Como eu era antes

Como eu era antes Amber Smith

Resenhas - Como eu era antes

manusousaa 02/05/2024

Como eu era antes - Amber Smith
Nunca havia lido um livro que abordasse não somente o estupro, mas suas infinitas consequências, de uma forma tão genuína.

" Como eu era antes ", conta a história de Eden, uma garota que foi estuprada quando tinha 13 anos e sofre durante três anos com essa mágoa. O modo como a autora descreve o estupro é tão detalhista que chega a embrulhar o estômago. O ódio pelo criminoso vai crescendo ao decorrer das páginas a medida que se nota as sequelas do abuso. Eden se torna outra pessoa após o ato, e sua vida muda completamente.

Eu nunca conseguiria descrever o que senti nessa leitura. Só lendo para entender o quanto ela te pega e te prende, e te faz chorar e transbordar de empatia por Eden e sua situação. O modo como a autora sabe dosar isso e nos mostrar as sequelas do crime, é surreal.

E então temos Josh, o alívio em meio a tantas turbulências. Ainda sim, Eden não se vê digna de nada e nenhum sentimento além de ódio.

Acompanhar essa trajetória foi lindo. Me emocionei e creio que todos deviam ler esse livro. Ele aborda um tema sensível que precisa ser mais popular. Falar sobre isso tem que se tornar comum, para que mais vítimas sejam encorajadas a falar sobre o assunto.

Leitura necessária.

Ana Ceci 01/05/2024

História chocante!!
Confesso que demorei para escrever essa resenha de tanto que essa história me impact0u! Eu já esperava uma leitura intensa, mas o que encontrei aqui superou todas as minhas expectativas!

O tema dessa trama é extremamente forte, pois trata de abus0s, estupr0, vi0lênc!a e tr4umas, então, por favor, se atentem a esses gatilhos!

Bom, quando comecei a leitura, não imaginei que tudo fosse narrado de forma tão dinâmica e forte! Esse já foi o primeiro ponto positivo. Logo nos primeiros capítulos, já ficamos sabendo que a jovem Eden foi estupr4d4, e até aí eu estava achando tudo rápido demais, porque imaginava que esse acontecimento fosse lá para a metade do livro! Só que não, uma das cenas mais tens4s já acontece logo de cara e o que vem depois é extremamente ch0cante!

E é aí que vem o segundo ponto positivo: os acontecimentos posteriores ao tr4uma de Eden me envolveram muito na história. É claro que ela não seria mais a mesma garota tímida e inocente de antes…muito pelo contrário, a mudança radical de Eddy me fez devorar as páginas para entender tudo e onde a história ia chegar.

Sem mais detalhes para não dar spoilers, tenho certeza de que quem leu não vai esquecer do Josh e nem da relação com sua amiga Mara! E para quem não leu ainda: se prepare para se envolver MUITO com essa trama. Até tive que deixar de ler por um dia de tão ligada que estava na narrativa.

Enfim, esse é um livro que vale a pena ser lido com calma e absorvido em toda a sua essência. A história de Eddy precisa ser conhecida!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/

Wilza.Mary 01/05/2024

Emocionante
Aquele livro que nos faz repensar sobre vários aspectos. O abuso sexual sempre será um tema a ser discutido. Porque sempre a vítima tem que se calar? O medo ele trava. Prende. E nesse livros vemos isso. Muito bom

Emerson361 30/04/2024

???? ?? ??? ?????
Um livro que aborda um tema muito sensível mas necessário, falar sobre isso e entendermos ele melhor para não diminuir ou julgar a dor de outra pessoa. E mostra que independente das situações pode acabar tudo bem no futuramente mesmo doendo no presente, é importante denunciar de acordo com o tempo da pessoa.

Suyanebrucieri 28/04/2024

Mexeu comigo
Chorei muito nesse livro... O alerta aqui vai para os principais gatilhos que são: ped#filia e est#pro. Os traumas de uma garota de 14 anos que foi estupr@da pelo melhor amigo do seu irmão mais velho e não conseguiu falar disso com ninguém, o que acabou mudando sua vida de forma drástica.

Rita Aguiar 26/04/2024

Como eu posso seguir a minha vida depois desse livro?
Eu acho que devo começar dizendo que, eu sabia que esse livro iria me destruir, como não destruiria? Mas nem todos pensamentos do mundo me preparariam para o que a autora me fez passar durante essa leitura. O que foi isso? Como eu consegui continuar lendo? Como eu consegui parar de ler? Como eu consegui terminar de ler? E agora? Como vou conseguir continuar vivendo depois de ler?

Acho que a autora conseguiu deixar bem claro o objetivo dela com esse livro, e ela conseguiu atingir e superar esse objetivo, pelo menos cmg. Foi angustiante, foi tenso, foi avassalador, eu não consegui parar de ler, e quando chegou ao final eu queria mais, eu esperava por mais, eu esperava por justiça, eu esperava por superação, eu queria ver a Eden se reerguendo e final conseguindo ser a pessoa que ela estava destinada a ser. Mas era impossível né? É impossível voltar a ser quem você era antes, é impossível superar, é impossível se reerguer, são poucas as que conseguem.

Eu sinto muito Eden, sinto muito por todas as Eden's... sinto muito pela Amanda... meu deus a AMANDA, eu sabia que havia alguma coisa, eu sabia, desde a primeira vez que apareceu...

Foi angustiante ver a Eden tentar de todas as formas se destruir, como se ao se destruir, ela destruísse tudo que ela passou. Foi angustiante ver as pessoas sem entender o que estava acontecendo e foi mais angustiante ainda não saber o que aconteceu após tudo isso.

13 anos... APENAS 13 anos 🤬 #$%!& , e a Amanda deveria ter até menos, uns 11? meu deus...

to tentando digitar alguma coisa que esteja perto do que eu estou sentindo, do que eu senti lendo o livro... mas é impossível, você só conseguirá entender depois que você ler esse livro, e eu indico muito que você leia, pois é a dor, a indignação, o medo e a angustia em seu estado mais brutal.

Nichelle0 25/04/2024

Como eu era antes
Um livro de tirar o fôlego, LITERALMENTE! Ele vale todo o hype. A escrita é fluida e apesar do tema, não se trata de uma leitura pesada, mas também não é leve, afinal a gente se coloca na pele da personagem, as palavras entram na nossa cabeça de uma forma que nos sentimos a Eden muitas vezes, com nojo e repulsa de tudo que aconteceu a ela. Um livro que sei que vou querer ler novamente. Um livro que quero guardar na memória os sinais de coisas que possam estar erradas e conseguir identificar. Leiam, se sensibilizem. O assunto é muito real, e infelizmente mais comum do que imaginamos.

Thrice Olive 23/04/2024

Não é um passe livre...
Ler esse livro sem dúvida não é uma coisa fácil, não por ser ruim mas, por se tratar de um assunto difícil, pesado e que atinge ou atingiu diversas mulheres no mundo todo. Atenção aos gatilhos que o tema pode despertar.
O livro começa de um jeito difícil, pois nas primeiras já nos mostrando o terrível acontecimento com ela e pra mim foi a parte mais difícil de ler passei dias tentando passar dessa parte, se era angustiante ler sobre mal podia pensar o quão mal ela deve ter se sentido. Depois, vemos uma Eden tentando viver após a violência, experimentando o medo, a duvida, o trauma, o nojo, a dor e a sensação solitária de não sentir poder confiar em ninguém afinal para ela: "quem acreditaria em mim se eu contasse?". Então ela decide ser alguém diferente, que não seria mais a Edy indefesa e passou a ser ''alguém que não liga'', mesmo se ligasse. Com comportamentos autodestrutivos magoando os outros mesmo sem perceber, de tão machucada que estava. Sinceramente, acho que Josh foi um dos melhores personagens do livro shippei os dois, espero que se deem uma segunda chance no futuro pois naquele período era difícil dar certo, achei realista que a escritora não colocou ele para ser alguém que a salvaria e resolveria seus problemas. O amor não resolve tudo, apesar de ajudar e lidar com as emoções e traumas podem ser assustadores.
Fiquei feliz quando ela finalmente viu que a vida dela poderia haver uma esperança e requer muita coragem para contar tudo a todos. Senti o quão difícil pode ser fazer isso, se sentir exposta e revisitar os momentos que ainda são traumáticos mesmo anos depois. Não julgo em momento nenhum ela ter demorado, ela não ter lidado ou reagido de outra maneira. Uma vitima não deve ser alvo de julgamentos ou carregar culpa.
Teve uma frase que me marcou muito na leitura:
''E o que quer que pense que meu corpo é, não é. Meu corpo é uma câmara de tortura. É a merda de uma cena de crime. Coisas horríveis aconteceram aqui, não há nada para falar, nada para comentar, não em voz alta.''

Cah 21/04/2024

Como eu era antes...
Esse foi um livro realmente muito difícil de ler. A autora colocou tanta verdade nos relatos da Éden que foi tão sofrido de se ler e pensar que milhares de meninas/mulheres passam por isso todos os dias.
Não é uma leitura fácil, não é rápida e muito menos confortável, muito pelo contrário eu senti em cada palavra que eu li.
Eu sei que o livro aborda um tema muito sensível e por isso não recomendo para qualquer um, mais é um leitura necessária.

Andreia 13/04/2024

Apenas leiam ....
Uma leitura emocionante, em vários momentos lágrimas brotaram dos meus olhos.
Em vários momentos quis abraçar os personagens e dizer....
CALMA VAI FICAR TUDO BEM