoas, não necessariamente vai funcionar com você. E o livro é muito claro sobre isso.

Em "Autocuidado de Verdade" Pooja Lakshmin transcende o conceito simplista e esvaziado do autocuidado como uma tendência passageira e se torna uma ferramenta poderosa para a transformação pessoal e social. A autora oferece uma abordagem acessível e sustentável, guiando os leitores em direção a uma revolução tanto a nível individual quanto coletivo. É uma leitura que traz clareza sobre o significado genuíno do autocuidado e nos encoraja a enfrentar os desafios internos e externos, buscando uma vida mais autêntica, sem culpa, e satisfeitas com nós mesmas.

site: http://www.apenasfugindo.com/2023/07/resenha-85-autocuidado-de-verdade-pooja.html