Sarrasine

Sarrasine Honoré de Balzac

Resenhas - Sarrasine

Jonathas 21/01/2024

Balzac e as nuances do sentimento humano
Bem, eu li esse conto como um intervalo entre livros maiores, esperando uma história simples e pouco desenvolvida. Contudo, o que encontrei foi uma verdadeira lição sobre as paixões e espectativas humanas. Balzac escreve com inspiração cada palavra de sua narrativa (essa versão é bilíngue), enchendo o leitor de suspeitas sobre o que é, de fato, a história e no final subverte essa espectativa para entregar um desfecho profundo, com vários significados.
Acredito que poderia haver um pouco mais de desenvolvimento sobre o narrador e a moça para quem ele está contando a história, mas o personagem principal, que dá título ao conto, já vale a leitura desse curto ensaio sobre a voracidade do desejo humano.

Aline Maia 31/12/2023

"Sarrasine" foi o meu primeiro contato com Balzac. Sinceramente, me decepcionei.

A história começa com uma pessoa em uma festa da familia Landy. Dentre os presentes, há uma figura de um velho sinistro que instiga curiosidade nas pessoas, assim como a origem da fortuna da família.

A segunda parte é esse mesmo narrador contando a história de Sarrasine, um escultor que se apaixona perdidamente.

O mistério me agradava mais do que saber do Sarrasine, e talvez nisso essa novela não me pegou.

Razoável.

Matheus 11/10/2023

Sarrasine - Honoré de Balzac
Publicada pela primeira vez em 1830, a história se passa em Paris e gira em torno do jovem artista Sarrasine, que se apaixona por uma cantora de ópera chamada Zambinella. O enredo explora temas como a obsessão, a busca pela perfeição artística e a complexidade das relações humanas. Balzac também examina as camadas sociais e as expectativas da alta sociedade parisiense da época. A narrativa é habilmente construída, e Balzac utiliza uma linguagem rica para descrever os personagens e os cenários, transportando o leitor para o mundo vibrante e multifacetado do século XIX em Paris. "Sarrasine" é uma obra que oferece uma visão fascinante da sociedade da época e das interações entre amor, arte e classe social.

Zenaildo 24/09/2023

Balzac
Última experiência com Balzac foi o pai Goriot, muito bom o livro, faz parte da comédia humana. Recomendo para entender a questão francesa do período.

Thiago662 30/07/2023

"O mundo é deserto para mim".
Não sabia bem o que ler nesse domingo nublado aqui no Rio de Janeiro e peguei essa novela do Balzac, primeira experiência com o autor! E que surpresa! Ainda bugado com o enredo, um pouco impactado. Qualquer explicação geraria, automaticamente, spoiler. Então vão algumas passagens magistrais sobre os sentimentos humanos:

"O mundo é deserto para mim. Sou uma criatura maldita, condenada a compreender a felicidade, a senti-la, a desejá-la, e, como tantas outras, a vê-la toda hora fugir de mim".

"Excetuado o monstro, não são todos os sentimentos humanos desvendados assim, por atrozes decepções? Mães, os filhos nos assassinam, ou por sua má conduta ou por sua frieza. Esposas, somos traídas. Amantes, somos largadas, abandonadas. A amizade! existe ela? Amanhã me faria devota se não soubesse como ficar firme como uma rocha inacessível em meio às tempestades da vida. Se o futuro do cristão é ainda uma ilusão, ao menos ele não se destrói se não após a morte."

Pobre Sarrasine! Pobre Zambinella!

Ana Santos 24/03/2023

A princípio achei a leitura bastante tranquila, fácil de ser compreendida. Porém quando se vai chegando ao final do livro é preciso ter muita atenção e cautela na leitura, o modo de escrita de clássicos como todos sabemos, são de certa forma bastante divergentes da forma atual, porém com concentração é possível entender perfeitamente a história. Eu gostei bastante desse livro, indico para quem quer começar a ler clássicos, pois achei bem fácil de ser compreendido.

Mateus.Silva 03/03/2023

Interessante
A leitura foi rápida e fluiu bem, não me causou muitas emoções, mas achei a história interessante. Achei que a leitura valeu pela curiosidade.

Gab 13/01/2023

Sarrasine
Sarrasine é uma novela escrita em 1830 pelo autor francês Honoré de Balzac contada em primeira pessoa.

"Pertence, por um lado às obras em que o escritor investigava os segredos da criação artística e da intensidade com que os grandes artistas vivem e se consomem [...]; por outro lado, ao grupo em que o romancista, desejoso de incluir em seu painel todas as manifestações da paixão humana, enfrentava vícios e depravações de que pouco se falava na literatura e que nem por isso deixavam de existir.?

Sol 62 06/12/2022

Sarrasine, novela de Honoré Balzac, publicada, pela primeira vez, na ?Revista de Paris? em 1830.

É narrado em primeira pessoa por um personagem anônimo. É uma história inquietante, com certo suspense que se desvela ao final. Possui descrições detalhadas que permitem ao leitor se imaginar presente no ambiente retratado.

Seu tema liga-se a questões sexual e de gênero, mostrando uma paixão trágica entre um artista é um castrati.

Gezinha 27/11/2022

Enfim, um Balzac
Ganhei do meu pai uma coleção antiga das obras completas do Balzac. Ele disse: Ele é maravilhoso! Um exímio conhecedor da alma humana. - E elogiou a obra "a mulher de trinta".
Não gosto muito de contos. Mas Sarrasine é muito bem desenvolvido! Se passa em uma festa, onde o narrador observa o que vê e pensa, e então diante de uma cena que acontece, descreve a curiosa história de Sarrasine.
No começo demorei ora me interessar, pois contos costumam começar sem muitas delongas, depois o ritmo fluiu.
Gostei!

Lucas Lobo 02/11/2022

A comédia humana
Meu primeiro contato com a obra de Balzac foi através desse livro curtinho, achei uma obra de fácil leitura. A reviravolta no final do livro deu um toque especial.