Como se fôssemos vilões

Como se fôssemos vilões M.L. Rio

Resenhas - Como Se Fôssemos Vilões

FlAvia1040 21/08/2023

Esse livro (na minha opinião) é superestimado
Nada me deixou mais animada que ler ?como se fôssemos vilões?, mas ler esse livro se tornou uma tortura, eu tentava e tentava e depois desistia, acho que nunca demorei tanto para ler um livro, embora a leitura seja fluida (supreendentemente), esse livro te leva a acreditar que ele é ou será, fabulosos, mas no fim nada acontece, e o que muita gente que vi, chama de ?final supreendentemente?, eu chamo de ?final?. Não sei se coloquei expectativa demais na leitura, mas para mim, o único ?vilão? é o personagem que obviamente era para ser o ?vilão?, (quem leu, entendeu), no fim nenhum deles se tornaram inimigos, o único conflito era o ?acontecimento? que houve na metade do livro, depois disso tudo ficou extremamente previsível. Não me arrependo de ter lido, foi uma longa leitura mas só pelas situações shakespearianas valeu a pena, também gostei do personagem principal, Oliver, mas também as vezes ele me dava nos nervos. No fim acho que cada um teve uma experiência com esse livro, e essa foi a minha, infelizmente.

Booksdaeve 07/02/2023

Culpado sob os olhos do algoz; tenro sob a luz do salvador.
Que livro booom, meu Deus!
Juro que só foi 4 estrelas por causa de alguns deslizes investigativos bastante óbvios, mas no fim, não teve como não coroá-lo como maravilhoso.

Eu sou apaixonada por teatro, e esse livro me fez ter picos nostálgicos da minha época nos palcos.

Oliver é uma narrador melancólico, e seu grupo de amigos, não são muito diferentes. Intrigantes, fascinantes, vaidosos... A trama na qual se envolvem é tão intrincada em suas nuances sombrias que não tinha como eu não mergulhar fundo nessa história.
Uma das coisas que mais gostei, foi a autora ter usado as cenas de encenação e ensaio para aprofundar a psique e os sentimentos dos personagens, por vezes nos fazendo questionar o que era real ou incenação.

Simplesmente, uma obra de arte

Bia 27/01/2023

Enfim. Terminei
Eu achei chato em alguns momentos,por não entende muita coisa sobre teatro não foi um livro pra mim. Gostei muito da ambientação, o final é previsível, mas é bonzinho.

italyitgirl 18/03/2023

Absurdamente MID
Talvez eu estivesse com as expectativas muito altas, mas eu realmente não achei esse livro NADA demais.
Muitas pessoas comparando com ?The Secret History?, talvez pela premissa e pelo aesthetic, mas pela leitura mesmo não acho que chegue aos pés do livro da Donna Tartt, que é particularmente um dos meus favoritos.

Bela 20/03/2023

O Método sempre acompanha a loucura
*Nossa pequena tragédia estava seguindo veloz na direção do clímax. O que viria a seguir, quando chegássemos ao precipício? Primeiro, a sentença. Em seguida , a queda.*

É um livro de uma leitura intrigante, porque ele propõe a expectativa da imersão do drama, mostrar o quanto o ator é vulnerável as loucuras dramáticas e o quanto isso pode se mesclar com a realidade. Em que momento começamos a ser um personagem e em quem momento somos nós?
É uma leitura que infelizmente falhou comigo, a escrita é um tom meloso e seco, parece impessoal mesmo o principal expondo seus sentimentos que na maior parte são confusos. Não consegui do começo ao fim ter intimidade com qualquer um deles. Não tem singularidades neles, prevalecem sendo o que foram designados a ser.
Tomo a maioria das atitudes deles como infantil, sem fundamento, só baseada na adrenalina e sentimentos primitivos.
Um ponto legal é colocar peças como base do enredo dramático da vida deles, as propostas das peças. Adoro a apresentação de Halloween e de Natal, especialmente, porque eles trabalham juntamente com o público e o quão imersivo isso é torna tão legal.
Os "plots" são óbvios, acho que só na última frase do livro você fica com um "Q" de curiosidade e "uau"
A atmosfera do teatro me atrai bastante, se pudesse me candidatar a estudar na Dellecher faria cegamente e imediamente.

Adrielli.Farias 01/02/2023

A gente o que dizer, esse livro é um suspense, eu gostei bastante porque é diferente, recomendo a leitura, vale a pena

gio 01/02/2023

?Não há conforto maior que a cumplicidade.?
Como se Fôssemos Vilões é, na essência, um livro para se sentir. Ler não é suficiente: é para sentir e entender cada um dos personagens, as suas dores, os seus amores, as suas raivas, os seus triunfos e, ultimamente, as suas inevitáveis quedas (porque não há como chegar perto do Sol sem se queimar).

Reler esse livro deixa ainda mais claro que os personagens estavam, desde a primeira página, fadados aos seus respectivos ?(talvez nem tão) felizes para sempre?. É encantador e agonizante saber que, apesar dos seus esforços, nenhum deles pode controlar o destino. Em uma primeira leitura, a escrita maravilhosa de M.L. Rio te leva para dentro da história e você sente pelos personagens como se fosse um deles. Nas posteriores, você sente muito pelos personagens como quem tem pena do ocorrido e oferece condolências.

Em qualquer uma das leituras, seja ela a primeira ou a décima, a planejada ou a inesperada, é impossível não se fascinar pelos personagens (e suas motivações), pela história e por todo o contexto shakespeariano que a cerca. O trabalho da autora em cada um dos aspectos desse livro é verdadeiramente admirável e eu não tenho como não agradecê-la por ter criado uma história tão linda e com a mensagem que todo artista ou fã de arte quer ouvir: somos todos poesia.

Jeckel 31/01/2023

Per Aspera Ad Astra
É possível justificar qualquer coisa se fizer isso de forma poética o suficiente.
A tragedia shakesperiana entre dois romeus, entre os céus e estrelas entrando em colapso.
Esse livro me fez querer rir, chorar, enraivecer? escrever.
Cada página era uma poesia, cada página uma obra de arte.
E, bem?
Gosto de pensar que o livro teve um final feliz em algum lugar distante em Del Norte.

benmarrttins 18/05/2023

O que dizer desse livro? A estrutura dele é perfeita, todo seu contexto é construido em obras de Shakespeare em mais específico o tema tragédia, todos sao personagens que voce consegue amar e odiar ao mesmo, nem mesmo o protagonista escapa, eles são traduzidos com todo horror e beleza que a raça humana possui e como Shakespeare conseguia trazer esse como se fôssemos vilões a vida em suas peças. Confesso que o plot foi bem obvio, porem o decorrer da historia inteira, as referencias a Romeu e Julieta e Macbeth, as peças teatrais, os surtos e momentos emocionantes entre os personagens vale cada segundo da leitura. Se prepare para amor, intrigas, mortes, personagens problematicos e muita tragédia!!!

IzzyNolding 23/05/2023

Dark academia bateu na minha porta e eu abri, senhoras e senhores, agora estou paranoica com meus amigos
Era que alguém está planejando meu arrasta pra cima nesse momento?

Um grupo de estudantes em um Conservatório Shakespereano tem sua dinâmica muito bem estruturada: a femme fatale, a donzela, o vilão, o herói, o bobo da corte, a "que sobra" e o melhor amigo. Mas quando essa estabilidade é afetada, o que um deles seria capaz de fazer?

Nesse livro acompanhamos Oliver, sempre o melhor amigo, que acabou de cumprir uma pena de dez anos por um crime que o detetive que o prendeu não está convencido que ele cometeu. Mas se não foi Oliver, então o que aconteceu naquela temporada de Júlio César?

Em uma trama cheia de segredos, M. L. Rio nos transporta para um internato onde todos os alunos têm um segredo e uma agenda própria. Ninguém é inocente e todos podem ser suspeitos de cometer atrocidades para garantir o seu sucesso no programa. A teia fica cada vez mais intrincada quando o poder muda e o amor entra na mistura.

Os personagens são esteriótipos de atores, mas esteriótipos muito bem vindos no contexto que a autora os colocou, uma crítica ao reducionismo bo entretenimento e aos papéis sociais designados pelo grupo. Oliver e James são um espetáculo à parte e a dinâmica deles me deixou incrivelmente envolvida.

site: https://www.instagram.com/p/CsZiLcZPWvi/
Barbara M Giolo 24/05/2023minha estante
Hauahaua melhor resenha. Amei tudo desde o título

Natália 20/05/2023

Gostei mais do que imaginava ?
O início dele foi beeeem lento, até me acostumar com a forma da escrita e não conseguir mais largar.

Tem uma quantidade absurda de referências Shakespearianas e, como nunca li nada assim na vida, tinha receio de não gostar tanto ou até achar meio entediante, mas foi beeeem diferente. Todas essas citações só enriqueceram ainda mais a atmosfera da história.

Adorei os personagens e a evolução deles! Lógico que me afeiçoei mais a alguns do que outros, mas senti que cada um tinha seu próprio papel a desempenhar e isso foi muito bom.

Sobre o final: chorei, mas não consegui acreditar naquela última página. Na verdade, fiquei horas pensando naquilo.

DiasDaii14 31/12/2022

Demorou um pouco pra me conectar aos personagens, e as citações me incomodaram durante a leitura. Mas eu gostei, um bom mistério, não consegui acertar o final, me surpreendeu. Avaliei em 4??

Julia Barrow 04/06/2023

"Como era descomunal a angústia de decisões não tomadas."
Uau. Um livro de impacto.
Gostei da premissa, gostei do suspense, gostei de toda a problematização dos personagens. Também gostei dos plots, mas o final do livro foi bem previsível.
Adorei a estética de dark academia e o modo como consegui sentir na pele as descrições da autora. Enfim, foi uma leitura incrível.

É um livro muito bom, sério mesmo. Não dei 5 estrelas porque não se compara com os meus livros favoritos de fantasias, mas realmente vale a pena se você gosta desse estilo de leitura.
Recomendado com sucesso!

Kauê 07/09/2023

??????????
"Quando nos tornamos pessoas tão terríveis?" "Talvez sempre tenhamos sido terríveis"

Nem sei por onde começar. Esse livro foi tudo que eu pensei que não seria e isso me consumiu da melhor maneira possível. Sete amigos, unidos pela mesma paixão. Durante anos eles desempenharam o mesmo tipo de papel, mas à medida que o elenco muda, o mesmo acontece com suas vidas.
A autora fez um trabalho incrível ao escrever personagens com múltiplas camadas. Seus desenvolvimentos e profundidades foram tão fascinantes que não pude deixar de ficar surpreso com o prenúncio do destino de cada personagem.
Esse livro me pegou de surpresa e me prendeu até o final. O primeiro ato é um pouco lento, mas quando a trama começou a rolar fiquei obcecado pela história.
Acredito que o que há de tão cativante neste livro são os personagens extremamente bem construídos. A maioria das reviravoltas na história eu adivinhei de antemão, mas nem de longe isso foi um problema. Em troca, fiquei mais chocado com o final em si. Com certeza vai entrar para a lista de melhores leituras do ano. Recomendo muito ?