Como eu era antes

Como eu era antes Amber Smith

Resenhas - Como eu era antes

Lorena 28/02/2024

Uma das leituras mais pesadas que já fim, toda a história acontece em primeira pessoa, então a gente consegue sentir basicamente tudo, se você já passou por situação de assédio não leia pq vai ser dificil, história dolorosa mais no entanto necessária.

Gracie5 27/02/2024

Consequências do abuso na vida da Eden
O livro não é só sobre uma garota que foi vítima de violência sexual, é sobre as consequências do abuso na vida da Eden, o livro já inicia de forma bem crua, narrando o acontecimento, e nas próximas páginas o livro é dividido em partes, que narram os anos do ensino médio de Eden. Não vou mentir que as vezes eu fiquei com raiva dela, e ficava tentando entender o porquê de ela estar "detonando" sua vida e tratando todos a sua volta tão mal, mas depois eu parava e pensava, "caramba, ela foi vítima de um estupro e não teve o mínimo apoio", todo mundo notou diferenças, mas porque ninguém perguntou? Um simples "Você tá bem?" Talvez teria mudado o ritmo dela, não vou ficar procurando culpados, afinal o único culpado de verdade, é o Kevin, mas lendo o livro, eu percebi que as vezes estamos tão focado no nossos próprios problemas, que esquecemos das pessoas ao nosso redor. Todo mundo só sabia julgar e apontar as diferenças e peculiaridades de Eden, mas ninguém perguntava o que de fato tinha acontecido, como a doce e ingênua Eden, tinha se tornado a Eden amarga que usa os caras? O livro é bem profundo e me fez refletir bastante, não vou negar que para algumas pessoas, algumas partes do livro, vão ser chatinhas, porque você só vai ver uma garota sendo inconsequente (Coisas que lendo você vai perceber que são só tentativasde escape), enfim é um bom livro, tem seus gatilhos, então não é para todo mundo, tô ansiosa para continuação.

hmcamilla 26/02/2024

Como eu era antes ?
Muito bom!! O inicio do livro me prendeu bastante. O meio me deixou meio assim, pq a personagem principal acabou me irritando um pouco com algumas atitudes ?. Mas que quando a gente lembra por tudo que ela passou acaba sendo super compreensivo o tipo de comportamento.
O final foi bem acolhedor, então amei ?
Desde já ansiosa pela continuação?

Quacs 25/02/2024

Cada página é um soco no estômago. algumas desgraças só abrem a ciranda de mais e mais desgraças ??
Gabyz.z 25/02/2024minha estante
...de você

Renata 24/02/2024

Sufocante
Enquanto ela não contou pro Josh, pro irmão, pra detetive eu não consegui respirar em paz, a leitura é angustiante, o tempo todo eu senti a necessidade de abraçar essa menina e dizer que ela ia ficar bem
Uma leitura extremamente necessária, mostrando que o caminho pra cura geralmente é tortuoso e nos faz sentir como se não fôssemos mais nós mesmo.
Por mais que pensemos que faríamos diferentes o tempo e o trajeto para cura é diferente pra cada um, individual e único.

Pauly0 21/02/2024

Confesso que comecei a ler esse livro achando que seria mais um clichê romântico (escolhi pela capa e não li a sinopse antes) e acabei me surpreendendo. Foi uma leitura muito difícil, chorei diversas vezes, mas ao mesmo tempo é fluída (o que me fez ler em um dia, apesar de todos os gatilhos). O livro fala sobre @bus0 Sexu@l e já começa com essa cena tão cruel e dolorosa. Espero que a sequencia seja lançada em breve em Português.

Nina Souza 20/02/2024

Um livro que me destruiu
É estimado que mais de 400 milhões de crianças e adolescentes sejam vítimas de violência sexual no mundo durante o ano. Segundo a OMS, uma em cada três mulheres sofre diariamente algum tipo de violência. E, infelizmente, Eden é uma garota que se tornou estatística drasticamente cedo – saindo da ficção e representando a realidade de muitas crianças.

Esse livro não foi uma leitura fácil em nenhum aspecto. É brutal, e já começa com a cena de abuso: o melhor amigo de seu irmão (por quem é drástica e inocentemente apaixonada) a estupra. E tudo muda a partir disso.

O livro carrega uma carga que foi além do que eu, que não costumo ter nenhum gatilho, precisei de tempo para processar tudo. A mudança drástica do comportamento de Eden é alarmante e, ao mesmo tempo, ninguém pareceu perceber. Pelo contrário, culpavam simplesmente a rebeldia da pré-adolescência.

Muitas vezes eu me questionei o papel dos pais, sempre negligentes, indiferentes e com um evidente favoritismo ao irmão mais velho e ao abusador que, como na maioria dos casos, é íntimo da família e muito querido. Isso é um alerta muito sério que deve ser considerado, porque, muitas vezes, a falta de diálogo faz com que haja uma morte em vida.

Eden é a personificação de uma criança tentando lidar e processar coisas inimagináveis e nenhum suporte, trazendo as consequências profundas de um trauma e da dor diária que faz com que, por estar completamente despedaçada, faça o mesmo com outras pessoas – e a leve a fazer escolhas ruins que a levaram para a autodestruição em todos os aspectos.

Esse livro me destruiu em vários momentos e eu saí com o coração tão apertado que só respirei realmente no final. A pior coisa do mundo é o grito silencioso de alguém que se tornou uma pessoa tóxica por conta das circunstâncias da vida – uma personagem real, que passa mensagens reais em situações reais. E é isso que vale a leitura: cada página é um alerta, e cada ação é um apelo para podermos olhar com mais carinho para o outro.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Andressa 18/02/2024

Um dos melhores livros que já li.

É chocante, é duro e acima de tudo é real, muito real.
Não é uma leitura fácil, o livro já se inicia com a cena do abuso, e você acaba se sentindo igual a principal (Eden), sem saber o que está acontecendo, até que você e ela, ao mesmo tempo, passa a entender. É brutal.
O peso de tudo que aconteceu, vai consumindo tudo o que ela é, já foi ou poderia ter sido. É angustiante vê a pessoa morrer em vida, não se importar mais com nada, e querer sentir de alguma forma algo, mesmo que isso acabe te destruindo ainda mais.
Demorou anos até ela encontrar a força que precisava. E até mesmo nessa força, você sente a dor que a consome.

Chorei junto com a Eden em várias partes desse livro.

É desesperador imaginar que essa situação está ocorrendo em algum lugar nesse exato momento.

Super recomendo a leitura.
Aguardando ansiosa o segundo livro.

Miih 16/02/2024

Não sei oq dizer desse livro
Eu comecei a ler esse livro tem 2 meses, consegui terminar ele hj, é um catilho.
Não sei oq dizer. O final é surpreendente.

Umlivrouma.isa 15/02/2024

Um livro com assuntos duros
? Vamos começar pelo mais importante, o livro fala sobre abuso $exu@l.

? Então se você tem problemas com o assunto, tome cuidado com os gatilhos.

O livro conta a história da Edy de 14, abu$@d@ pelo amigo de infância do irmão!

Ela enfrenta o medo que o cara colocou nela:

? Se falar te mato
? Ninguém vai acreditar em você

Ela no dia seguinte fica desesperada para a mãe perguntar o motivo dela estar suja de sangue e a mãe simplesmente repreende ela, achando que ela não tinha anotado seu fluxo mensal....

O livro desenrola os traumas dela, ela passa ser uma criança rebelde, fria, isolada, começa a se machucar verbalmente e as pessoas ao redor e por incrível que pareça ninguém pergunta "o que tá acontecendo, o que aconteceu" ela passa muito tempo esperando" que alguém perceba algo e tente conversar com ela.

Eu fiquei muito triste de ver ela entrando numa onda destrutiva para esquecer! Ela se perde totalmente e sozinha.

Contém assuntos como:
? Sexo
? Bebidas
? Drogas

Motivo que pra mim o livro não é 5 , do meio para o fim a autora muda totalmente o foco do livro, passa a ser um livro de brigas de amigas, amiga isso e aquilo, muda algumas coisas na narrativa que precisei parar e tentar lembrar se pulei algo, então isso meio que me desanimou.

?? O livro não é ruim.
Poderia ter abordado mais fatos sobre o assunto a modo ajudar as milhares de meninas e meninos de 14 anos do mundo.
?? O assunto tem que ser falado em todos os lugares possíveis, para ajudar essas pessoas e punir os causadores.

?Pais tomem cuidado com seus filhos! Com tanta intimidade e liberdade de pessoas.
??Pais construam amizades com seus filhos, para que eles se sintam seguros em te procurar sempre independente de qualquer situação.
?Pais prestem atenção no seus filhos e sentimentos

?Lembre-se livro é individual, cada um recebe a história de um jeito! Se tem vontade de ler, leia.

Colapso literário 15/02/2024

Sim, se você é fã de Colleen Hoover, você vai amar essa leitura.
Visivelmente devorei, então posso afirmar que a escrita é bem fluída e te prende demais!
Vale a pena? Sim, mas não achei nada Uaaaaaal