Como eu era antes

Como eu era antes Amber Smith

Resenhas - Como eu era antes

Bell 19/05/2024

Como eu era antes conta a história de Eden, uma jovem vítima de abuso sexual, conforme tenta lidar com o trauma da violência do seu próprio jeito, tateando o caminho em busca de se reconhecer como sobrevivente. Impactante e comovente, a trajetória de Eden vai permanecer na cabeça do leitor até muito depois da última página.

Rafaela1367 15/05/2024

Como eu era antes de você é um livro bem difícil de ler, é incômodo porque por mais que essa história seja ficção, infelizmente é a realidade de muitas mulheres. Acredito que o livro seja mais real do que imaginamos na verdade, quantas mulheres morrem sem contar suas histórias de abusos, e infelizmente são moldadas por esse trauma, sem forças para se quer falar sobre isso, é repugnante. Li o livro ansiando o momento que ela finalmente conseguisse se libertar daquela dor, daquele momento porque estava afundando ela e ele tinha que pagar pelo que fez, confesso que queria muito ter lido o sofrimento dele, mas tudo bem, não podemos dar palco para esse tipo de ser humano. Um dos pontos mais incríveis do livro é que além de abordar um tema tão delicado, conseguiu colocar um personagem tão sensacional, tão fundamental na história, obrigada Amber pelo Josh, ele foi tão essencial que não tenho palavras pra descrever. Queria que o final tivesse sido diferente? Queria, porque fiquei totalmente apaixonada pelo Josh, mas é compreensível o rumo que tomou. Ansiosa para ler a sequência, estou torcendo muito por Eden e Josh.

Paulla Jales 10/05/2024

O que eu posso dizer dessa leitura? Eu simplesmente não consigo expressar tudo que senti lendo esse livro, acho que uma vida inteira seria insuficiente para demonstrar tudo.

Gostaria de abraçar a personagem, mesmo sabendo que é uma obra de ficção, ela é TÃO cruelmente verdadeira, pois isso acontece o tempo todo, em todo lugar, inclusive vindo de quem mais confiamos, vindo de onde menos esperamos.

A gente se julga, se martiriza, se questiona a existência de Deus, pois se Ele realmente existe, porque deixou que acontecesse?
A gente questiona a família, pois família não é sinônimo de cuidado?
A gente questiona a nossa índole, pois não somos pessoas de bom caráter?
A gente se questiona se aquilo é fruto de algo que nós recebemos porque merecemos (?)
São tantos questionamentos...

Essa obra ficcional é infelizmente mais real do que tudo, neste exato momento, isso está acontecendo com uma mulher, um homem, uma criança.

Esse livro me tocou, tocou em uma parte que a gente nem sequer quer lembrar, mas a gente lembra...

DéboraMP 09/05/2024

Como eu era antes
Eden é uma jovem de 13 anos com uma vida acadêmica promissora, mas quando ela é violentada pelo melhor amido de seu irmão, ela deixa de ser essa garota.

Movida pelo trauma, por injustiça e boatos, ela busca formas de amenizar a dor e acaba abandonando tudo o que antes lhe fazia bem e age como se nada mais importasse, nem as amizades.

Além do trauma, Eden vive os encantos do primeiro amor e as dores de um coração partido. Tudo isso só piora a forma como ela enxerga a si mesma. Ela sabe que precisa contar o que houve para alguém, mas a oportunidade e, postumamente, a coragem de falar não aparecem.

Apesar de alguns diálogos meio bobos e do final bem corrido, eu gostei da história. A escrita é fluída e houveram vários momentos em que consegui me colocar no lugar da Eden, sentir sua angústia e dor.

A forma como Eden age, exagerada e escrota, fica um pouco forçada em certos momentos, mas aí você lembra o tamanho do trauma ao qual ela foi exposta e até entende. Uma acontecimento assim, com certeza, muda a pessoa. E foi o que aconteceu com ela: Eden teve sua vida roubada.

Em relação aos personagens, tenho algumas considerações: na trama toda os pais de Eden só encheram linguiça, não tiveram um papel relevante no desenvolvimento da história e acho que nem fariam falta; Steven é um personagem nada palpável, sem graça e só serviu para ter dó desse menino; Josh também não é nada palpável, a atitude dele e as últimas cenas entre ele e Eden não fazem sentido nenhum para mim; sobre os "amigos" da Eden, não vi aprofundamento algum; Caelim, o irmão da Eden é um irresponsável e um tanto patético. Sobre Kevin, sem comentários, pois acho que o que ele faz já diz tudo sobre ele.

Sobre o final, achei bastante corrido. Acho que a autora poderia ter dado menos ênfase nas "besteiras" que a Eden acaba fazendo e ter caprichado um pouco mais no desfecho de tudo; senti falta de saber o que de fato houve com o abusador.

Gostei que no final da história a autora colocou um informe sobre como pedir ajuda. A premissa do livro é legal, é um assunto que deve ser falado, mas, na minha opinião, a execução deixou um pouco a desejar. Vale a pena esta leitura? Sim. Leia, principalmente, para tirar suas próprias conclusões.
Raquel Paixão 17/05/2024minha estante
Finalizei ontem o livro e a sua resenha transmitiu EXATAMENTE tudo o que eu achei da história. Tive as mesmas impressões!

Sadoraventureira 05/05/2024

Bom o que dizer da história? Infelizmente muito identificável, Edy é uma adolescente normal, boa até demais e de repente tudo muda, acredito eu que esse tipo de coisa muda alguém pra sempre, não dá mais pra ser a mesma pessoa, gostei muito de ler me emocionei

Lu Perton 05/05/2024

Excepcional!!
Que livro maravilhoso!!!!
Compro livros sem ler sinopse, então foi uma surpresa quando vi o assunto que o livro tratava.
Que forma incrível que a autora abordou tal problema, e como a personagem lidou com isso.?
Vale muito a pena, te faz enxergar a vida de outra forma, a pensar em como fala e trata as pessoas, pois ela pode estar pqssando por algo que nem imaginamos.

RobertaAdoletras 05/05/2024

Puta merda...
Que somos no estômago foi ler esse livro, a história é contada em primeira pessoa o que te faz sentir a dor da personagem. A Éden sofre um abuso do melhor amigo do seu irmão com 13 anos de idade e sofre com isso durante 3 anos, ela o odeia e passa a tomar decisões em sua vida buscando anestesiar sua mente e sei corpo da dor infligida.
Ela era uma menina doce, gentil e perde sua essência por medo de contar o que ocorreu, por medo de não acreditaram nela, isso é triste, mas reflete por vezes o medo de muitas vítimas.
Éden conhece Josh um menino gentil, um personagem fofo.
Não sei bem o que dizer, gostaria que ela no fim pudesse ter reconstruído sua vida, mas o livro acaba com esperança.

manusousaa 02/05/2024

Como eu era antes - Amber Smith
Nunca havia lido um livro que abordasse não somente o estupro, mas suas infinitas consequências, de uma forma tão genuína.

" Como eu era antes ", conta a história de Eden, uma garota que foi estuprada quando tinha 13 anos e sofre durante três anos com essa mágoa. O modo como a autora descreve o estupro é tão detalhista que chega a embrulhar o estômago. O ódio pelo criminoso vai crescendo ao decorrer das páginas a medida que se nota as sequelas do abuso. Eden se torna outra pessoa após o ato, e sua vida muda completamente.

Eu nunca conseguiria descrever o que senti nessa leitura. Só lendo para entender o quanto ela te pega e te prende, e te faz chorar e transbordar de empatia por Eden e sua situação. O modo como a autora sabe dosar isso e nos mostrar as sequelas do crime, é surreal.

E então temos Josh, o alívio em meio a tantas turbulências. Ainda sim, Eden não se vê digna de nada e nenhum sentimento além de ódio.

Acompanhar essa trajetória foi lindo. Me emocionei e creio que todos deviam ler esse livro. Ele aborda um tema sensível que precisa ser mais popular. Falar sobre isso tem que se tornar comum, para que mais vítimas sejam encorajadas a falar sobre o assunto.

Leitura necessária.

Ana Ceci 01/05/2024

História chocante!!
Confesso que demorei para escrever essa resenha de tanto que essa história me impact0u! Eu já esperava uma leitura intensa, mas o que encontrei aqui superou todas as minhas expectativas!

O tema dessa trama é extremamente forte, pois trata de abus0s, estupr0, vi0lênc!a e tr4umas, então, por favor, se atentem a esses gatilhos!

Bom, quando comecei a leitura, não imaginei que tudo fosse narrado de forma tão dinâmica e forte! Esse já foi o primeiro ponto positivo. Logo nos primeiros capítulos, já ficamos sabendo que a jovem Eden foi estupr4d4, e até aí eu estava achando tudo rápido demais, porque imaginava que esse acontecimento fosse lá para a metade do livro! Só que não, uma das cenas mais tens4s já acontece logo de cara e o que vem depois é extremamente ch0cante!

E é aí que vem o segundo ponto positivo: os acontecimentos posteriores ao tr4uma de Eden me envolveram muito na história. É claro que ela não seria mais a mesma garota tímida e inocente de antes…muito pelo contrário, a mudança radical de Eddy me fez devorar as páginas para entender tudo e onde a história ia chegar.

Sem mais detalhes para não dar spoilers, tenho certeza de que quem leu não vai esquecer do Josh e nem da relação com sua amiga Mara! E para quem não leu ainda: se prepare para se envolver MUITO com essa trama. Até tive que deixar de ler por um dia de tão ligada que estava na narrativa.

Enfim, esse é um livro que vale a pena ser lido com calma e absorvido em toda a sua essência. A história de Eddy precisa ser conhecida!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/

Wilza.Mary 01/05/2024

Emocionante
Aquele livro que nos faz repensar sobre vários aspectos. O abuso sexual sempre será um tema a ser discutido. Porque sempre a vítima tem que se calar? O medo ele trava. Prende. E nesse livros vemos isso. Muito bom

Emerson183 30/04/2024

???? ?? ??? ?????
Um livro que aborda um tema muito sensível mas necessário, falar sobre isso e entendermos ele melhor para não diminuir ou julgar a dor de outra pessoa. E mostra que independente das situações pode acabar tudo bem no futuramente mesmo doendo no presente, é importante denunciar de acordo com o tempo da pessoa.