Devorado pelo Vazio

Devorado pelo Vazio GOGUN

Resenhas - Devorado pelo Vazio

estantedogabs 02/06/2024

A decisão de ler esse livro veio 100% por causa da capa que me chamou atenção, então fui pego de surpresa ao entender qual seria o tema da leitura. Gostei muito que a abordagem não ameniza as situações, mas ainda sim mostra que é possível lutar. Assim como a escrita, a trama é bastante envolvente.

Fafhy 29/02/2024

Devorado pelo vazio
Sendo redundante, eu devorei esse livro.
Que história incrível.
Mas não se trata de um livro fácil de ler, o tema é muito complexo e os assuntos abordados de extrema relevância.
Recomendo a leitura, porém peço que se atentem aos gatilhos.

Geralmente eu incluo uma frase do livro nas minhas resenhas, mas nesse vai uma frase minha:

Todos nós em algum momento iremos enfrentar o Vazio.
vic 29/02/2024minha estante
??????

Linyjjuni 23/01/2024

É talvez eu esperava mais...
Conheci esse livro através de um booktok que gosto bastante, ele não tinha lido mas comentou a sinopse o que despertou o meu interesse foi aí que então foi com sede demais ao pote.
Sendo sincera a história não ruim porém o que a sinopse sugere é diferente do que é entregue, na sinopse o livro parecia um terror que fosse te deixar sem dormir mas a realidade não foi essa.
Tem pontos bons só que eu estava esperando outra coisa. É apenas ok

moribolas 17/01/2024

O começo do fim
Gostei de como o autor abordou o assunto de uma forma legal, sem romantizar ou depreciar os transtornos do Luís, mas ainda assim deixando muito claro em como ele se sentia em relação a vida.

Eu não acredito que o vazio seja uma maldição sobrenatural herdada por seu pai e nem que seja contagioso, porque o vazio não é nada além de você mesmo. Ser um prisioneiro da sua mente e corpo faz com que ele exista.

E qualquer um pode ser uma vitíma dele: você, o amor da sua vida, seu horrível pai, sua colega de trabalho.

Ninguém consegue sentir e ver ele além de você, mas isso não significa que outras pessoas não sejam atormentadas por ele também.

Infelizmente, li esse livro em um dos piores momentos (porque quando você se afunda pra valer, continuar sendo puxado para o fundo conforta, já que tudo relacionado a isso parece ser o seu "normal" ~ e por mais que se auto-prejudicar seja errado e não te ajude nada em consumir conteúdos assim, se destruir é viciante e confortável ~ não que alguém seja culpado disso além de mim).

Vi que muitas pessoas não curtiram muito o final, mas nem sempre o fim tem que ser feliz ou compreensível. Na maioria das vezes, só de você continuar vivo (mesmo que tenha sido devorado completamente) já é o suficiente (suficiente no que? Eu não sei, mas as coisas são como são).

resenhashorizon 08/01/2024

Pra ler em um único dia!
Gostei bastante da experiência de leitura, e principalmente da escrita fluida do autor. fico muito feliz quando consigo terminar um livro no mesmo dia que comecei ele.

alguns aspectos desse livro foram abordados de formas geniais, eu adorei a ideia de trazer O Vazio de forma palpável, como um monstro ou espírito que persegue o protagonista ao longo da vida. me lembrou um pouco death note? não sei pq

é um livro com muitos gatilhos, mas achei que o autor abordou tudo com uma sensibilidade necessária. vamos acompanhando a evolução dessa d3pressao no luís, e a forma como ele vai dando cada vez mais ouvidos para o que essa voz sussurra pra ele. a forma como a voz controla a vida inteira dele também.

gostei muito da experiência, e certamente recomendo!

Malu Gomes 27/12/2023

O vazio.
"Quando você olha demais para o vazio... o vazio te olha de volta. Ele me olhou."

A escrita do autor é objetiva e seus capítulos são curtos, o que me prendeu de primeira. Mas não é porque suas palavras são diretas que não deixam de ser brutais.

Gogum descreve experiências de uma forma tão peculiar que é muito fácil você, leitor, se encontrar naquelas palavras. Acompanhar as dores do Luis no início, na escola, foi como voltar à uma época em que eu partilhava de alguns pensamentos iguais aos dele, e por isso eu torci a cada página lida, para que ele finalmente pudesse ter encontrado um equilíbrio nas suas questões e pudesse "fazer as pazes" com o vazio.

De fato, nem todas as pessoas conseguem isso.

Diferente do autor, que fez o livro para pessoas tristes e cansadas de não se verem nos enredos felizes, porque talvez esse tipo de final não pudesse traduzir a realidade ? pura interpretação minha ?, eu adoro finais felizes em histórias tristes, porque sinto que posso continuar a ter esperança mesmo quando tudo parece ser falho.

De toda forma, adorei conhecer um pouco da escrita de Gogun e de como ele conta suas histórias ao mundo; o livro é curto, você fica tão absorto na história que consegue terminar em um dia ? apesar de que eu não recomendo essa leitura tão rápida.

Nilsonln 14/12/2023

Devorando a si mesmo
"Devorado pelo Vazio" é uma história de horror psicológico onde o autor vai à fundo em questões sensíveis como a doença mental, o abandono, a solidão e o desespero de não se sentir pertencente ao mundo.

É um livro pesado, pode despertar vários gatilhos, e não é recomendado para todos. Porém, como narrativa, cumpre sua proposta e mostra um mundo que muitas vezes extrapola a ficção e pode ser facilmente identificado ao nosso redor.

Gostei da leitura, apesar de melancólica achei sincera e condizente com os sentimentos de muitas pessoas que, infelizmente, passam por isso.

Li também do autor Gogun e recomendo: "Crisálida" e
"O telefonema de Deus".

ligia104 06/09/2023

O vazio
Gostei bastante, eu classificaria como um terror psicológico. É bem intenso, e o final pensei que ia ser totalmente diferente. Vale a pena, mas tem o momento certo de ler, como é bem pesado é bom ter cautela

valoratipico 28/08/2023

Válvula de escape - anny koch
O livro parece muito com a música válvula de escape de anny koch, quando a mesma diz: " essa válvula de escape não funciona para você" ou "não importa aonde você se esconda, eu consigo ver você". Os dois trechos aparecem de diversas formas no livro, como "Quando você olha demais para o vazio ... o vazio te olha de volta" e é aí que reside o problema, quando não é mais possível fingir que algo não existe, como o vazio ...

anapmoscoso 02/08/2023

Dolorido, mas necessário
"Quando você olha demais para o vazio... o vazio te olha de volta."

Sabe aqueles livros que você procura quando precisa de uma leitura leve, algo para passar o tempo e não precisar pensar muito, aqueles que parecem um unicórnio viajando numa nuvem de algodão doce enquanto estrelas cadentes passam? Pronto. Esse não é um deles.

"Devorado pelo vazio" é uma história de 146 páginas que pesa. Pesa seu coração, sua cabeça. Ela vai te fazer relembrar coisas que você preferiria esquecer, sentimentos que você nunca mais quer voltar a sentir, ela vai mexer, cutucar e incomodar.

E antes de continuar eu acho importante falar sobre uma coisa que eu sempre gosto de alertar sobre leituras: conheça seus limites. Não se force a ir a frente se uma experiência não está te fazendo bem. Respeite o momento em que você se encontra e deixe, caso necessário, aquela história para depois.

Em sua narrativa, Gogun fala sobre o vazio, sobre a falta do sentir, a falta de pertencer, a falta de fazer falta para o mundo e até mesmo para si. A sensação esmagadora de sentir-se um fardo, de não entender o motivo pelo qual alguém gostaria de te ter como companhia porque... bem, por que qualquer um iria querer ter sua companhia? Você não tem nada a oferecer, você não acrescenta. Se você deixasse de existir, sentiriam sua falta?

Por meio de Luís, um adolescente que passa a conviver com o Vazio, o autor demonstra, aos poucos, como esses sentimentos afetam profundamente a vida de uma pessoa. Nós acompanhamos o protagonista passar por várias fases, desde ignorar aquilo que está com ele, passar a aceitar e até a implorar por ser consumido de vez pela sensação terrível que o Vazio proporciona. Ele recusa ajuda, se afasta de toda e qualquer pessoa com quem possa criar um laço por medo de prejudicar o outro com o peso que carrega.

Nas primeira páginas, vem o aviso: essa não é uma história feliz, é uma tragédia. Mas nem todas as histórias que têm o Vazio como personagem precisam ser assim e é essa a mensagem que o livro deixa.

Ninguém é feliz ou está bem o tempo todo e, acredito, todos nós temos essa sensação de não pertencer, de não fazer falta, de incomodar em alguns momentos da nossa vida. Eu sei que eu tenho.

Gogun não fez esse livro para ser confortável, sua escrita é dura, as emoções dos personagens são feias, até os momentos que tinham potencial para parecerem bonitos têm uma enorme sombra que impede o incômodo de ir embora, mas o autor - em suas notas no inicio e no final do livro - deixa claro que ele te entende, que também não foi fácil pra ele a jornada de Luís, mas foi necessária.

E é assim que a vida funciona. É necessário encarar o Vazio de vez em quando.

Mas lembre-se que existem muitos finais felizes para você ler por ai.

Victor 25/07/2023

Não olhe agora. O Vazio está aqui.
Com uma escrita afinada e sensorial, GOGUN nos leva a páginas melancólicas e introspectivas em "Devorado pelo Vazio", por mais que situação toda seja muito fantástica. O poder de explorar o absurdo e o interno com maestria são o grande destaque desse livro, que certamente vai mexer com as emoções do leitor e gerar uma faísca que seja de identificação.

Afinal, todos temos vazios dentro de nós. Grandes, pequenos, literais ou metafóricos. Ninguém é feliz o tempo todo, e tampouco a vida é justa em todas as ocasiões. Luís é um jovem singular, uma pessoa que luta contra algo que está dentro e fora de si. A história é aterrorizante e acalentadora, mostrando que é possível essas duas ideias antagonistas se encontrarem.

E quando as ideias se encontram, "Devorado pelo Vazio" se torna um abraço, a todos aqueles que acham que também são invisíveis, que serão devorados e vão desaparecer, GOGUN mostra que os vê e ouve. Essa história é tão profunda, marca a alma para sempre. Sou muito grato por poder vê-la em sua primeira publicação, e espero que cresça além das barreiras da Amazon.

Nem só de histórias felizes o mundo é feito. Precisamos muitas vezes rir, chorar, nos apaixonar... e chorar. Precisamos de "Devorado pelo Vazio", como um remédio que desce amargo pela garganta mas é pro nosso próprio bem.