A Profecia do Tatu

A Profecia do Tatu Zerocalcare

Resenhas - A Profecia do Tatu

Mr.Sandman 16/04/2024

Acredite no Mamute de Rebibia!
Eu adquiri esse gibi justamente por influência da série animada "Strapare Lungo i Bordi" (Entrelinhas Pontilhadas), criada pelo quadrinista Zerocalcare (Michele Rech) para a Netflix com base nesse quadrinho que comento aqui. A série é maravilhosa. Me apaixonei instantaneamente e adorei o tom imaginativo e de humor ácido que o autor propõe. Cheguei nesse gibi, portanto, com expectativas muito altas. Felizmente, elas foram superadas.

Zerocalcare propõe uma narrativa repleta de humor e intimidade dentro de sua versão de Rebibia, na Itália. Sendo ele mesmo o protagonista, juntamente com todas as alegorias que personificam sua complexa e ácida psicologia (Tatu, Obi-Wan Kenobi, Rei Leônidas...), somos contemplados com cenários bastante únicos, fáceis de se identificar por virtude das inúmeras alegorias e questões sobre identidade, interação social, propósito... Além dessa vertente que aborda o cotidiano de Zero e seu Tatu, existe algo que atravessa toda a história: O evento da morte de sua amiga de infância (e secreta paixão), Camille. A partir dessa questão e da figura de Camille, Zero navega pelas temporalidades de sua vida, tentando ressignificar seu luto e dar sentido ao tempo que viveu com ela. As culpas, os vacilos, as epifanias, tudo se mistura com relatos de sua rotina, de suas neuras e de suas peculiaridades. Assim como a vida, as coisas se misturam, formam
complexas zonas de conexão que são difíceis de sondar. Toda a forma que o gibi é organizado representa isso. As alegorias representam essa necessidade de tentar organizar nossa subjetividade, nosso passado, nossas verdades. Zerocalcare não só demonstra uma maestria linguística ao montar essa história, como também uma sensibilidade ímpar, que não precisa sacrificar o palavreado mais sujo e nem o humor caótico para mostrar seu apreço pela perda, pela seriedade da Saúde mental e pela conexão que os seres humanos fazem.

Eu perdi a conta de quantas vezes eu morri de gargalhar com esse gibi. Me idenfiquei com várias coisas, fiquei pensando qual animal iria personificar minha consciência e quais personagens iriam personificar o restante dos meus conceitos psicológicos, me emocionei e chorei e senti tudo que precisava sentir. Isso pra mim, meus caros, é o que faz um excelente gibi. Só tenho a agradecer a Zerocalcare por ter criado uma obra tão ímpar. Estou ansioso para ler mais quadrinhos do autor.

(Obs: Não importa se você acredita ou não que exista um mamute em Rebibia! Ele está lá, então talvez seja simplesmente uma boa ideia acreditar também... ou talvez seja um dinossauro, quem sabe?)

Doug 18/03/2024

Zerocalcare é incrível!!
Zerocalcare é um daqueles autores que vc sabe que seria seu amigo. Suas histórias são tão próximas da gente que nos ajudam numa pequena (e às vezes) profunda auto análise.

na.books 31/01/2024

No fundo tá todo mundo com a cabeca ruim
Não tinha a menor ideia de como era os quadrinhos do zerocalcare só tinha como base a série da Netflix. Foi uma leitura interessante descobrir como cada um vê o mundo e o lugar que se encontra nele.
A leitura me prendeu tanto que fiquei triste quando acabou pq queria mais, queria saber o q iria acontecer a seguir, vale a pena a leitura uma pena q poucos quadrinhos dele que são traduzidos.

Milena 21/01/2024

É minha segunda experiência com quadrinho, e a primeira com o autor. Gostei bastante do seu estilo mas senti que faltou algo. Fiquei esperando por mais, porém acabou e fiquei (???). Talvez seja apenas isso mesmo, não sei. Lerei mais obras do autor para formar uma opinião mais sólida.

douglasjc06 18/01/2024

O tempo acabou...?
Essa HQ conta uma história com a mesma premissa da série da Netflix Entrelinhas Pontilhadas, do mesmo autor, sobre um amor antigo que acaba vindo a falecer. Mas aqui temos a "origem" do Tatu como sua consciência. Em vários momentos da história você para e pensa em si mesmo, mas isso não faz com que a história seja incrível e sim no máximo boa. Ainda assim te faz pensar sobre o medo que as pessoas tem de dizer ou fazer o que sentem ou tem vontade por medo da rejeição e um dia vai ser tarde demais... É uma boa história.

C. Aguiar 04/11/2023

Nessa história iremos conhecer Zero e seu alter-ego representado por um Tatu gigante, Zero é um personagem deslocado e incompreendido que busca um sentido para a vida e um futuro melhor.

Quando Zero recebe a notícia de falecimento de uma amiga de infância que foi seu primeiro amor, ele embarca em uma jornada de memórias onde conhecemos um pouco mais sobre ele, seus medos, fragilidades e vemos também um pouquinho sobre seus amigos.

A vida adulta nem sempre é tranquila, por isso entendo os temores e incertezas que Zero vai passando ao longo das páginas, afinal não é fácil se encaixar na vida adulta e a frustração de não crescer igual aos outros sempre bate a nossa porta. Foi uma leitura cheia de reflexões e referências a cultura pop italiana!

Com uma linguagem fácil e uma trama simples, A profecia do tatu apresenta uma história sobre relacionamentos humanos e os dramas adultos (e também adolescentes). Foi uma leitura muito rápida de fazer, mas ela não se aprofunda tanto e senti em alguns momentos que faltava alguma coisa na história, acredito que por ser uma história não linear fiquei com essa mistura de confusão e falta de algo.

No mais, foi uma leitura muito interessante, não conhecia o trabalho do autor e fiquei curiosa em assistir o seriado da Netflix baseado nessa obra.

sandim_steh 22/10/2023

IG: @PAPEANDOSTEH
?Esta sensação de estar sempre preso no poste, andando em círculos enquanto todos os outros seguem em frente... de que eu não andei um metro desde que deixei a escola, sete anos atrás... mais cedo ou mais tarde acaba??

{RESENHA: ?A Profecia do Tatu - Zerocalcare?} Neste livro vamos conhecer Zero, um adulto que leva uma vida frustrada e sem reconhecimento, sempre se colocando para baixo e duvidando de si mesmo a todo o momento, quando um dia ele recebe uma notícia que vai abalar seu mundo, sua grande amiga faleceu; a partir disso vemos Zero tentando lidar com a realidade, mas ele se sente deslocado e sua consciência em forma de Tatu, não parece ajudar muito.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO IG: @PAPEANDOSTEH

Marlonbsan 08/10/2023

A Profecia do Tatu
Incompreendido e deslocado na sociedade, Zerocalcare expõe suas fragilidades e visão sobre o mundo a partir de seus traços e pensamentos, além é claro da representação de seu consciente, conforme a situação.

Temos uma história em quadrinhos, com linguagem bem simples e fácil de assimilar, o traço do desenho é muito bem-feito.

Como de costume, para esse tipo de livro, muitas informações são passadas de forma mais superficial, não se aprofundando ou até mesmo interligando os fatos, o que, ao mesmo tempo que deixa a leitura mais dinâmica, se perde em construir um embasamento mais denso.

Não conhecia nada sobre a história e nem que havia a série, mas foi bem interessante, tanto por ser um quadrinho italiano, quanto pela temática, a mente humana sempre é interessante de acompanhar e, no caso do Calcare, é bem peculiar.

Vários dramas adolescentes ou da vida adulta são apresentados com bom humor e muitas situações inusitadas, mas também há questões mais pesadas, na qual a história gira em torno, a relação entre os amigos, mais especificamente uma que interligava todos eles. Além de várias questões que envolvem a cultura italiana, o que é interessante.

Entendo o formato e é coerente com o que é apresentado, só que, pessoalmente, sinto falta de uma progressão um pouco mais linear e interligada para se contar a história, fica um pouco o sentimento de que falta algo pra preencher.