A verdade é de plástico Jadna Alana

Resenhas - A verdade é de plástico

honeyisa 19/05/2024

Livro bom, bem curtinho, ambientado em um cenário de escrutínio e sofrimento faz um tempinho que li então não lembro tão bem mas acredito que seja no nordeste mostrando a condição de moradores de rua, um tema muito alarmante e recorrente atualmente. uma boa leitura.

nany 16/05/2024

Que conto lindo!
Fiquei surpresa com a escrita boa dessa autora, em como ela transmite muito bem os sentimentos dos personagens e como em poucas páginas expressa tão bem o que deseja.
Queria que esse conto fosse mais reconhecido, porque com certeza merece.

Banana_jubs 10/05/2024

A verdade é de plástico
Um conto rápido, muito bem ambientado e cru.
Sem saber do que se tratava o conto eu comecei a ler meio perdida e logo fui colocada em uma realidade triste e curiosa de uma garota que talvez tenha encontrado um pouco de esperança no final.

amorime_ 09/05/2024

Eu simplesmente amo a escrita da Jadna. Que autora perfeita, meu Deus. Incrível como, mesmo em um conto curto, ela nos apresenta uma cultura, uma regionalidade, uma lição. Os cenários são bem construídos e os personagens são tão humanos que tornam a história palpável, de certa forma. Recomendo demais!

juh 03/05/2024

Muito bem escrito
Estava bem ansiosa para ler algo dessa autora pois já ouvi muito falar bem dela, selecionei esse conto curtinho para dar continuidade ao projeto maio nacional e sinceramente? que experiência!

a escrita é tão poética, me senti muito conectada com a história e me peguei pensando que é muito triste ser a realidade de tantas pessoas. o final foi mágico pra mim pois não imaginava que seria aquilo que o senhor escondia, porém quando terminei entendi o título.

Moony 28/04/2024

Esse conto dá para ler em 30 minutos, no máximo.
Damiana é curiosa e resolve seguir um senhor para descobrir o motivo dele catar objetos velhos e sem utilidade (para ela). Ela acaba descobrindo e não pode fingir que não viu.

Mais uma vez, a obra de Jadna Alana trás o regionalismo de forma maravilhosa. É um conto comovente em diversas partes. Diria que é um conto pesado já que mostra realmente a realidade de muitos jovens. Não sei se entendi bem o final. Mas me fez pensar em diversas teorias.

pam.ggs 18/04/2024

Fofo
Continho fofo e triste que não deixa de ser um leve soco no estômago pensar que essa é a realidade de muitas pessoas, e de muitas crianças inclusive.
O final permanece em aberto para você interpretá-lo.

Luisa 16/04/2024

A verdade é de plástico
Esse é aquele livro que você lê em menos de 30 minutos, gosto bastante de livros curtos, se você gosta também esse é uma boa opção.
O legal desse livro, na verdade, não só esse como todos de Jadna que eu li, representa bastante o nordeste, coisa que não é muito comum nos livros.

Camilla.Conti 15/04/2024

Bem escrito
Conto curtinho, dá pra ler em 15, 20 minutos.

Acompanhamos a curiosidade da personagem para entender porque um idoso cata muito lixo. Que fim ele dá a todo esse lixo?

A escrita da autora é maravilhosa. Embarquei com tudo na narrativa. Só acho que não compreendi muito bem a finalização do conto.

Duda Mel @epifania_literaria 13/04/2024

Não leia a sinopse, apenas embarque na leitura e encante-se
"Agora entendia o que o velho queria dizer: não havia como desver tudo aquilo, fingir que não existia."

Resenha:

Um conto que ganha o leitor na capa, encuca na epígrafe e surpreende ao longo da narrativa.

Somos apresentados a Damiana, uma garota moradora de rua que vive com dois colegas, Juca e Toinho. O trio dá seu jeito de sobreviver e não é nada fácil lidar com essa realidade, ainda mais quando se perdeu uma das pernas como ela.
No entanto, essa garota tem uma dose forte de teimosia e determinação que a levará a descobrir o que de tão interessante um misterioso senhor faz com o "lixo" que cata aqui e ali.

Dentre todas as ideias que imaginei sobre o mistério por trás da postura do senhor, nenhum correspondeu à verdade. Foi uma surpresa muito feliz e me fez desejar por mais.
Me senti aliviada por não ler a sinopse antes de embarcar na leitura. Apenas me encantei por título e capa, dei uma conferida na quantidade de páginas e me joguei. Sendo assim, tudo era descoberta enquanto lia.
A escrita da Jadna é bastante gostosa de ler, marcada pelas raízes nordestinas que caracterizam a trama, o regionalismo fantástico que aquece o coração do bom brasileiro.
A autora nos mostra que é possível sim criar uma narrativa curta e cheia de significado e reflexões importantes ao apresentar críticas quanto à poluição, ao consumismo, ao capitalismo e às mazelas sociais, negligenciadas no dia a dia.
É possível sentir ao longo da obra as dores, as alegrias e o companheirismo que há entre esse trio que, mesmo não concordando em tudo, seguem se apoiando, pois são o mais próximo de família que possuem. Ao refletir, percebemos que essa realidade não é tão distante assim de nós e o que fazer com aquela vontade de proteger que brota ao ler o conto?
A estória se desenvolve com um jeitinho que nos faz querer acompanhar Damiana lado a lado nessa empreitada e ver o que aconteceu depois do fim, que foi como uma brisa fresca cheia de esperança com uma dose de questionamentos que talvez não caibam, afinal é necessário apenas acreditar no fantástico.
Diria que talvez o defeito desse conto seja acabar tão brevemente. Trata-se de leitura rápida e fluida que tira qualquer um da ressaca e faz querer conferir todos os livros da autora.
Amo o folclore brasileiro, mas não recordo qual foi a última vez que tinha embarcado num regionalismo fantástico. Certamente é um gênero que quero explorar e me encantar mais.

Vitor16Hq 13/04/2024

São 14 páginas de uma leitura muito boa, a curiosidade instiga a ir até o final e ele surpreende.
A ambientação é muito boa, a escrita transporta o leitor para onde a história é ambientada. Vemos elementos da realidade que deixam alguns pensamentos, mas também é uma leitura leve que vai te deixar feliz no final.

Gabriela.Galler 14/02/2024

A verdade é de plástico
Eu gosto muito da escrita da Jadna, com tanto regionalismo. Eu não sei se captei totalmente a essência dessa história, acho que o conto acabou na melhor parte! Mas a escrita dela sempre muito boa.

Thvliv 21/01/2024

Adorei essa leitura
Sério, tô muito encantada com a escrita da Jadna. Nada consegue me deixar mais feliz que tá vagando pelo kindle, clicar numa dica e me deparar com uma obra nacional maravilhosa. Esse conto tão curtinho, mas tão bem escrito, me deu a sensação de tá assistindo uma animação inédita que mais ninguém teve a ideia de criar. Cada detalhe cabe na história, o regionalismo bem colocado e destacado nos diálogos, as descrições da ambientação, a dura realidade de viver nas ruas que as três crianças enfrentam é triste e você sente que quer fazer algo por estes personagens. O tom das incertezas de saber se vai dormir com fome ou não, de viver um dia de cada vez, não tira de Damiana, Toinho e Juca a esperança de encontrar algo melhor para suas vidas. Até que a curiosidade de Damiana a leva diante de algo que jamais ousou sonhar que existia.

Juro, esse é um conto incrível com regionalismo fantástico incrível, me encantei quando a Damiana fez a grande descoberta e sorri quando percebi que suas esperanças foram renovadas. Ainda não tinha lido nada da autora, mas sinto que fui surpreendida e certamente irei ler outras de suas obras.