Do outro lado do folclore

Do outro lado do folclore Pedro Martins

Resenhas - Do outro lado do folclore: narrativas horripilantes do folclore brasileiro

Marcio.Luiz 05/05/2024

O Folclore Brasileiro ganha em expressão...
O autor Pedro Martins é feliz em sua incursão pelos mitos e lendas do Folclore Brasileiro contando em seus 11 contos, (ou seriam recontos?), como o imaginário pode se misturar com fatos reais. Os contos são interligados por informações sutis, que só adicionam um sabor especial às narrativas, mas que não atrapalham em nada o entendimento se não os ler em sequência. Sua narrativa é fluida e bem diversificada,adaptando-se ao estilo de época. É muito bom e vale a pena a leitura!!!

"Ana Paula" 01/04/2024

Quando a NS lançou esse livro eu já fiquei doida por ele. Gosto muito do folclore, mitos e lendas brasileiras. Acho que o brasileiro tem um jeito diferente de contar os causos e isso me fascina. O autor é da minha cidade. Fez sessão de autógrafos mas eu não pude ir, então assim que pude adquirir o livro - ele está a venda na feira de Livros @amoleroriente no @jardimorienteshopping - eu o fiz e o devorei em dois dias!

O livro conta com 11 contos, cada um com um personagem diferente do nosso folclore. Confesso que alguns eu demorei a reconhecer, já que os contos não falam abertamente o nome do ser que vai surgir. Tive que dar um Google pra achar! Mas foi muito legal desbravar essas páginas e conhecer a escrita do autor.
Um dos pontos positivos da obra, é a ordem cronológica dos contos que vão desde antes do descobrimento do Brasil até os dias atuais. Então não pense que vc vai passar sem sentir um medinho pq vai! A escrita do autor é empolgante e o enredo nos deixa curiosos para saber mais sobre a história.

Como um todo, eu gostei muito! A capa está linda demais. Condizente com o enredo e até com alguns personagens que vamos encontrar durante a leitura.
Tenho certeza que qualquer leitor que embarque nessa jornada, vai gostar dos contos. Foram muito bem escritos e trazem toda cultura e tradição de cada época apresentada.

Kah 15/03/2024

Estava super ansiosa por esse livro e foi uma decepção pra mim. Pensei que os contos seriam de terror pesado e não foi bem assim. Não consegui me apegar e nem gostar assim de nenhum. Enfim, triste. Depois de tantas resenhas positivas que vi, esperava muito mais...

Giovanna.paginasda 09/03/2024

Nosso folclore de modo macabro. @paginasdagio
?? De uns tempos para cá tenho lido muitos livros que retratam o folclore brasileiro de uma forma mais macabra, então esse já foi um dos motivos para ler essa história.

?? Os contos são em ordem cronológica desde quando os portugueses chegaram no nosso país até os dias de hoje e são lendas de vários estados diferentes.

? Como se passa em várias partes do Brasil, faz com que a gente tenha conhecimento de lendas locais que talvez não estejam no repertório de todos. Por outro lado, eu gostaria que talvez no final do livro houvesse uma listinha com o nome das lendas dos contos, porque várias eu não conhecia e nem sabia como pesquisar sobre para saber mais.

Meus contos favoritos foram:
? A Pecadora de Cafundós (mula-sem-cabeça)

?? Levantado Pelos Tambores (Saci-Pererê)

? Duas Vezes Fugitiva (boto-cor-de-rosa e que acho que seria incrível se o autor fizesse uma versão maior dele focando nisso de estudo científico e lendas)

? Entre Linchamentos e Crianças Desaparecidas (homem do saco). Esse acho que foi o meu favorito de todos. Amei a forma como o autor escreveu ele como se fosse um programa de televisão bem estilo Linha Direta.

? No geral, é um livro muito legal de se ler, que faz a gente conhecer mais do nosso próprio folclore com um pouco de ficção e terror também.

loh__Z 06/02/2024

Não entrega o que promete
Os últimos contos são bons, mas do começo até a metade do livro achei tudo muito chato. o livro promete terror psicológico, sobrenatural, horror, suspense e gore e só teve uns 3 contos que eu senti um pouco mais dessa pegada. achei que não cumpre com o que promete.

lilizard 14/01/2024

Alguns contos são mais interessantes do que outros, o que é meio óbvio em uma coletânea, a escrita é simples mas achei interessante não deixar óbvio de qual lenda se refere o conto até chegar em seu ápice, adoro obras que lidam com o folclore e esse honrou

Ju Oliveira 17/10/2023

Folclore com uma pitada gore
Do outro lado do Folclore reúne 11 contos com a temática do Folclore Brasileiro, mas com uma boa dose de horror/gore.
Achei genial como o autor nos traz esses contos em ordem cronológica, que vão atravessando períodos históricos do nosso
país, até chegar aos dias atuais. Achei muito interessante ir acompanhando conto a conto, a evolução dos costumes, linguajar
toda a cultura e as tradições de cada época.
O autor tem uma narrativa excelente, que prende o leitor e ao final de cada conto deixa aquele gostinho de quero mais.
Fãs de histórias sinistras, com uma boa dose de horror, suspense, sobrenatural e gore, não podem deixar de conhecer
o trabalho do autor. Principalmente agora no mês de Outubro, que tem tudo a ver.
Gostei demais!

Joi @colecaodajoi 05/09/2023

E se eu te contasse que talvez o folclore brasileiro não seja tão fofinho como nos contaram ?

Do outro lado do folclore nos trás 11 contos de terror/horror onde, cada conto vai abordar um personagem do nosso folclore.

Com uma cronologia que começa lá quando os portugueses invadiram e colonizaram o Brasil, as história vão avançando no decorrer dos anos e passando por vários pontos importantes - como a guerra entre índios e portugueses, escravização e a ditadura militar - até chegarem nos dias atuais.

Além de uma edição super linda e rica em detalhes, todos os contos são envolventes, fluidos e instigantes. Os meus favoritos foram o da mula sem cabeça e o do boto rosa, me deixaram totalmente obcecada pela leitura.

Não sou muito de ler terror/horror mas esse aqui super recomendo.

Larissa 28/08/2023

O folclore mais sombrio
Esse livro chegou no momento certo. Eu adorei tanto a temática, só por ser tratar do folclore brasileiro, que isso eu via muito durante minha infância na escola, e atualmente não vejo muitos livros com esse assunto. E além de tudo, é de um autor nacional, Pedro Martins.

Mas não se enganem, esse livro é de terror/horror.

Aqui teremos onze contos que abordaram criaturas do folclore brasileiro de uma forma ímpar. As histórias são em linha cronológica, ou seja, nos contos vamos vendo diversos cenários do Brasil, desde ante da chegada dos portugueses, passando pela Ditadura Militar e ambientado até os tempos atuais.

Cada conto terá sua peculiaridade, seu ar sombrio, seu suspense, o sobrenatural, horror e suspense.

E o autor mandou super bem em como construir esse livro, pois acompanhamos até a linguagem nas narrativas que vão mudando ao longo do livro.

O conto que mais gostei foi "Duas vezes fugitiva", e falando um pouquinho dessa trama, vamos ter aqui a questão do boto cor-de-rosa, e foi bem instigante e tenso essa história.

Em uma edição incrível, vale super a pena conhecer esse livro e todas as suas histórias. É um livro que em um dia você lê.

INSTAGRAM: @mundoliterariodalari