Púrpuro

Púrpuro Douglas A. Leal

Resenhas - Púrpuro

Booksnolasco 29/04/2024

Simplesmente perfeito!! ???
Que livro foi esse minha gente, que livro bom, a escrita maravilhosa, o desenvolvimento dos personagens e do mistério que circula a história, amei muito, preciso da continuação pra ontem. E que final foi esse quase tive um treco, chorei horrores, mas deu tudo certo, ainda bem kkk. Mas assim já favoritei o livro e vou ficar aguardando a continuação dessa belezura. Recomendo muito, só leiam!! ??

Patrick Furtado 23/10/2023

Carta aberta sobre Púrpuro
Autor: @DouglasA.Leal
Editora: flyve

Iniciei a leitura de forma despretenciosa, acreditando que seria apenas um romance juvenil (e se fosse apenas isso, já seria ótimo) mas, ao decorrer das páginas fui me envolvendo em uma leitura intrigante, me surpreendendo com mistérios aparentes e personagens completamente cativantes.
Douglas soube dosar muito bem as pitadas de mistério, romance e humor em sua obra, e isso fez com que a cada capítulo eu sentisse com ainda mais vontade de continuar a leitura.
O ponto alto para mim foi a personalidade dos personagens, eles foram muito bem criados e é impossivel nao se identificar com eles e criar os mais diversos sentimentos, então agradeço a Douglas por...
Rir horrores com Lara
Me fazer ter ranço mortal de Anna
Querer colocar Irene num potinho
Me indentificar com os conflitos de David
Me apaixonar por Leando
Sei que é apenas o inico de uma saga, e eu serei sempre um dos primeiros leitores de Douglas, seu talento para literatura é inegável e hoje sou mais que um fã, sou um amigo e o desejo todo o sucesso do mundo.

leiturassdadi 04/05/2024

Um livro que nunca esquecerei... Leiam! ❤️
Nem sei por onde começar, já que este livro me surpreendeu bastante!

Um dos aspetos que mais admirei foi a representatividade do livro no que toca ao processo de autodescoberta. Púrpuro ensina lições maravilhosas e retrata perfeitamente muitas das dificuldades que pessoas LGBT+ enfrentam, tanto psicologicamente quanto socialmente. Desde descriminação, bullying, vergonha... O protagonista passa por isso e muito mais de uma forma tão realista que admiro imenso o autor por ter sido capaz de colocar todos esses sentimentos conflituosos em palavras. Lições assim são muito valiosas para o mundo atual, pois para pessoas que não têm conhecimento sobre esses tópicos, transmitir esses temas através da literatura é muito importante, por isso espero que mais pessoas possam embarcar nessa jornada!

Além disso, há um outro personagem (quem leu com certeza saberá qual é) que despertou muito o meu ódio, principalmente no final do livro. Mas, como descrevi o livro como uma montanha-russa, esse ódio acabou por ser substituído pela compreensão. Às vezes, as pessoas só valorizam o que têm quando passam por uma situação de quase perda. Às vezes, situações extremas são necessárias para fazer com que alguém abra os olhos para a realidade. Mais um motivo para eu ser tão apaixonada por Púrpuro!

Espero que arrisquem embarcar nessa jornada, porque para mim super valeu a pena!!

site: https://www.instagram.com/leiturassdadi/
Tiago930 04/05/2024minha estante
Oi como faço para ler livros aqui?

Laura 04/05/2024minha estante
Oii, aq nao é um app de ebooks, aq é um app pra avaliar leituras etc, se vc quiser ler ebook pesquisa na internet q vc com ctz vai achar

Tiago930 04/05/2024minha estante

Lari 22/08/2023

Quero mais!
?Essa é uma fantasia YA +14 com uma escrita super fluída, com um clima todo de mistério e suspense do início ao fim.

?Esse primeiro livro é uma introdução aos personagens, um pouco de suas histórias, e o que está acontecendo nesse mundo sobrenatural, muitas coisas ainda estão por serem descobertas numa sequência.

? É uma história que fisga você e te deixa imerso na trama, e o romance é super gostosinho. Além de cenas divertidas??

ensaiodelivros 01/09/2023

Lindo e interessante!
Conheci Púrpuro há um tempo e a capa sempre me chamou atenção porque ela é bastante bonita na minha opinião e agora eu tive a oportunidade de ler esse livro e gostei da história.

Púrpuro tem uma narrativa lenta, o que chamamos de "slow burn" e com isso, vamos acompanhar a vida do David (protagonista) e sua irmã, após eles se mudarem de cidade. O livro é bem detalhista no ponto de mostrar a adaptação do David que possui mais dificuldade em pegar o ritmo da cidade e da nova escola, além de apresentar outros elementos. A escrita do autor Douglas, é bem fluída e descritiva apesar da quantidade de páginas (500 em e-book) eu consegui terminar o livro em 3 dias, o que para mim é um recorde, demonstrando o quanto a leitura é rápida.

O desenvolvimento da história vai acontecendo até o protagonista conhecer o Leandro, cujo mesmo vai descobrindo sentimentos que para ele são confusos. Ao decorrer do enredo, ambientado no Brasil, o David possui sonhos estranhos sobre algo ou alguém que atormenta seus pensamentos durante a história. Com isso, o mistério junto à experiências do personagem sobre sua sexualidade são afloradas e bem distribuídas ao longo da trama.

Achei brilhante a forma do autor em conseguir amarrar os elementos deixados em torno do livro como um "easter egg", até chegar o clímax onde todos eles são revelados enfim. Essa história possui uma REVIRAVOLTA INCRÍVEL, juro para vocês, quem já leu se surpreendeu, e se você ainda não, pode correr para ir conferir ?

Por possuir uma construção lenta, é necessário atenção e se atentar aos detalhes da história porque todos eles se conectam no fim. O livro também possui também muitas referências o que eu adoro particularmente e tem momentos de humor, reflexão, descobertas e afins. Recomendo à leitura!

Vcruz 28/03/2024

O que dizer? Eu amei isso daqui...
A história se passa primeiramente em BH (SIM, BRASILEIRÍSSIMO), com os personagens David e Lara, que são irmãos, todo gira em torno da mudança deles pra Jequitinhonha, uma cidadezinha do interior onde eles nasceram, antes dos pais terem se separado e eles irem pra BH e David passar a morar com os avós, agora eles retornam mais velhos, pra passar o último semestre do ano com o pai deles.

Gostei da escrita leve e envolvente que o Douglas trouxe nesse livro, a construção dos personagens que foi divina, a narrativa e ambientação que foram maravilhosos, a ideia de se passar numa cidadezinha de interior brasileira e ter toda a sua essência foi simplesmente ótima.

Além de servir entretenimento e uma boa história de ficção, serviu conceitos também, mesmo que não fosse abordado uma narrativa que mistura o sobrenatural, teria sido uma ótima história, mas pra sorte do personagem David, e de certo modo do Leandro, naquele último capítulo (spoiler que não darei kkkk) a história foi puxada pro sobrenatural, e de novo, eu amei muito isso.

Depois daquele final fiquei com um gostinho enorme de quero mais, de tão envolvida, tem potencial pra muita coisa rolar ainda, não sei se fico mais apreensiva ou empolgada.

Assuntos Literários 17/07/2023

Maravilhoso
Bem, para começar, o livro conta a história de David, um garoto que foi obrigado por sua mãe e avó a ir morar com o pai na cidade de Jequitinhonha, juntamente com sua irmã, Lara. David, diferente de sua irmã, tem dificuldades de se enturmar com os locais e as pessoas diferentes ao seu redor.

Mas tudo muda quando ele conhece Leandro, que desde o início se mostra um tanto misterioso, especialmente diante dos acontecimentos na cidade. O que David nem imagina é que, além dos mistérios, ele descobrirá principalmente coisas sobre si mesmo. Estará ele preparado para o que está por vir? Será que o amor pode superar todas as barreiras?

Douglas tem uma escrita maravilhosa e envolvente que prende o leitor desde o início. Além da representatividade LGBTQIAP+, você encontrará temas que abordam o preconceito, a sexualidade e muito mais. O autor também retrata a cidade de Jequitinhonha, apresentando-nos a cultura e fatos históricos desse lugar.
autor.lealdoug 14/08/2023minha estante

Kayzita 12/04/2024

Uma história viciante
Minha primeira parceria de 2024, e eu posso dizer que foi incrível, eu nunca gostei tanto de um livro de fantasia como gostei deste.
O início foi bem pacato mas o meio foi ficando interessante, até se tornar viciante. Um mistério junto com um romance tudo em um livro só, nunca 500 paginas foi tão divertido ler. Eu amo ser leitora ??

@leiturasdadudis 23/08/2023

Romance adolescente, sexualidade e vampiros no interior de Minas Gerais
David e sua irmã, Lara, se mudaram às pressas para Jequitinhonha, uma cidade pequena no interior de Minas Gerais, onde vão morar com seu pai. Escola nova, rotina nova, fora a repentina mudança, tudo o que tinham que fazer era se adaptar.

Fácil, certo? Claro, se não fossem a onda de mortes acontecendo ao redor, alguns acontecimentos estranhos e um rapaz que faz David questionar a própria sexualidade.

Narrado pelo próprio David, Púrpuro é o primeiro livro de uma série; um livro introdutório que nos apresenta personagens importantes e traz mistérios que serão desvendados nos volumes seguintes.

O que fez Púrpuro ser uma leitura tão especial foi o contexto desenvolvido pelo autor, dando foco à cultura da cidade, construindo um romance sobrenatural que conta com vampiros e bruxos, além de dar visibilidade à descoberta do protagonista sobre si mesmo e sua sexualidade, refletindo sobre preconceito e autoaaceitação.

O autor possui uma escrita leve, trazendo uma linguagem popular. As reviravoltas deste primeiro livro me fizeram surtar a cada página e o final deixou aquele desespero interno que me fez querer ler a sequência logo.
??????

Karize.Candido 03/10/2023

Melhor do ano
O QUE ACHEI:
Esse livro é incrível, ele é um BL totalmente diferente de tudo que já li (e olha que já li de tudo), você se prende na leitura e acaba esquecendo que tem um casal, os acontecimentos fazem você se arrepiar, os segredos revelados te deixam chocado, e tudo isso se encaixa, tudo faz sentido. David e Lara passam por tanto perrengue, Sr Edson esconde segredos dos filhos, Danúbia e Leandro escondem sua verdadeira natureza. Eu estou apaixonada por esse livro, muito bem escrito, a história te fixa, e quando você percebe já terminou de ler e quer mais. E uma coisa eu digo, Jequitinhonha não é uma cidade pra qualquer um.
EXPERIÊNCIA DE LEITURA:
Minha experiência? A melhor de todas, entre todos os que já li esse ano, Púrpuro foi o que me proporcionou a melhor experiência de leitura, fiquei arrepiada lendo, teve momentos de choque e também tristeza. Mas foi maravilhosa a experiência.
RECOMENDO?
De mais. Eu recomendo pra quem quer começar a ler BL, pra quem já le, para dar de presente e também apra adolescentes.

Artemisa.Lopes 28/04/2024

Fantasia nacional muito promissora!
Hoje trago uma resenha dessa fantasia nacional muito promissora!

Nosso protagonista David é um jovem rapaz que, junto com sua irmã, Lara, se muda a contragosto para Jequitinhonha, uma pacata cidade no interior de Minas Gerais, para ir morar com seu pai. A partir daí, ele precisa lidar com a mudança, escola nova, rotina nova, mas o que parecia ser apenas uma fase nova, se torna um grande pesadelo.

Pouco tempo após sua chegada, uma série de mortes começam a acontecer ao redor. Como se não bastasse, David acaba conhecendo um rapaz chamado Leandro, que faz o garoto despertar sentimentos e questionar a própria sexualidade. Somado a isso, David também precisa lidar com sonhos constantes com uma mulher misteriosa, e parece que esses sonhos podem estar conectados de alguma forma com os acontecimentos que estão abalando Jequitinhonha.

Esse livro é fantástico! eles nos introduz muito bem a esse universo e nos apresenta personagens maravilhosos, além de trazer toda a pegada de mistério (que eu amo) muito bem dosado! eu amei acompanhar a jornada do David e fiquei tão intrigada quanto ele para entender tudo que estava acontecendo.

Por ser ambientado no Brasil, o autor realmente nos coloca naquele clima bem brasileiro e interiorano! aquela vibe de cidade pequena, que é abalada por eventos estranhos, como em um filme de terror. Nem preciso falar sobre o processo de David e sua relação com sua sexualidade e seus sentimentos em relação a Leandro. E que romance! eu amei acompanhar cada pedacinho e cada diálogo! achei todos os personagens muito bons, mas eu amei o Leandro e de longe é o meu favorito com certeza!

A escrita do autor é muito fluida! ele consegue trazer o jeitinho brasileiro de falar nos diálogos e expressões! toda a ambientação brasileira misturados aos elementos fantásticos de bruxos e vampiros conferem a Púrpuro uma originalidade incrível.

Recomendo muito para os fãs de fantasia, principalmente pela ambientação brasileira! é a prova de que sim, uma fantasia nacional tem tanto a oferecer quanto qualquer outra!

ps: preciso do próximo livro! e quero ainda mais mimos do meu casal David e Leandro!
???????

Kaline 22/08/2023

Romance misterioso e envolvente
David é um garoto tímido e introvertido que acaba indo morar em Jequitinhonha, na casa do pai, com a irmã mais nova, Lara.
A adaptação é meio difícil para ele no começo, ao contrário de Lara, que faz amizade rapidinho com os novos colegas de escola.
David conhece Leandro e sente algo diferente, mesmo que não queira admitir.
A cidade, outrora pacata, começa a ficar perigosa quando algumas pessoas desaparecem de forma suspeita, e David ainda tem que lidar com questões pessoais que o aflige e confunde, deixando-o bastante inseguro quanto aos seus sentimentos e emoções.
A aproximação com Leandro faz com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua orientação sexual, mas o processo não é nada fácil e vira sua vida de pernas para o ar, fora isso, ele ainda tem que lidar com os pesadelos e a lembrança de uma mulher misteriosa, que povoa seus pensamentos e ainda com as revelações chocantes sobre a natureza de Leandro.

O livro é um romance sobrenatural cheio de suspense e mistério, que prende a atenção do começo ao fim.
A escrita do autor é super envolvente e cativante, e os personagens são muito carismáticos. As revelações da trama, assim como o enredo foram muito bem construídos, e eu mal posso esperar pelo próximo livro. Que venha logo. Please!

Purpuro tem paixão, perigo, amizade, romance sobrenatural e representatividade. Tudo muito bem contextualizado no livro. Recomendadíssimo!!!

Patricia.Souza 24/08/2023

Ameii
Minha opinião ?
??Romance
??Fantasia
??Representatividade LGBTQ+
??E um plot para ficar de boca aberta.

?Vamos conhecer um pouco sobre o David, um jovem que mora com a mãe e a irmã, mas em um momento sua mãe acha que é melhor que ele more com seu pai.

??E, é assim que David vai ter sua vida virada de cabeça para baixo.

?Nova escola, um romance e um mistério.
Esses são algumas mudanças que David encontrará.

??Eu amei o livro e todo o desenrolar da história. Terminei a leitura loucaaa pela continuação.
Acertei um plot da leitura, mas o outro eu nem esperava.. hahhaa

?Um livro cheio de representatividade, romance, com um casal que a gente torce do começo ao fim.

Priscílla 18/09/2023

QUE LIVRO INCRIVEL
O autor tem uma mente incrivel!!!
Ele misturou romance lgbtqia+, fantasia e um pouquinho de suspence com uma pitada de drama. O que deixou tudo incrivel, você devora o livro, louco para saber como vai ser o final da trama. E ainda, nos deixa sedentos pela continuação.
Recomendo muito a leitura!!!

Paula.oque-li 25/04/2024

Recomendo!
Púrpuro me proporcionou uma experiência mt boa, pois foi meu 1° ctt com uma leitura LGBT e a forma como Douglas Leal (o autor) abordou o tema na história foi surreal, eu simplesmente senti toda os sentimentos vivenciados pelo David (o protagonista), tanto qnto à sua sexualidade qnto para a descoberta do amor. A fantasia é um adendo que dá o arremate final nessa empolgante história. Enfim, recomendo a leitura!