Como se fôssemos vilões

Resenhas - Como Se Fôssemos Vilões

heloisa.nas 29/06/2023

Que saudade do teatro AAAH
Eu adorei o livro!!!
Eu já fiz 4 anos de teatro e essa história me deu uma saudade absurda. Não foi nem de estar no palco, mas de tudo que acontecia atrás dele. (Bom, comigo não rolou nenhum assassinato graças a Deus.)

Os primeiros 10% do livro me foram um pouco difíceis pois não conseguia distinguir ainda os personagens muito bem, mas depois disso, quando eles começaram a ensaiar pras peças o livro tomou um rumo muito legal! Fiquei com muita vontade de ler Shakespeare.

Adorei os diálogos, e como as falas das peças rebatiam nos sentimentos reais deles. De como explicam que ser ator é viver a suas emoções e viver a do personagem junto, e acontecer de esquecer um pouco da realidade.

" - Por que você não me conta o que aconteceu?
Sem teatro. Sem poesia.
- Para nós, tudo era teatro.
Um sorriso pequeno e confidencial toma conta do meu rosto de súbito, e eu olho para baixo, esperando que ele não o note.
- Tudo é poesia. - acrescento."

Achei que o livro não teve la plot twist, acho que poderia ser melhor escrita essa reviravolta pra surpreender mais o leitor, e o meio do livro deu uma pequena enroladinha, teve uns 3 capítulos que por mim não fizeram a menor diferença no livro.

Conforme fui lendo já estava na cara quem tinha morrido, e da metade pro final eu tbm ja suspeitava o por que do Oliver estar na cadeia.

"Eu entendo segredos guardados a sete chaves mais do que a maioria das pessoas."

Achei o personagem do Richard bem hetero top caricato. Mas todo hetero top é caricato, mesmo na vida real então fica elas por elas.

Foi uma leitura bem rápida e a escrita tbm me agradou, mas achei que gostaria mais do livro, ou que ele tivesse mais suspense, mas nada mais digno de Shakespeare do que ele ser um drama né?

E é isso que o livro é, um drama da vida dos personagens que são dramaturgos envolvendo uma morte.

Acho que esse vai ser o tipo de livro que dps que passa um tempinho eu vou passar a gostar mais. Veremos.

" - Embora falso, sou leal, sinceramente insincero
- digo."

Lore 18/09/2023

Que livro fantástico ????? nossa sério eu tô muito impressionada. A forma como a autora escreveu o mistério e o relacionamento dos personagens deu um outro ar para o livro, as cenas deles atuando e o peso que isso representa para a vida deles..... muito bom. E esse plot do final meu deeeeus foi ótimo, nota 10.

Violet 16/06/2023

Não sei o que aconteceu, tudo que eu tinha visto desse livro antes de ler me fez acreditar que seria o melhor livro do mundo, a vibe dark academia, os personagens serem atores, ter mistério e assassinato
mas não correspondeu minhas expectativas, mais da metade do livro não acontece nada, não foi criado o clima de "quero muito saber quem matou" tanto que o plot twist não me tirou nenhuma emoção.
não sei se o problema sou eu que não entendi o conceito mas pra mim faltou muito tempero, foi uma leitura chata.
Beatriz 16/06/2023minha estante
Tô lendo ainda, e ta sendo a msm coisa comigo?

Henrique 07/04/2023

Como se fossêmos vilões
Venho através dessa resenha dizer com propriedade que esse é o pior livro que eu já tive o desprazer de ler em toda a minha vida livro horrível,xoxo,capenga,imcropuloso totalmente esquecível essa merda com plot fraco personagens sem sal que você não se apega nenhum e principalmente o personagem principal que é INCRIVELMENTE BURRO MDSS QUE ÓDIO DESSE SER COMO UMA PESSOA PODE SER BURRA NESSE NÍVEL EU TO INDIGNADO sinceramente o pior final de livro que eu já li perdi as contas de quantas vezes eu revirei os olhos lendo essa merda se eu puder deixa um recomendação sobre esse livro FAÇA UM FAVOR A VOCÊ MESMO PRIVE OS SEUS OLHOS DE LER ESSA COISA IMCROPULOSA NÃO VALE O SEU PRECIOSO TEMPO.
Bec4 07/04/2023minha estante
pensei que eu tava macetando o livro mas tu me superou amigo kkkkkkk

Henrique 07/04/2023minha estante
Amiga não dá é simplesmente horrível eu tô indignado que isso é hypado no tik tok kkkk

Bec4 07/04/2023minha estante
ai amigo kkkkkkkkkk só nos resta rir dessa desgraça

Sim kkkkk

Lara948 13/04/2023minha estante
cara eu vi tanto video no tiktok falando sobre esse livro que fiquei com mt vontade de ler, antes de comprar vim ler as resenhas e existem milhoes de resenhas falando bem dele, mas a sua fez eu nao querer mais ler saporr nunca mais KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK idai wue existem mts boas VC ACABOU COM O LIVRO TO RINDO

Bec4 07/04/2023

Sobre o Oliver: Você é BURRO, BURRO, BURRO, BURRO
Talvez não seja o meu tipo de livro ou talvez ele só seja ruim mesmo.
Um dos pontos altos de uma leitura, com certeza é a identificação com os personagens, ou pelo menos, se sentir ligado a eles de alguma forma, isso não ocorreu em nenhum momento aqui.
Não consegui me conectar com nenhum deles, em um dado momento, se todos morressem não faria diferença alguma pra mim.
Personagens totalmente insossas, o plot é a coisa mais sem graça e previsível do mundo. Que tristeza de leitura, definitivamente um tempo perdido.
Henrique 07/04/2023minha estante
Concordo com tudo que você disse

Mariana1149 23/06/2023

Surpreendente
Fiquei completamente surpreendida com a narrativa desse livro, é comum imaginar que pela sinopse esse seja um suspense como já estamos acostumados. Pessoas próximas, situação extrema, um crime, segredos e a busca por descobrir quem o cometeu. Mas aí que está o diferencial, o crime é só a ato o ponto de virada desses personagens, as relações entre eles é o principal e como isso contribui para o desfecho. Vale a pena a leitura e a imersão nesse mundo de Shakespeare e dramaturgia.

clara3332 21/01/2023

tis the damn season - taylor swift
escrevendo isso enquanto soluço de tanto chorar, odeio cada uma das pessoas que recomendaram esse livro, não consigo raciocinar direito e tinha dito pra mim mesma que esse ano não iria escrever resenhas aqui mas queria deixar marcado essa leitura já que isso foi uma das melhores experiências que já tive na vida inteira.
n paro de chorar um segundo
odiei e amei, 5 estrelas e favoritado.

Sand 26/09/2023

Esperava mais
Talvez eu tenha vindo com muita sede nesse. Eu sinceramente, esperava mais. O livro não me "pegou" da forma como eu esperava. Achei o protagonista chato e sem emoção. Os melhores personagens eram os secundários. Ouvi alguns comentários sobre ele ser uma espécie de Thiller mas eu não achei que chegou nem perto. A história é boa mas as coisas demoram muito pra acontecer. O final é muito previsivel já que a autora da pistas o tempo todo sobre quem é o assassino. Porém, um ponto positivo: eu amei os diálogos em forma de poesia de Shakespeare.

ekatherinah 02/10/2023

Uma dose a mais de subjetividade e seria perfeito
Acho que o único dark academia que li foi A História Secreta da Donna Tartt então de alguma forma sinto que esperava algo similar e ficava procurando por isso.

um ponto positivo, central, mas que também gerou a falta de algo que apreciaria muito neste livro é a acessibilidade. Apesar de se passar em um ambiente acadêmico e envolver Shakespeare e teatro não é um livro difícil de se entender. As coisas são explicadas, mesmo as conversas em citações (a maior característica de prepotência entre esses personagens, ao meu ver), o que torna fácil você saber o que acontecendo sem precisar decifrar o que as citações estão querendo dizer. Isso é tanto um ótimo trabalho da autora quanto de tradução (eu amei a nota sobre a tradução, diga-se de passagem).

dito tudo isso eu acabei sentindo falta de mais... difusão na história, de precisar descobrir como esses personagens se relacionam e o que essas dinâmicas queriam dizer, sem ser tão definido, sem ser tão explicado. O melhor exemplo de "difusão" que quero dizer é como a Anne Rice descreve as personagens dela ? resumindo, não descrevendo. Obviamente não precisaria ser no mesmo nível porque diminuiria a acessibilidade, e eu (e meus neurônios) adorei esse aspecto em específico, mas um tiquinho não faria mal e daria um brilho para a história. Mais subjetividade, sem exagero, porque isso (subjetividade) não torna um livro inacessível para quem quer usar pouco os neurônios numa leitura. Junto com isso senti falta de uma visceralidade e/ou intensidade ao longo da trama.

de certa forma dou mérito para Rio ter feito a escolha de não dificultar só por ser Shakespeare e ter seguido em algo que conseguiu executar bem o suficiente. O livro funciona, entretém, é interessante, é acessível, me faz querer reler (depois de ler a nota de tradução, mais ainda). Fiquei bastante curiosa por outros livros da autora ? que eu já espero ter algum de drama, porque me parece que ela é boa nisso ? já que vi bastante potencial em Como Se Fôssemos Vilões para me agradar.

Duda 21/02/2023

Eu não sabia o que esperar, me interessei por Dark Academia e esse foi o primeiro do estilo que eu li e não decepcionou. Para mim todos os personagens tinham motivos ali para cometer o crime e por isso eu só fui perceber quem foi quando a história se encaminhou para revelar o assassino. Foi principalmente um livro sobre como o amor, o ódio e a culpa te consomem. Fiquei de coração partido com o final. Amei.

DiasDaii14 31/12/2022

Demorou um pouco pra me conectar aos personagens, e as citações me incomodaram durante a leitura. Mas eu gostei, um bom mistério, não consegui acertar o final, me surpreendeu. Avaliei em 4??

Thaís Fernanda 11/02/2023

Eu realmente estava amando a narrativa, o fluxo de leitura e o enredo. No entanto, pra mim, alguns acontecimentos ao longo da trama se tornaram sem nexo e extremistas demais. Sem contar que o rumo da narrativa se torna tão cansativa que cheguei ao ponto de querer desistir. A única coisa que me levou adiante pra querer terminar foi a curiosidade de saber o que realmente aconteceu e quando descobri achei que fez sentido, porém não sei se foi algo que me surpreendeu, já que era algo que eu desconfiava desde o princípio.
Talvez essa sensação toda e frustração toda com a narrativa e enredo se deve a minha expectativa altíssima pelo livro. Até porque eu só escutava elogios grandiosos e altas recomendações sobre a obra, no entanto não foi pra mim.

fer 26/10/2023minha estante
MEU DEUS EXATAMENTE OQ EU PENSO