O que não te contaram sobre o movimento antirracista

O que não te contaram sobre o movimento antirracista Patrícia Silva...

Resenhas - O que não te contaram sobre o movimento antirracista

Rodrigo 23/05/2024

Leitura Rápida com MUITO CONTEÚDO e bem fundamentado
Leitura fundamental para qualquer discussão sobre o tema racismo. Porque vai além do senso comum, geralmente, uma visão esteriotipada, reducionista e tratada com viés ideológico e não baseada em fatos. Esse livro é fundamental para iniciar o despertar correto sobre o tema. E as autoras são incríveis, já as conhecia e comprei sabendo que seria uma boa escolha! Recomendo demais!

Vinícius 18/05/2024

Verdades incomodas do movimento antirr@cista
As escritoras sociólogas Patrícia Silva, e Geisiane Feitas abordam como o movimento antirracista mundial e nacional tem se comportado nas últimas décadas com exemplos nacionais, citando livros do atual ministro dos direitos humanos Silvio Almeida e da professora Djamila Ribeiro ambos Marxistas que não conseguiram conceituar de forma clara os termos racismo estrutural do primeiro e lugar de fala da segunda. A forma como movimento dito antirracista, termina segregando vozes que pensam o contrário dos progressistas e levando ao atual "cancelamento" dos mesmos, mostra um pouco de como a ação revolucionária woke atua nessa na contemporânea New Left.

blckviih 14/04/2024

Não se engane
Não sabia q elas são cristãs, eu tava gostando até chegar na parte q elas falam q racismo estrutural não existem e meterem o pau no Silvio Almeida ?????? mas não anulo a obra delas, falaram bem sobre o racismo e como ele deve ser derrubado o mais rápido possível
Amanda3913 05/05/2024minha estante
Pior que assim, não é que elas falaram que não existe racismo estrutural, mas explicaram que precisa de muito mais fundamentos e análise. Elas criticaram o fato de que tds no meio acadêmico só aceitaram o conceito. Tudo que não tem divergência de opiniões, precisa ser questionado. De qualquer forma, o Almeida trouxe o conceito com boas intenções e eu gostei demais da ideia tbm, mas convenhamos, ela passou a ser usada por brancos pra terceirizar a culpa. Quem vai pagar as consequências se culpam uma estrutura? É igual quem justifica o erro com signo ou Deus

JP_Felix 19/05/2024minha estante
Falaram q racismo estrutural n existe? Obg pela recomendação, deve ser um livro sério

blckviih 23/05/2024minha estante
@Amanda3913 eu entendo esse ponto, mas essa não é bem a questão que o racismo estrutural trás, é uma análise histórico dialética q fala q tudo q aconteceu na história com as pessoas pretas resultaram nessas ideias q a gnt tem hj em dia em relação à cultura dos pretos, elas tentam rebater isso com esse papo de falta de base científica e econômica e criticam pensamentos anticapitalistas que eu, particularmente, acredito e sou a favor, tendo em vista toda a história da escravidão e etc. esse foi o motivo principal por eu não ter gostado do livro, mas vai do meu ideal politico e social

Kelly Moura 08/04/2024

Leitura rápida, inteligente e muito importante!
Leitura que explica a incoerência de termos que ganharam espaço nos discursos, ditos, antirracista, e sua nenhuma ajuda à causa. Racismo estrutural, Lugar de fala, Apropriação cultural representam o movimento negro contemporâneo, e quem não adere sofre linchamento, sabotagem e racismo.

ehornby 19/03/2024

Recomendo a leitura para todos. argumentos pertinentes e de extrema importância de serem expostos e debatidos.

MarianaB. 16/02/2024

04/40
Terminei esse livro esses dias e foi uma experiência diferente da que estava esperando porém igualmente edificante.
as autoras são conservadoras então foi difícil não reacionar a algumas questoes.
exercitei escuta de pontos de vistas político diferentes do meu e entendi o quanto esse movimento é necessário para fortalecer causas (e é inclusive uma das forças do livro). principalmente quando se trata de uma realidade que não é a minha, escutar distintos
"lados" de uma mesma luta faz com que eu esteja mais preparada para engajar independente do meio que eu estiver. o objetivo é fortalecer com consciência.

Jubs Manzano 17/01/2024

Opiniões contrárias tem valor?
Esse livro me fez pensar muito além do tema abordado, a princípio.
Duas mulheres negras, formadas e com vida acadêmica deveriam ser o orgulho do progressismo, mas não se trata disso, não quando essas duas mulheres são conservadoras.

O assunto abordado é uma pauta que deve ser vista e valorizada por todos. Mas será que estamos abertos a ouvir opiniões divergentes? Ou simplesmente baseamos nossa ideia naquilo que nos convém, cercando de pessoas com a mesma opinião e fechando os horizontes a cerca do debate ideal?!

Racismo existe, todos sabemos (ou deveríamos saber). Mas será que é realmente pautado em uma estrutura? Se sim, que estrutura é essa? E quem é o responsável por ela?
Lugar de fala realmente existe? Se sim, quem tem direito a falar? Todos que se encontram naquele ?lugar social? ou só os que se encontram dentro do mesmo viés? Ou será que é uma ideia ?deturpada? e é usada apenas para censurar os ?privilegiados da sociedade? - realmente entre aspas porque não podemos tratar alguém como vítima ou privilegiado sem conhecer a história da pessoa, de fato. As aparências enganam, e muito! Além de que, a sua história passada, ou a de um povo por inteiro não deve determinar seus passos futuros, você é o único responsável por se desenvolver e crescer, por chegar aos lugares que quer chegar, essa luta é individual (rodeada de pessoas que desejam seu melhor, mas é uma luta particular).
O que dizer sobre cultura? Ela realmente tem dono? É necessário o cancelamento por admirar e usar algo da cultura alheia? Se sim, por que, como brasileiros, amamos ver nossa cultura mundo a fora e não nos indignamos com a mesma ideia de ?Apropriação da nossa cultura?? Além disso, se vai haver cancelamento (tentativa de demonizar alguém e acabar com a vida social de uma pessoa, simplesmente por ser alguém falho e não se adequar aos padrões de perfeição da sociedade) por que ele é tão seletivo?

As questões ficam no ar e espero que, assim como eu fiquei refletindo sobre o assunto, todos os leitores também reflitam.

Termino minha resenha com uma citação famosa:

?Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.?

Que venhamos ter debates sem a censura, afinal ela só é benéfica a um: o racista.

Hélen Gomes 04/01/2024

Aquele tapa de mão leve!
O que não te contaram sobre o movimento antirracista, é um livro super rápido, literalmente apenas 96 páginas, mas é excelente. O livro desmistifica diversas coisas que esse pessoal que adora pagar de entendido das causas, mas que na real não estuda b@sta alguma fica gritando por aí, como: lugar de fala, apropriação cultural e racismo estrutural.
A abordagem é bem simples, então fica gostoso de ler, o que muitas vezes tem uma abordagem bem pesada. Além das explicações sobre os temas voltados ao racismo, o livro te faz pensar de verdade, no que esse pessoal anda gritando sem aprofundamento.
Fica a minha recomendação!

lauravuada 03/01/2024

O primeiro do ano
Que livro bom!!
apesar de seu tamanho e ser introdutório, as autoras nos dão uma boa base para continuarmos nos estudos acerca do racismo.

Marcelo 02/12/2023

Ampliando os horizontes
Gostei muito do livro, pois traz posições e perspectivas que ajudam a ampliar a compreensão. Importante ressaltar que o diálogo se constitui também de críticas e posições diferentes. Ainda que eu não me situe numa perspectiva conservadora, dialogar com as autores nessa obra foi interessante no sentido de ampliar os horizontes.
Certamente que teria muito o que conversar com as autoras.. e mesmo questionar ? mas isso seria outra história.. talvez se o livro (ou um outro, quem sabe!) aprofundasse alguns pontos?
Acho que a maior mensagem do livro , sobretudo para pensar a questão do racismo e do movimento negro no Brasil, foi essa.

Bianca 04/11/2023

Um verdadeiro estudo sociológico
Nesse estudo, as duas acadêmicas Patrícia Silva e Geisiane Freitas pesquisam e nos mostram com referências reconhecidas no meio acadêmico das ciências sociais que as teorias de racismo estrutural e de lugar de fala não fazem tanto sentido assim na prática. Elas mostram isso com exemplos reais da nossa atualidade e mostram a incoerência do movimento antirracista que acabam por excluir os próprios negros do movimento ao caminharem para um objetivo que não o combate ao racismo, de fato. Ambas as autoras são exemplos dessa exclusão, que até hoje sofrem no meio acadêmico e virtual pelos progressistas e "antirracistas".

Se quer conhecer o outro lado da história e ver uma visão diferente das já tão conhecidas, leia este livro!

Tathiana 21/09/2023

Leitura reflexiva e acessivel
Achei excelentes os pontos expostos pelas autoras, tudo embasado e com referências bibliográficas e um livro super fácil de ler e entender.

Dannymdn 06/09/2023

Precisamos FALAR SOBRE ANTIRRACISMO!
Um livro necessário, principalmente na sociedade que estamos vivendo hoje!!
Um livro extremamente explicativo!

LEITURA OBRIGATÓRIA!