Dilema

Dilema Paulo H. Vailati

Resenhas - Dilema

Roberta Pereira 31/10/2023

Tudo se inicia quando Dilema, um alienígena/IA/humano, conta para Muriel, uma astronauta, que o fim da Terra está próximo.
A história, então, passa a girar em torno da colonização dos humanos no espaço, após a Terra ter sido destruída - por nossa culpa mesmo!
E aí temos um eterno ciclo de ações humanas, o que nos faz refletir bastante sobre nosso futuro, que rumo estamos tomando (- confesso que fiquei meio sem esperanças sobre os seres humanos ?).
Ao longo dos ciclos, observamos os humanos cometerem os mesmos erros por ganância e poder, há sempre oprimidos e opressores.
Dilema, presenteia a humanidade com uma complicada equação que envolve tempo e energia, mas que nos ajuda a construir um novo lar. Porém, não sem baixas, erros, dúvidas, e por fim, acerto.
O final, foi algo de explodir minha cabeça. A deixa deste plot em questão já tinha sido levemente exposta antes, mas sem uma explicação. Mas no final tudo se junta e vc fica ???.
*Sobre a estrutura*
É um livro que requer atenção. Eu achei a escrita um pouco complicada. A história é repleta de personagens e pontos de vista. A cada capítulo temos novos personagens, vivendo situações diferentes, cada um em sua época distinta. E a conexão entre os capítulos, até certo ponto, é bem sutil. Isso me levou a dois pontos contraditórios ?.

1. Achei difícil entender a lógica de construção até mais ou menos metade da história, Bem como, me apegar realmente a algum personagem.

2. Ao mesmo tempo, achei isso bem interessante. E por que? Bem, como foi um evento que acabou com a Terra, mostrar o que vários humanos estão passando e como cada grupo está colaborando em busca de continuar a nossa existência, da melhor forma possível, foi bem legal.

@pamleitora 14/09/2023

E se a humanidade tivesse a chance de recomeçar mesmo depois de tudo acabar?
🌌“Posso comentar que este livro contém muitos personagens e assuntos complexos dentro dos cenários, que você de fato vai sentir uma sensação de estar ali, vivendo junto". Afinal, é sobre nós o livro!

👽Vamos conhecer a personagem Muriel, que está em busca de vidas em outros planetas, em algum momento já sem esperança ela encontra um Alien “Dilema” onde mostra a ela o fim da humanidade, explica claramente o tempo que levará a extinção dos humanos se continuarem a cometer os mesmos erros no atual presente (ano 2178).

- De fato o mundo acaba! Mas... Uma Nova terra somos apresentados.

👩‍🚀O livro é composto por linhas temporais diferentes, com isso somos apresentados a muitos personagens e cada um possui uma característica diferente e cenário também (o que amei e achei muito fascinante).

☄️Conhecemos os gêmeos Droyd e Froyd, eles são lançados ainda bebês numa espaçonave nomeada de cegonha, criados no espaço, a nave onde eles crescem sofre um acidente terrível, aos 80 anos começam a buscar por algumas respostas, o curioso é que um deles possui a doença Alzheimer e é dessa forma que temos um grande capítulo (amei de coração).

🛰️Temos também viagem no tempo, construções de anéis onde podiam produzir “manhãs artificiais”, além de outras tecnologias abordadas na história, vemos um Governo bem sujo e claro temos até um pouco de romance.

🛸Amei ler junto com @umleitordescifi

👨‍🚀AH! Sim, temos um Gladiador espacial, que de repente vamos estar em 1908 na Sibéria/império Russo, mas isso vou deixar para você ler mais no livro “Dilema o ciclo da humanidade”. Capítulo incrível.
Realmente vale a pena a viagem, vale muito a leitura, aconselho ler com calma e prestar muita atenção, ok?

👽Dilema não é qualquer livro, ele serve para ensinar, mostrar que mesmo dentro da ficção temos como aprender, sentir, viver, física e astronomia vivem juntas.

Obrigada Paulo por proporcionar essa experiência incrível. Aguardarei mais histórias com certeza.

Carweni 12/07/2023

"Sempre que precisarem optar entre escolhas que envolvam a vida, fiquem com a esperança"

Dilema é um livro de ficção científica cuja essência é voltada à reflexão sobre os ciclos de ações humanas, intermináveis mesmo após a destruição do nosso lar pelas nossas próprias ações. A história se divide em várias perspectivas, e cada uma é escrita de maneira diferente de acordo com o personagem que segue. Sendo assim, há capítulos mais pessoais, outros mais informativos, e assim por diante. Isso, claro, cria um contraste e deixa alguns personagens muito mais "humanos" do que outros, mas cada ponto é importante para a construção do enredo paradoxal que, apesar de ter deixado algumas coisas não tão bem explicadas pelo caminho, consegue te manter preso e refletir sobre sua real possibilidade.
Além disso, como supracitado, há o fator da reflexão acerca do futuro da humanidade, onipresente nas páginas do livro. Quando começaram os ciclos de poder e exploração? Por que continuam? Quando terminarão? Sequer terminarão? Por que nem mesmo o fim de nosso planeta acaba com a ganância? São perguntas que o livro, inevitavelmente, leva-te a fazer a ti mesmo.
Enfim, gostaria de tecer meu elogio máximo ao Capítulo IV, "Espelho", pela ótima dinâmica entre os personagens que são, ambos, muito orgânicos, além de haver uma ótima descrição de sua situação de sobrevivência e também de seus problemas que não citarei aqui. O fator emocional também foi muito bem utilizado no capítulo em questão.
Assim, "Dilema" é uma ótima obra para quem busca refletir sobre o futuro, ou tão somente embarcar em uma "aventura" de exploração e sobrevivência em um universo no qual a Terra já não é habitável.