Vlad Drácula

Vlad Drácula Roy Thomas

Resenhas - Vlad Drácula

Onassis Nóbrega 10/03/2024

Vlad. Histórico e ficcional
Mais uma boa HQ da Pipoca & Nanquim. Segue o padrão de luxo da editora, com capa dura, bom papel, extras que acrescentam informações importantes a obra.
Sobre a obra em si, excelente história focada, principalmente, na trajetória do Vlad III, príncipe e, por 3 vezes, soberano da Valáquia, que é considerado um herói pelo seu povo mas, pela brutalidade de seus métodos contra os adversários (notadamente turcos), ganhou uma áurea que, futuramente, serviu de inspiração para o personagem ficcional Conde Drácula, o vampiro. A HQ consegue fazer uma boa interface entre os personagens.
Apenas uma coisa que me chamou atenção no início da leitura - uma aparente ?falta de profundidade da arte, acho que foi uma opção desta edição explicada em um dos textos de apoio no final. A versão inicial era colorida e a cor foi eliminada nesta para ?valorizar? o traço do desenhista. Mas acho que houve esta ?perda de profundidade.

LuBroggi 19/12/2023

As artes do Esteban Maroto seguem lindas
A história a gente já conhece, mas contada pela visão do Maroto deixa tudo mais interessante, os desenhos dele e para deixar qualquer um com medo do Vlad

ThayAvalon 08/12/2023

Hq sensacional, desenho lindo, traço bem expressivo !
A história tem dois adendos, ao mesmo tempo que ela é bem explicativa ela também omite e altera alguns fatos, talvez a ideia não seja ser exatamente fiel a história de Vlad Tepes , Vlad III por ter lido muito sobre a figura de vlad e Drácula eu consegui notar essas diferenças. Quando nas considerações finais, é importante destacar que não há NENHUMA COMPROVAÇÃO DE QUE BRAM STOCKER SE INSPIROU EM VLAD , não existem registros alguns nem de pesquisa ,já li e fui atrás e é boatos , não sei se a família que retém os diários de pesquisa dele em algum momento falou sobre isso, mas , até hoje nunca achei, eu me irrito com essa questão de acharem que tem que dá motivo pra tudo , pra toda a inspiração de autores vitorianos, e também em debochar de certa forma a vida nada "exitante de Bram *. É isso , amei , a edição tá belíssima, salvo esses pontos , foi um trabalho muito bonito e bem feito !

Guilherme.Lefort 07/08/2023

Excelente!
Uma história concisa e muito boa, principalmente por misturar a lenda com fatos históricos e com uma arte deslumbrante!

RenanDuarte 30/07/2023

Vlad Drácula: homem, lenda e algo mais...
Roy Thomas fez um incrível trabalho de pesquisa e escrita, entrelaçando acontecimentos reais da vida de Vlad III, com lendas em torno da figura do Drácula e seu reinado de conquistas, tragédias, terror e sangue. Tudo isso magistralmente ilustrado por Esteban Maroto, que arte linda e enfeitiçante! Vale muito!