Exploração

Exploração Gabriela Wiener

Resenhas - Exploração

lauramathias 30/03/2024

Diferente do que achei que seria
Comecei a ler o livro com uma expectativa e no final era uma coisa completamente diferente do que imaginei.

Não consegui me envolver muito na leitura. Realmente tem alguns trechos interessantes mas no geral as reflexões sobre as questões pessoais da autora não me pegaram.

RenMMP 07/02/2024

Huaco Retrato
Desafio América da Sul - Peru

Em "Exploração", Gabriela Wiener fala de sua identidade (e por tabela, da identidade da América Latina) através de suas reflexões sobre o seu tataravô Charles Wiener. Esse ensaio (ou novela de autoficção?) trata sobre as influências de suas origens, indígenas e européias, em como ela se vê e como é vista e tratada pela sociedade.

É um livro abundante em reflexões sobre como o processo longo de colonização nos afeta até hoje, mesmo em níveis mais sutis. Gabriela não tem medo de expor sua vida e suas reflexões neste livro que incomoda certamente aonde deveria.

Resumidamente, é um ótimo livro, com pitadas de autoficção apimentadas e angustiantes, com reflexões importantíssimas costuradas com o talento da escritora.

site: https://www.imsouthamerican.com/pt/post/explora%C3%A7%C3%A3o-peru

Lucas990 09/08/2023

A protagonista deste livro é descendente direta de um europeu que quase descobriu Machu Picchu, e embora a história aborde o tema de ancestralidade e família diversas vezes e em diversas camadas, é a escrita da autora/personagem, seus pensamentos, alusões, certezas e incertezas sobre esses e outros temas que me fizeram devorar esse livro em poucos dias.