Marcados

Marcados Caio Rossan

Resenhas - Marcados

Leitor Oculto 11/10/2023

Um enredo inteligente...uma trama instigante!
Na trama, a  jovem Calila e sua mãe, Cora, acabam de se mudar para cidadezinha de Alto Cedro. Seu tio-avô, Licurgo, faleceu, deixando uma casa e um antiquário como herança. No entanto, Calila logo descobre que a morte de Licurgo não foi uma fatalidade e, em alerta máximo, ela decide investigar o ocorrido. Todavia, acaba percebendo, da pior forma, que há uma forte "corrente" para abafar o caso.

Os problemas de Calila são ampliados, logo nos primeiros dias de aula, quando conhece a turma do ILMA, pois André, Fred, Miste, Roque, Caetano, Danilo, Glenda, João, Soraia, Carol e Eduardo, apesar de receptivos, escondem algo e nem todos estão satisfeitos com a presença dela ali.

E quando uma série de assassinatos brutais começam a ocorrer ela percebe que o perigo está próximo. No entanto, envolta por uma névoa de segredos, em casa e na escola, Calila não consegue enxergar a verdade, mas sabe que pode estar no passado da região o fio condutor para desvendar a morte de Licurgo.

O problema é que a medida que ela estreita relações com seus novos colegas é "drogada" por uma trama de segredos e mentiras que a torna cada vez mais indivisível do grupo. O papel de investigadora e cúmplice se fundem!

Agora não há escapatória! Calila terá que lutar pela sobrevivência junto com seus novos aliados - ao mesmo tempo que tenta descobrir a verdade. A grande questão é:em quem confiar?

Uma coisa é certa, nessa história não há inocentes. Todos são vítimas, mas, também, culpados e no final todos, todos estão MARCADOS!

Um livro moderno que se destaca nessa nova "roupagem" da literatura nacional contemporânea. Abordando temáticas relevantes e sempre de forma inclusiva.

Recomendo!!

Mila Araujo 25/01/2024

Alguém inocente?!
Livro de leitura fluida! Abordagem de temas pertinentes ao mundo que vivemos, preconceito, abuso, violência, vingança.... Muitos culpados?! Alguém inocente?! Descubra!! Rsrs
Caio Rossan 28/01/2024minha estante
???

PsicoThriller 23/10/2023

Uma mistura de Pânico, Gossip Girl e PLL ??
Essa é a premissa de Marcados, um Slasher Young Adult de tirar o fôlego ????

Nessa história, vamos conhecer Calila, nossa protagonista, e diversos outros personagens que vão permear as páginas com muita ousadia, tiradas mordazes e maldades que só adolescentes sabem fazer.

Com personagens LGBTQIAPN+ e trazendo assuntos extremamente importantes à reflexão, como preconceito racial, homofobia, elitismo, entre outros, o livro é bem mais do que um slasher adolescente e traz uma construção profunda de debates psicossocioculturais.

E se engana quem pensa que em um slasher adolescente não tem violência. Nesse livro, o sangue pinga das páginas. Bem mais do que isso, outros tipos de violência ainda mais difíceis de serem digeridas são descritas nessa história e confesso que algumas cenas foram difíceis de ler.

Com diversas reviravoltas e cenas de tirar o fôlego, o final é repleto de tensão. Confesso que fui totalmente pega de surpresa na revelação do assassinx, de sua motivação e, mais do que isso, de todo um cenário criado pelo autor para tornar aquilo possível. O epílogo ainda guarda mais uma surpresa final para os leitores.

Preparem-se para ver as máscaras caírem. Desconfiem de todos. Aqui, nada é o que parece. Não se apeguem a ninguém! ?

Petselivros 15/11/2023

Você vai ficar Marcado após ler esse livro!
A minha experiência de leitura de Marcados foi intensa e imersiva, de cara eu fiquei criando teorias e tentando de alguma forma conectar o passado com o presente. Bem como tentar entender se as mortes tinham conexão ou se no final teríamos duas vertentes sendo trabalhada no livro, uma relacionado ao passado ligado diretamente ao meio político, e outra relacionada aos jovens estudantes. No final minha teoria em parte teve certos pontos coerentes, no entanto, eu acabei sendo feita de trouxa (o que é ótimo se tratando de um livro de suspense) e ainda me fez criar um triplex na minha cabeça, pois mesmo após os desfechos eu ficava duvidando do que tinha lido e relia para ver se tinha realmente entendido e se tinha lido certo.

O livro tem uma crescente muito boa e repleta de reviravoltas a partir dos 50%, além disso os capítulos por serem curtos e alternar os narradores, fazem com que você não queira parar nenhum momento a leitura até descobrir uma vez por todas o que realmente está acontecendo e quem está mentido e falando a verdade, e claro desvendar a verdadeira motivação e quem é a pessoa por trás da máscara do Carranca.

Outro ponto que achei bem interessante foi que o autor não teve piedade no quesito salvar determinados personagens, então já se prepara para não se apegar a nenhum personagem, pois tem chances dele não sobreviver até o final do livro.

A forma que é abordado diversos temas bem como diversidade é um diferencial em um livro do gênero, algo que é difícil de se encontrar em um suspense, e faz querendo ou não os personagens ficarem mais fiéis a um grupo de adolescentes. Além de se passar em uma cidade do interior do Brasil adorei a forma que o autor coloca elementos da nossa cultura no texto.

Por fim, durante a leitura não tem como negar que a ambientação bem como a vibe do livro me fez lembrar bastantes as séries como Elite ou Pretty Little Liars só que com uma pegada mais terror Slasher. Então se você curtiu essas séries ou gosta dessa vibe mais Slasher vai adorar ler Marcados. Fica aqui minha forte recomendação.
Bia 15/11/2023minha estante
Eu amei essa dica Bru!!! Fiquei super curiosa para ler

Myndy 16/11/2023minha estante
Que bom que tu fez a resenha, vim do vídeo no YouTube pro teu perfil do skoob pra poder adicionar ele na minha lista ??

Marina 24/11/2023

Como gostei desse livro! Um livro jovem que me fez lembrar a série PLL.? Personagens que me cativaram e outros nem tanto rsrsr. Me senti dentro do ILMA! Que final...??

AmadoThriller 26/10/2023

Uma história impactante não só pelo seu roteiro mas também por abordar temas importantes como abusos, preconceito, homofobia e elitismo. Calila retorna com sua mãe para Alto Cedro após receber a herança de um tio avô e se vê envolvida em um novo grupo de amigos repleto de segredos, traumas e vinganças. A história mostra bastante o lado político da cidade, a corrupção e manipulações. Em meio a tantas lembranças ruins a turma do colégio ILMA enfrenta o Carranca, um serial killer que está disposto a eliminar esse grupo de Marcados. No decorrer da história descobrimos que por trás do Carranca existe uma motivação que eu nem desconfiava, mas que nem todos os envolvidos são apenas vítimas, alguma pessoas são apenas más.
Com cenas de assassinatos dignas de um slasher, é um livro que vai te surpreender. Também gostei muito da diagramação do livro, a passagem entre os capítulos e o fato dos capítulos serem pequenos torna a leitura bem fluída. A qualidade do livro me surpreendeu, a textura das folhas é excelente e isso tornou a leitura mais agradável.
Num contexto geral, acompanhando a turma do ILMA eu me senti num episódio de Elite com Gossip Girl, quem é fã das séries certamente irá gostar desse livro.

Rafa 23/07/2023

Ao herdar propriedades do tio-avô, Calila se muda contra a sua vontade para o Alto Cedro, cidade onde a mãe cresceu. Era para ser uma solução para as dívidas de mãe e filha e um novo começo, mas logo Calila se vê embrenhada em maquinações da política local e na ambição e nos segredos dos novos colegas. Com o assassino da Carranca cada vez mais próximo, a jovem corre o risco de ser silenciada e descobre que não pode confiar em ninguém. Quantos sangue Calila verá derramado até descobrir a motivação dos seus algozes?

Prepare-se para uma história cheia de mistérios, segredos. reviravoltas e MUITAS MORTES!!!

Vamos acompanhar Calila tentando descobrir o porquê das mortes na cidade para qual acabou de se mudar. Ao mesmo tempo em que tenta se enturmar na sua nova escola. Tudo fica mais estranho à medida em que descobre que os segredos dos passado dos moradores locais podem estar totalmente atrelados a tudo o que está acontecendo!!!

Tudo isso é feito de uma forma muito fluída e instigante!! Mesmo os adolescentes sendo os protagonistas da trama, isso não é problema!! O autor se livra dos clichês chatos do gênero e cria personagens muito interessantes!!! Claro que o destaque é Calila!!

A resolução da trama, me surpreendeu bastante!! O autor tem uma sacada muito inteligente para explicar a identidade do assassino e sua sede sangue!! Tudo faz muito sentido!!!

Fica a dica para a leitura de Marcados!!!!

Vincento Hughes 15/08/2023

Mais um thriller se destacando no meu queridômetro de les
Depois de herdar propriedades do tio-avô e se mudar, contra a vontade, para a cidade onde a mãe vivia na adolescência, Calila faz novas amizades na principal escola de Alto Cedro, no sertão baiano. O recomeço de uma vida pacífica vai se perdendo à medida que a jovem conhece segredos entre seu grupo de amigos, descobre mentiras no cotidiano das autoridades e desconfia de que alguém com uma máscara de carranca está assassinando pessoas na cidade.

Unindo a cativante premissa de reunir adolescentes amadurecidos em meio a um clima de suspense e mistério, Caio Rossan utiliza a ambientação nordestina e a conceituada escola ILMA para construir a cada capítulo uma conexão entre diversos personagens interessantes, tanto pelas personalidades, quanto pela diversidade cultural, étnica e de orientação sexual. Usando pontos de vistas em terceira pessoa de cinco deles, com protagonismo para Calila, o autor constrói relações de amizade, desenvolve intrigas, lança segredos e reúne as pontas do que fornece, valorizando a importância das cenas e o aparente clima de desimportância entre os estudantes com relação às primeiras mortes.

A casa de Calila, o antiquário do seu tio-avô, o ônibus 4040, as adjacências e dependências do ILMA, as mansões de dois dos amigos de Calila, as descrições no festival cultural da cidade: cada detalhe foi pensado para conectar as engrenagens de mistério, de suspense e de cenas slasher que compõem a obra.

Indo além da identidade do Assassino da Carranca e de reviravoltas poderosas, ?Marcados?
se destaca pelo atrativo de reunir personagens adolescentes amadurecidos, linguagem fluida e coerente, e o aspecto contemporâneo das rede sociais. Um thriller recomendadíssimo e que entrará no rol do queridômetro literário de vários leitores.

Belinha 30/08/2023

Marcados
Calila, uma adolescente que herda de seu tio-avô falecido um antiquário. O que ela não sabe é que todos ao seu redor esconde grandes segredos, inclusive sua mãe.
Calila está disposta a ir atrás de verdade, mesmo que isso se torne uma jornada perigosa. Esperta, destemido, corajosa ela é capaz de tudo para que a verdade venha a tona.
Um assassino esta a solta,e dá a entender que qualquer um pode se tornar sua vítima, mesmo que a vitima seja proxima a ela.
Nesta história vc encontra, manipulação, crime, psicopata, tensão, garotos cheio de hormônios, vingança, etc.
Eu amei a historia, os personagens, a escrita. Fiquei com raiva de alguns e chocada com outros. Fui feita de trouxa literalmente e adoro quando isso acontece. Recomendo fortemente, venha ficar marcado!!!!!

Léo 24/06/2023

Um dos melhores suspense!
Marcados é aquele livro que te prende do começo ao fim, além de abordar muita representatividade nacional e com um toque de suspense que os fãs de Agatha Christie e Charlie Donlea amam!

Lorenna.Rossan 29/07/2023

Opinião sobre marcados!
Li a primeira versão do Marcados (em 2020, em ebook, formato independente) e dizer que é uma nova versão é um erro; Marcados é um novo livro, alterado de capa a capa. O que já era bom (as conspirações em Alto Cedro, os estudantes maquiavélicos do ILMA e a Calila) se tornou ainda melhor.
Gostei muito das mudanças de pontos de vista, das sensações viscerais e reais que o escritor conseguiu gerar e da quebra de estereótipos. Por mais que Marcados tenha personagens adolescentes, até os adultos mais preconceituosos com esse tipo de personagens, vão ter uma boa surpresa.
Os jovens são complexos, bem construídos e diferentes entre si.
Além da Calila, os personagens que orbitam a prota estão longe de serem meras sombras. Fred, Caetano, Miste e até mesmo a mãe de Calila são tão interessantes quanto ela.
O livro primeiro te coloca no ambiente de Alto Cedro, não apenas na paisagem, mas também em como a Lei funciona por lá. É possível também compreender quem é a Calila e a dinâmica dela com a mãe, com o tio-avô, com o amigo da mãe.
Depois disso, quando os outros jovens aparecem, o livro consegue engatar uma surpresa atrás da outra.
São tantos plot twists que só resta aplaudir a criatividade (e coragem) do autor, que não se intimida ao tocar em assuntos sensíveis.
A reta final é frenética e quando tudo parece resolvido, mais surpresas acontecem.
Ah, e ainda tem o epílogo, que para os mais atentos (como eu), perceberam nas entrelinhas de quem aquele garoto é filho.
Recomendo demais.

Breve.Historia 01/11/2023

Eu simplesmente amei!
Caio Rossan trouxe bastante talento e agilidade com seus personagens adolescentes e misteriosos. O livro me trouxe muitas emoções, principalmente a não confiança em muitos deles, para descobrir o segredo da morte do tio-avô da Calila. Gostei das referencias que o autor colocou na trama e já aguardo novos lançamentos. Indico para todos os fãs de suspense.

site: https://www.instagram.com/p/Cy0w6pCLg-D/

Rojard 06/01/2024

? descobrir que já era marcado antes mesmo de ser?. eis a sensação inevitável pós leitura deste. recomendo.

Munir.Taha 18/07/2023

Ótimo livro ?????
Difícil descrever esse livro, cheio de vidas cruzadas, mistérios e criança interior mal resolvidas! Demorei um pouco para engatilhar, mas depois da página 150 terminei em menos de 24hrs.

Tudo que acontece no decorrer do livro te surpreende e te apavora ao mesmo tempo.

No geral, curti bastante a leitura, você vai tentando resolver os enigmas e ficando cada vez mais curioso para saber o desfecho.