Como se fôssemos vilões

Como se fôssemos vilões M.L. Rio

Resenhas - Como Se Fôssemos Vilões

Bia 27/01/2023

Enfim. Terminei
Eu achei chato em alguns momentos,por não entende muita coisa sobre teatro não foi um livro pra mim. Gostei muito da ambientação, o final é previsível, mas é bonzinho.

@emcadacapa 15/01/2024

UAU!
Oliver acabou de cumprir uma pena de dez anos por um assassinato. No dia de sua soltura o detetive Colborne, responsável pela sua prisão, o procura para saber o que realmente aconteceu uma década atrás. E é aí que a história começa...

?Deve consumir você vivo, o fato de não saber. Não saber quem, não saber como, não saber o porquê. Só que você não conhecia ele.?

Gente, que livro! Eu não esperava uma trajetória tão caótica, trágica e conturbada como essa foi.

Para começar, nós temos 7 amigos, todos no último ano de uma espécie de graduação de teatro, todos atores e todos completamente diferentes em personalidades. Tudo parece bem, mas a dinâmica do grupo vai mudando... você sabe que alguém morreu, mas não sabe quem até, mais ou menos, a metade de livro. Você acompanha algumas aulas, algumas peças que eles encenam e principalmente, acompanha o relacionamento entre eles e aí vai tirando suas conclusões.

Desde o começo eu não acreditava que Oliver fosse o real culpado, mas a forma como a história se desenrolou me surpreendeu bastante. O final me pegou muito e eu terminei de ler com aquele olhar pro nada de quem sentiu o impacto.

?Naquele breve momento, eu me perguntei se 'bem' ainda poderia ser possível, ou ao menos alcançável. Porém, é assim que as tragédias como a nossa e Rei Lear partem corações ? ao fazer todos acreditarem que os finais ainda podem ser felizes, até o último minuto.?

No geral eu achei o livro quase que genial, em relação a escrita e a estrutura dele, um tanto diferente dos demais. A mistura com as falas das peças, as aulas, o dia a dia deles, o relacionamento altamente caótico... tudo isso me intrigava e me instigava na mesma medida. Foi uma experiência bem diferente e surpreendente.

DiasDaii14 31/12/2022

Demorou um pouco pra me conectar aos personagens, e as citações me incomodaram durante a leitura. Mas eu gostei, um bom mistério, não consegui acertar o final, me surpreendeu. Avaliei em 4??

Maria10996 07/03/2023

QUE LIVRO!
Toda vez que um livro fica famoso no tiktok eu fico desconfiada...mas esse é 100% merecido!

Primeiro que a escrita da M.L.Rio é lindíssima, poética e fluida. Ela conseguiu criar um thriller ao mesmo tempo detalhado e instigante. Fora toda a vibe dark academia que é 10/10.

Eu não conheço muito de Shakespeare e ainda assim achei o livro inteligentíssimo com todas as comparações e falas. (conforme as peças foram sendo encenadas, eu dei uma pesquisada e acho que isso ajudou a entrar no universo).

O desenvolvimento dos personagens e suas motivações são absurdamente bem escritas e todos possuem diversas camadas, sendo extremamente complexos. Esse aprofundamento foi fundamental para o plot do livro.

Contado em primeira pessoa, é fácil se envolver com a história e com a relação entre os personagens. Não mudaria NADA desse livro.

FlAvia1040 21/08/2023

Esse livro (na minha opinião) é superestimado
Nada me deixou mais animada que ler ?como se fôssemos vilões?, mas ler esse livro se tornou uma tortura, eu tentava e tentava e depois desistia, acho que nunca demorei tanto para ler um livro, embora a leitura seja fluida (supreendentemente), esse livro te leva a acreditar que ele é ou será, fabulosos, mas no fim nada acontece, e o que muita gente que vi, chama de ?final supreendentemente?, eu chamo de ?final?. Não sei se coloquei expectativa demais na leitura, mas para mim, o único ?vilão? é o personagem que obviamente era para ser o ?vilão?, (quem leu, entendeu), no fim nenhum deles se tornaram inimigos, o único conflito era o ?acontecimento? que houve na metade do livro, depois disso tudo ficou extremamente previsível. Não me arrependo de ter lido, foi uma longa leitura mas só pelas situações shakespearianas valeu a pena, também gostei do personagem principal, Oliver, mas também as vezes ele me dava nos nervos. No fim acho que cada um teve uma experiência com esse livro, e essa foi a minha, infelizmente.

IzzyNolding 23/05/2023

Dark academia bateu na minha porta e eu abri, senhoras e senhores, agora estou paranoica com meus amigos
Era que alguém está planejando meu arrasta pra cima nesse momento?

Um grupo de estudantes em um Conservatório Shakespereano tem sua dinâmica muito bem estruturada: a femme fatale, a donzela, o vilão, o herói, o bobo da corte, a "que sobra" e o melhor amigo. Mas quando essa estabilidade é afetada, o que um deles seria capaz de fazer?

Nesse livro acompanhamos Oliver, sempre o melhor amigo, que acabou de cumprir uma pena de dez anos por um crime que o detetive que o prendeu não está convencido que ele cometeu. Mas se não foi Oliver, então o que aconteceu naquela temporada de Júlio César?

Em uma trama cheia de segredos, M. L. Rio nos transporta para um internato onde todos os alunos têm um segredo e uma agenda própria. Ninguém é inocente e todos podem ser suspeitos de cometer atrocidades para garantir o seu sucesso no programa. A teia fica cada vez mais intrincada quando o poder muda e o amor entra na mistura.

Os personagens são esteriótipos de atores, mas esteriótipos muito bem vindos no contexto que a autora os colocou, uma crítica ao reducionismo bo entretenimento e aos papéis sociais designados pelo grupo. Oliver e James são um espetáculo à parte e a dinâmica deles me deixou incrivelmente envolvida.

site: https://www.instagram.com/p/CsZiLcZPWvi/
Barbara M Giolo 24/05/2023minha estante
Hauahaua melhor resenha. Amei tudo desde o título

Manuela222 22/09/2023

Eu gostei muito,achei tão poético,é tipo um suspense né,mas achei legal tipo a história ser voltada muito mais para os personagens do que para o crime em si,enfim,muito bom.

italyitgirl 18/03/2023

Absurdamente MID
Talvez eu estivesse com as expectativas muito altas, mas eu realmente não achei esse livro NADA demais.
Muitas pessoas comparando com ?The Secret History?, talvez pela premissa e pelo aesthetic, mas pela leitura mesmo não acho que chegue aos pés do livro da Donna Tartt, que é particularmente um dos meus favoritos.

Corrêa 26/09/2023

Esperava mais
Esse livro é chato, eu esperava MT mais pelo hype q ele tem. Só no final do livro q tem uma reviravolta ali, mas não compensa ler esse livro todo pra só se emocionar ali nas últimas páginas.

Booksdaeve 07/02/2023

Culpado sob os olhos do algoz; tenro sob a luz do salvador.
Que livro booom, meu Deus!
Juro que só foi 4 estrelas por causa de alguns deslizes investigativos bastante óbvios, mas no fim, não teve como não coroá-lo como maravilhoso.

Eu sou apaixonada por teatro, e esse livro me fez ter picos nostálgicos da minha época nos palcos.

Oliver é uma narrador melancólico, e seu grupo de amigos, não são muito diferentes. Intrigantes, fascinantes, vaidosos... A trama na qual se envolvem é tão intrincada em suas nuances sombrias que não tinha como eu não mergulhar fundo nessa história.
Uma das coisas que mais gostei, foi a autora ter usado as cenas de encenação e ensaio para aprofundar a psique e os sentimentos dos personagens, por vezes nos fazendo questionar o que era real ou incenação.

Simplesmente, uma obra de arte

Eduarda 08/09/2023

ME DEIXOU COM GOSTINHO DE QUERO MAIS!!!
QUE LIVRO INCRÍVEL!!!
Eu não sei nem como começar a descrever esse livro! Apesar de ser bem explicativo, a resolução do mistério não fica óbvia para o leitor. Durante o decorrer da leitura tive diversas teorias e questionamentos, mas nada me deixou preparada para aquele final! E QUE FINAL! Se te restaram dúvidas sobre sua próxima leitura, pode apostar nessa aqui, não vai se decepcionar!! ??

Lore 18/09/2023

Que livro fantástico ????? nossa sério eu tô muito impressionada. A forma como a autora escreveu o mistério e o relacionamento dos personagens deu um outro ar para o livro, as cenas deles atuando e o peso que isso representa para a vida deles..... muito bom. E esse plot do final meu deeeeus foi ótimo, nota 10.

Adrielli.Farias 01/02/2023

A gente o que dizer, esse livro é um suspense, eu gostei bastante porque é diferente, recomendo a leitura, vale a pena

Sa Klabacher 07/04/2023

JURO POR DEUS QUE LIVRO AAAA
Estou em choque total, que livro maravilhoso! Amei como tudo na escrita tem a essência dos personagens e faz parecer uma peça de teatro mesmo.
Demorei um pouco pra me acostumar com as passagens das peças que eles faziam, mas depois que me acostumei a leitura fluiu DEMAIS e eu fiquei apenas obcecada.
Achei o ritmo frenético até a morte que tá na sinopse acontecer, e daí até uns 75% as coisas ficaram meio paradas. Quase tirei meia estrela por isso, mas depois dos 75% tudo ficou frenético de novo e o final... juro, QUE FINAL! Não poderia ter sido diferente, tão shakesperiano e tão a cara dos personagens, perfeito!!!!!
Recomendo mt mt mt

Samuel570 13/06/2023

MTO BOM
Caceeeete que livro ótimo serio leiam ele cria uma atmosfera misteriosa ótima um suspense gostosinho vc suspeita de todos os amigos e o final ??