O que Deixamos Para Trás

O que Deixamos Para Trás Camila Dornas

Resenhas - O que Deixamos Para Trás

Agatha.Velasco 11/03/2024

Espetacular
Faltam palavras para distinguir essa leitura.
Me fez chorar como criança e me tocou de uma maneira muito profunda.
Um livro que te ensina sobre tempo,amores e consequências.

Priscila.Damiani 19/12/2023

@ler.terapia
?Palavras têm um poder quase infinito. Elas podem ser a cola unindo pedaços quebrados, ou podem ter o mesmo poder destrutivo de uma bomba atômica.?

O que deixamos para trás é um livro, principalmente, sobre aprendizados.

O livro é narrado, na maioria das vezes, sobre a vida  dos quatro personagens principais. Os capítulos se intercalam entre cada um dos protagonistas. Fazendo com que a nossa perspectiva sobre cada um, seja muito clara e "inteira".

Manu, uma menina sonhadora e livre, que só quer viver um dia de cada vez, em busca de realizar seus sonhos, mas sem grandes pretensões.

Adam, um menino cheio de complexos mas com um lindo coração, em busca de vencer seus medos e realizar seus sonhos também.

Amélia, uma senhora com mais de 70 anos que decide parar de adiar seus desejos e toma uma atitude inesperada.

E Nelle, uma mãe solo, sobrecarregada e pressionada por uma sociedade machista e engessada, que está perdida dentro de si, procurando desesperadamente por uma saída.

O destino deles se cruza, e a partir daí tudo muda de uma forma intensa e irreversível. Nos fazendo refletir, sobre exatamente, o que deixamos para trás.

Não vou dizer que foi uma leitura fácil. É uma leitura intensa e muito dolorosa. Mas sobretudo, uma história sobre verdades que precisam ser ditas. Aquele choque de realidade que precisamos vez ou outra.

A Camila Dornas sempre surpreende nas suas histórias e dessa vez não foi diferente.

Acabei o livro devastada, rs, mas com o coração cheio de coisas boas e reflexões que com certeza trouxe ao menos uma nova perspectiva dentro de mim.

Alerta de gatilhos com o tema: alcoolismo

??"Nunca é apenas uma coisa que nos quebra. Tudo começa com uma rachadura. Ela cresce devagar, quase sem que a gente perceba. E de repente estamos em pedaços."

Lia 08/10/2023

Arrasada. É como me sinto depois desse livro. E ainda dizem que Nicolas Sparks que é triste.
*Você passa cada segundo dela (a vida adulta) esperando o futuro acontecer. Aquela promoção no trabalho, mais dinheiro, mais
oportunidades, mais, sempre mais. Mas o futuro nunca chega, e de repente sua vida inteira se foi e você perdeu.
*Odeio essa palavra. ?Normal?. Acho que devia ser apagada da nossa língua. É só uma palavra pequena que
pessoas pequenas usam pra fazerem as outras se sentirem fora de lugar.
*Lendo, ela se sentiu menos perdida, menos solitária. As palavras têm um poder singular de tocar almas, de
mudar vidas, de reconstruir o mundo. Apenas 26 letras organizadas da maneira certa podem causar um impacto inexplicável.
*No fim, o mundo é feito de ecos daqueles que vieram antes, perpetuados pela eternidade.

@eusoudanivieira 07/09/2023

Para deixar o coração quentinho e destroçado :)
?o bater das asas de uma borboleta num extremo do globo terrestre pode provocar uma tormenta no outro extremo no espaço de tempo de semanas?

quando edward lorenz proferiu essa frase para aludir a teoria do caos, nem eu ou camila éramos nascidas.

uma série de fatores ao longo da vida nos juntou nas redes sociais mesmo a quilômetros de distância uma da outra.

o bater de asas do nosso caos?

o amor pelos livros:
ela, por amar escrever
eu, por amar ler

assim como manu, adam, amélia e nelle  - personagens deste livro que tiveram seus destinos cruzados por meras circunstâncias.

a atitude de um reverberou como um tufão na vida dos outros.

?o que deixamos para trás? é muito mais do que uma estória de sonhos e arrependimentos.

é um pouco sobre todos nós em pequenos detalhes.

seja em manu, moça livre e destemida, que vive seu presente, grata pela chance de simplesmente estar viva.
ela tem suas amarguras?
sim! - me dê o primeiro sorriso quem não as tem...

talvez você se reconheça em adam.
meio paranóico, aprisionado em uma casca fragilizada e insegura, onde habita um rapaz cheio de sonhos.
(embora tudo o que ele sinta seja um pesadelo)

conhecendo amélia você pode sentir medo de deixar o melhor da vida ter passado por conta das convenções sociais que nos algemam.
e só aos 70 anos ela despertou!
você pode até se perguntar se nesta idade, ?acordar? pra 'sonhar' poderia ser tempo perdido...

tenho pensado cada vez mais que tempo perdido é aquele que não se vive.

[enquanto respirarmos, sempre é tempo]

e aí nos deparamos com nelle.
recém parida
fragilizada
desorientada.
um ser humano que não se vê...
como poderá ver a outros?

dos livros da camila, esse foi o mais tocante para mim.

talvez por ser o mais próximo de escrita da ?vida real? sem nenhum tipo de fantasia (sua marca registrada), apenas os sonhos das pessoas.

e sonhos não tem tempo ou idade.

só ficam suspensos pela falta de oportunidade ou de atitude.

é urgente refletir o que nos impede de fazer da nossa realidade o nosso sonho.

?o que deixamos para trás? conta uma estória que te faz repensar o que temos deixado pra depois.

e é um livro que não se pode deixar para trás.

allitamartins 31/07/2023

Sensacional e reflexivo
Quando comecei esse lançamento da Camila não sabia o que esperar. E mais uma vez ela me causou um turbilhão de sentimentos.

Eu adorei o fato do livro ser narrado por todos esses personagens, pois isso permite que o leitor conheça os medos, inseguranças, receios e sonhos de cada um deles. A Camila arrasou nessa narração!

Confesso que acabei me identificando com o Adam em algumas questões mais do que deveria. As cenas dele, junto com as da Nelle, foram as mais difíceis para mim.

O desfecho do livro é simplesmente arrasador. As cenas que antecederam o final me deixaram com o coração apertado e fizeram algumas lágrimas descerem.

O que deixamos para trás é uma história que me fez refletir sobre os momentos e oportunidades que deixo passar em minha vida. Com uma escrita tocante e envolvente, a Camila conseguiu ser certeira nessa história. Apenas leiam!

Danielle M Tostes 29/07/2023

Emocionante!
Essa foi uma leitura com emoções muito fortes que eu terminei em prantos. Me arrependo? Nem um pouco. Nesse livro, Camila traz reflexões muito importantes sobre decisões, arrependimentos, consequências e legado. Me apaixonei tanto por esses personagens, senti seus sofrimentos, angústias, dúvidas e alegrias, quis cuidar deles... Amei e recomendo muito! Mas vá com o coração preparado e com a caixa de lenços em mãos porque é garantia de muitas lágrimas.

@llauramilitao 29/07/2023

Uma obra incrível, como eu já esperava!
Mais uma vez, a Camila arrasou. Eu já esperava gostar do livro, é claro, e ?O que deixamos para trás? não deixou em nada a desejar. É um livro um pouco diferente dos outros que já li da autora, tanto em relação ao enredo quanto da narrativa, e isso foi surpreendentemente bom. É uma delícia ver como a Camila consegue construir romances profundos e tocantes, sem deixar de lado as histórias individuais dos personagens.

Bia 26/07/2023

Camila sempre sabe como tocar um coração de várias formas.
A leitura te prende do começo ao fim. Os capítulos e o livro todo em si, conta sobre histórias envolvendo cada personagem, e como no fim tudo se relaciona.

Ao terminar a leitura, só digo uma coisa: você vai se emocionar, ou se sentir tocado de alguma forma. E de bônus, te deixa reflexivo.

Super recomendo!!!!!

Bia 20/07/2023

Prepare os lencinhos
Mais uma vez Camila nos surpreende com suas histórias.

Ess história fará você refletir muito sobre a vida e suas escolhas.

Você vai chorar muito e ter o coração destruído, mas vai valer a pena.

Ceci (@umcantinhosomeu) 20/07/2023

Nunca chorei tanto
Muitas vezes não conseguimos compreender os joguetes do destino, porque ele fere uns, recompensa outros, e quando ele entrelaça quatro vidas nos mostra o quão grande é seu poder.

Nelle, Amélia, Manu, Adam, a primeira vista nada tem em comum, mas todos estão em busca de algo.

Nelle é uma mulher recém separada, com um filho pequeno. Amélia uma senhora de 70 que somente agora teve coragem de ir atrás do seu grande amor. Manu uma jovem de espírito livre, que foge daquilo que não compreende. Adam um jovem que precisa superar seus medos para ir em busca do seu sonho.

Nunca mais uma viagem de ônibus terá o mesmo sentido para cada uma dessas vidas.

? Preciso começar avisando para todos que ao lerem esse livro, estejam com uma caixa de lenços próximo, pois vão precisar. Dito isso, quero comentar o quando esse livro marcou minha vida, primeiro por ter tido a oportunidade de ser beta, então pude acompanhar de pertinho, todo o projeto e construção dessa história, segundo porque dois personagens me tocaram de uma maneira tão singular, que com certeza se tornaram favoritos. Adam com seu jeitinho meigo e tímido, me conquistou, em muitos aspectos consegui me identificar com ele, e ainda não perdoei a Camila por conta dele ??. Nellie que mulher sofrida, além do sofrimento de passar por uma separação, ela tem que enfrentar a maternidade sem apoio nenhum, nem com sua mãe ela pode contar, é essa mulher senhor, que ódio, mas leiam porque quero saber o que vão achar dela. Claro que is os personagens são tão bom quanto, Amélia que lição de vida ela nos traz, com ela tive várias reflexões, sobre muitos assuntos inclusive. Manu nos dá aquela sensação de liberdade sabe, algo que buscamos em algum momento. A escrita da Camila continua sensacional, e posso afirmar que esse é um dos melhores livros dela, sua primeira experiência com múltiplos personagens e narrado em 3° pessoa, por isso reafirmo, se deixem levar por essa história belíssima. Baixe o seu exemplar agora mesmo.

leiturainterativa 17/07/2023

Incrível!!
Incrível, essa é a palavra que melhor define essa leitura. Que começa mansa na visão de personagens diferentes que de repente se conectam dramaticamente. Camila é demais! A cada obra da vontade de ler mais livros seus!! Amo ??

Mariana_ 10/07/2023

Camila Dornas acerta a mão mais uma vez!!!
Adoro ser traumatizada por uma leitura da Camila! Esse história é linda! Tem uma forma diferente das outras mas nem por isso deixa de ser incrível e emocionante!!! Não vou dar spoilers... só leiam!!!!

Arantxa 10/07/2023

Um livro para se emocionar
Com o seu primeiro livro escrito em terceira pessoa, focando em quatro personagens diferentes, a Camila Dornas entrega um livro de milhões, um livro para se emocionar do início ao fim. Com certeza ter 4 protagonistas deixa a história mais interessante, ansiando saber mais sobre cada um e o seu passado, principalmente o da Amélia, que tem toda uma história de amor (e eu simplesmente amo um bom romance). Podemos acompanhar as dificuldades de uma mãe divorciada, um filho paranoico e cheio de manias com uma mãe depressiva, uma velhinha em busca de pessoas do passado e uma jovem viajante (quem me dera ser viajante que nem a Manu).

Outro ponto alto é que mesmo sendo um drama temos um pouco de mistério. Queremos saber mais sobre o passado da Amélia, o que aconteceu com o pai do Mateus, quando que o Adam vai falar pra mãe que passou na faculdade... são pequenos "mistérios" que te fazem querer devorar o livro.

Como boas histórias nunca são apenas felizes, este livro também tem suas partes tristes e seus dramas, características bem recorrentes nas histórias da autora. E para quem gosta de livros assim esta é uma ótima opção, fazendo seu coração se despedaçar m mil pedacinhos.

Com uma escrita leve e fluida, uma história incrível e personagens fantásticos, o livro se torna uma das minhas melhores leituras do ano e um livro que deveria virar um best-seller. Apenas leiam esta obra prima e se encantem com o lançamento da Camila Dornas!

P.S. não esqueçam dos lencinhos, vocês vão precisar!

Letty 09/07/2023

Emocionante e profundo!
Uma história belíssima, porém dolorosa! Camila soube, mais uma vez, escrever com maestria um livro com personagens reais e que tocam a alma daqueles em que lê. Torci e chorei junto com eles! Vale a pena cada página lida!!