A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Tacia7 18/05/2024

Necessário
O livro A Revolução dos Bichos, uma fábula extraordinária de George Orwell, é de uma importância tão tamanha para a humanidade, que deveria ser leitura obrigatória a partir das educação básica em qualquer país do mundo!
Esse clássico escrito em 1945 é de uma riqueza sócio-politico-cultural, que só contribui para entendemos, refletimos sobre a importância de uma sociedade ter como princípio o conhecimento como base para qualquer sociedade.
Isso fica tão claro à medida que lemos a fábula a cada capítulo.
O autor foi tão preciso em suas ideias ao desenvolver o enredo da fábula, que até em uma das notas da edição que eu li, da Darkside, na qual, George Orwell afirma que é preciso que o livro seja impresso. A meu ver, para que ao lermos possamos inferir a importância de termos acesso a educação de qualidade e uma sociedade letrada. Isso é comprovado em uma das notas, em como, ele lutou para que o livro fosse impresso. Pois a mensagem de que é preciso de que uma toda sociedade tenha conhecimento, para não sere convencida erroneamente por governos totalitários.
Infelizmente, durante os meus anos de estudante da educação básica, nem nas aulas de sociologia foi nem sequer abordado esse livro. Como estudante de Letras, muito menos. E hoje vejo o quanto esse livro fortaleceria as minhas convicções a respeito da importância de termos conhecimentos para não sermos subjugados e manipulados em ideias errôneas. Eu me pergunto, o porquê, pelo qual, demorei tanto para lê-lo, sem precisar que professores o indicasse. Acredito, que a resposta mais certa seria, de que, infelizmente, que esses professores já estavam tão desanimados em suas profissões, que nem tinham motivações de irmos além dos conteúdos propostos. Mas nunca é tarde!
Leiam ou releiam este grande clássico. Sua leitura responsável é necessária a qualquer tempo. Pois governos toritaristas surgem sempre. E precisamos ter argumentos palpáveis para derrubar qualquer poder que ousem inferir em nós governos totalitaristas.
Cinco estrelas.

Leonildo.Pfleger 15/05/2024

Assustadoramente atual.
Como eu já imaginava, a leitura de ?A Revolução dos Bichos? foi impactante, surpreendente e revoltante. Conhecer essa fábula baseada em fatos reais, mas com ensinamentos que perduram até hoje, é extraordinário.

Essa história é impactante porque nos lembram que todo regime totalitário, seja de esquerda ou direita, compartilham os mesmos elementos perturbadores: manipulação, chantagem, distorção dos fatos, aparelhamento das instituições, mentiras, perseguição e, nos casos mais extremos, assassinatos e destruição em massa.

O pior de tudo é ler ?A Revolução dos Bichos? e perceber que, em vários momentos da história, a humanidade viu essa fábula se tornar realidade. A verdade é que nada garante que não vamos testemunhar esses tempos difíceis no futuro.

?As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco.?

Carlos 12/05/2024

A pergunta que fica é: por que não li esse livro antes? Sem dúvida uma excelente crítica a governos autoritários tão presentes no século XX e que mesmo agora, passados oitenta anos se faz atual. Uma leitura imperdível.
galaxeando 12/05/2024minha estante
Esse livro é muito bom

oieamare 07/05/2024

O poder de Orwell! ??
Eu adoro a forma como a revolução dos bichos pode se aplicar a diversas situações onde o totalitarismo começa a abrir suas longas e pesadas asas. Orwell escreveu uma fábula atemporal!!! não é de hoje que vemos políticos prometendo revoluções somente para tomar o poder absoluto de algum país, como aconteceu no livro.
esta edição da darkside está ainda mais perfeita. ela vem com ilustrações pesadas que me deixarem bem reflexivas enquanto eu olhava as imagens. parecia que algo mais estava para aparecer além da silhueta dos personagens. ademais, foi incluso cartas e ensaios do autor que me fez pensar bastante sobre seu contexto político e social, além de suas inclinações, suas opiniões e sobre temas gerais da sociedade.
os apêndices trouxeram uma leitura enriquecedora, além de trazer também uma base para o entendimento da história conforme o seu ano de produção. quem tem dúvidas sobre se entendeu ou não o que o autor quis tratar pode se sentir mais seguro começando a ler pela edição da darkside.

como sempre, uma leitura essencial para ter opiniões mais críticas com relação a sociedade!

apesar disso, deixo aqui o meu ressentimento enquanto fã da obra. o nome de alguns personagens foi alterado e, até mesmo o nome da fazenda, mudou para trazer um novo entendimento da obra. vindo de três edições que se assemelhavam em descrição, o início foi um choque e eu levei um tempo para me apegar de novo aos personagens e seus novos nomes.
se é sua primeira vez lendo, isso não será empecilho algum, mas na minha cabeça a alteração dos nomes foi algo bem difícil para mim. ????

WillVerd 03/05/2024

Simplesmente Genial
Orwell foi muito certeiro aqui. Conseguiu deixar a ilustração de uma tragédia do século passado cômica e acessível. Traz belas reflexões sobre a política do nosso tempo também

Kaiiorr 02/05/2024

MUITO BOM
O livro é inicialmente uma fábula, tem uma crítica social foda, a história e tragetoria do Erik Arthur(mais conhecido como George Orwell) a edição do livro impecável, livro muito foda, recomendo

Grazi 23/04/2024

Será mesmo uma "fábula"?
O velho ditado que diz se quer mesmo conhecer uma pessoa, dê poder a ela (ou algo parecido) não podia ser melhor descrito do que esse livro.
Apesar de eu não ter gostado muito do livro, acho que é uma leitura quase obrigatória para quem quer entender de uma maneira mais fácil a política atual.

pcyswan 29/03/2024

Uma leitura tão fluida e que te causa tantos sentimentos que você nem percebe as páginas avançado. A história é incrível e faz alegorias inteligentes e de fácil entendimento. George Orwell coloca seus descontentamentos com a esquerda no papel e ainda hoje esses comportamentos não mudam, mas acho que beyond um livro partidário a obra ressoou em mim mais como uma crítica ao poder e ao totalitarismo em geral.

E sabe o pior de tudo? Eu tive de voltar várias vezes na leitura porque os porcos soavam tão convincentes, que eu me questionava se não estava maluco.

As páginas pós a história na edição da Darkside tão um ótimo contexto para a obra e valem a pena serem lidas, principalmente pensando na forma como o livro é usado hoje em dia (de um jeito que desconsideram a história de Orwell como pessoa)

Cacilda.Laia 14/12/2023

Napoleão =Político
Matraca=Influência do Marketing
Outros bichos = Nós

Ótimo livro,porém assim que terminamos a leitura fica aquele ar de indignação de tudo que vivemos nos dias de hoje .
Triste!

Evy 07/11/2023

Atemporal
Já tinha lido Revolução dos Bichos há muitos anos atrás e já o achava uma obra prima da literatura, em especial por se tratar de bichos tomando o poder que é algo que fala muito ao meu coração de apaixonada pelos animais. Quando recebi essa edição da DarkSide Books decidi fazer uma releitura e foi impressionante relembrar detalhes que já me fugiam da memória e reencontrar a força e atualidade desse livro publicado pela primeira vez em 1945.

Revolução dos Bichos é uma alegoria política que narra a história de uma fazenda onde os animais se rebelam contra seus opressores humanos, em busca de igualdade e liberdade. No entanto, à medida que os animais tomam o controle da fazenda, uma elite emerge, liderada pelos porcos, que gradualmente traem os ideais originais da revolução. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência...

A obra é uma crítica ao totalitarismo e à corrupção do poder. Cada personagem representa diferentes elementos da sociedade e do governo. A linguagem simples, mas impactante, utilizada por Orwell, contribui para a compreensão da mensagem tão importante que esse pequeno livro carrega e tornou essa obra atemporal.

Revolução dos Bichos é uma leitura essencial para quem deseja compreender as dinâmicas de poder, corrupção e a fragilidade das revoluções já que cada um reage de formas diferentes ao poder e a política. A edição da Dark Side Books traz ilustrações lindas da Manu Maltez e conta com introdução de Bruno Dorigatti, textos complementares maravilhosos, ensaios e cartas do autor, incluindo Por que Escrevo.

Super recomendo a leitura!!