Pálido ponto azul

Pálido ponto azul Carl Sagan




Resenhas - Pálido Ponto Azul


41 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


alex 08/08/2022

Pálido ponto azul: 1 visão do futuro da humanidade no espaço
De Carl Sagan (1994)

Livro muito bom para leigos (como eu). Uma pena que já seja um livro mais desatualizado (publicado em 94... lá se vão quase 30 anos).

É bom demais notar um autor que sonha com um futuro distante, mas mantém o ceticismo científico em brasa viva.

Aliás, o mais interessante do livro é essa simbiose entre ciência, arte e filosofia moral. A ciência me parece ser altamente alimentada por uma visão romântica e idealizada do futuro, que muitas vezes toma como ponto de partida para os seus esforços e investimentos. Sem sonho não há progresso!
comentários(0)comente



Reccanello 15/03/2022

"Pálido Ponto Azul" é o nome de uma fotografia da Terra tirada em 14 de fevereiro de 1990 pela sonda Voyager 1 quando estava a uma distância de cerca de seis bilhões de quilômetros da Terra (perto de Saturno). Nela, o tamanho aparente da Terra é menor do que um pixel e o planeta aparece como um pequeno ponto na imensidão do espaço. Junto com "Nascer da Terra" (tirada por William Anders durante a missão Apollo 8 à Lua, em 24 de dezembro de 1968), "Pálido Ponto Azul" é um dos mais conhecidos e emocionantes retratos de nosso planeta.
===
Histórica, inédita e irrepetível, aquela foto despertou em Carl Sagan (um dos grandes astrônomos do século XX e, certamente, o maior divulgador científico de todos os tempos) importantes reflexões: "teríamos algum tipo de privilégio em relação a outros corpos celestes?", "qual deve ser nossa postura perante a imensidão do Universo?", "faz sentido investir em missões aeroespaciais incertas enquanto ainda somos incapazes de solucionar os problemas que nos aflige todos os dias?". Em seu livro "Pálido Ponto Azul: uma Visão do Futuro da Humanidade no Espaço", e com a linguagem sem jargões, bem humorada e envolvente que sempre lhe caracterizou, o autor tenta nos trazer respostas a essas perguntas e nos apresenta a história das primeiras aventuras extraterrestres, avaliando o futuro que se desvela para a humanidade a partir das viagens feitas pelo sistema solar e para galáxias distantes. Ainda mais importante, Sagan demonstra como as descobertas científicas alteraram profunda e definitivamente nossa percepção acerca do lugar que ocupamos no Universo.
===
Impresso em papel coucheé mate e recheado de lindíssimas gravuras (fotos e criações artísticas sobre o Sistema Solar e o Universo), o livro é, por si só, uma verdadeira obra de arte.

site: https://www.instagram.com/p/CUP1CWrLrn1/
comentários(0)comente



Julio.Argibay 19/01/2022

Religião
Um pálido ponto azul, Carl Sagan, um livro um pouco diferente do que eu espera. Eu achava que era só seria abordada a física, cosmologia, astronomia, etc e tal, mas não é bem assim. O autor também disserta aspectos filosóficos, religiosos, dentre outros.
comentários(0)comente



Eder.Machado 15/06/2021

E o futuro...
Uma ótima obra sobre o futuro da humanidade e o espaço, a história dos planetas, e as preocupações da humanidade em relação ao nosso planeta. Ressalta a importância da exploração do espaço e a busca por vida fora da terra.
comentários(0)comente



Luiz.Alfredo 31/03/2021

Eu já vi toda a série e...
O livro é bem parecido, acho que é o roteiro dela não sei... por isso por hora abandonei
Rodrigo 03/06/2024minha estante
Que série?




Rod 24/03/2021

Um bom livro de um grande incentivado das Ciências
Para quem gosta de livros relacionados a conquista espacial. É claro que está um pouco desatualizado em algumas partes pois o Carl Sagan faleceu em 1996 (na época deste livro a MIR ainda voava no espaço) mas não tira o mérito da leitura.
comentários(0)comente



Nycole 02/01/2021

Pálido Ponto Azul
Cada capítulo é uma viagem pelo cosmo e pela história da exploração espacial. Carl Sagan te faz viajar pelo cosmo, e descreve o céu de vários planetas do sistema solar, entre outras maravilhas. Além disso, também tem um panorama histórico beeem interessante sobre a corrida armamentista do século passado.
comentários(0)comente



@pedroh_fmendes 25/12/2020

Bom, porém complexo
É muito bom este livro, nós mostra a evolução da astronomia e o que podemos alcançar e ser, como humanidade. Porém, o livro é bem complexo, mostra vários conceitos científicos, o que deixa a leitura em certos momentos arrasta.
comentários(0)comente



Miguel.Sales 21/11/2020

Uma obra prima
Carl Sagan, um dos maiores divulgadores científicos da história, consegue colocar em perspectiva o universo e os seres humanos de forma esplêndida. Sagan vai além do Sistema Solar e avalia o futuro da humanidade em outros mundos e como a exploração espacial pode ser a resposta para a sobrevivência da espécie humana. Uma leitura necessária para qualquer amante da astronomia.
comentários(0)comente



Leonardo 15/02/2020

Pequeno ponto azul
Pálido Ponto Azul é um livro cientifico (porém para um público mais leigo nessas questões), mais especificamente de astronomia, do famoso astrônomo Carl Sagan, lançado em 1994. É inspirada na famosa foto que foi cunhada com o mesmo nome, que foi tirada em 14 de fevereiro de 1990 pela sonda Voyager 1, que mostra um ponto minúsculo do local em que a Terra está em relação ao fundo cósmico.

O principal argumento desse livro é a nossa insignificância em relação ao tamanho do cosmo, e também a importância de estudar os nossos arredores para conhecer e se possível evitar possíveis catástrofes climáticos. Mesmo que estamos avançando bastante em vários aspectos, como por exemplo, no campo da ciência, Sagan nos mostra que diante da imensidão do cosmo e de seus segredos, são conquistas pequena (pelo menos pequena em relação ao valor que damos para essas conquistas)

Nos mostrando algumas conquistas da astronomia, e da ciência em um modo geral, o que aumentou muito o nosso entendimento dos outros planetas Sistema Solar, Sagan nos mostra que é muito importante conhecer o que está ocorrendo nesses planetas em questão, e também o que ocorreu no passado ou o que pode ocorrer no futuro, pois assim podemos prever desastres que de alguma forma pode ocorrer também no nosso planeta, e assim estar mais preparado para lidar com a situação.

Abordando questões como exploração espacial, não só para questões cientificas, mas também por motivos comerciais, já que em outros planetas e asteroides existem muitas riquezas, povoação do sistema solar pelas potencias mundiais, como EUA e China, vida extraterrestre entre outros diversos assuntos, ele nos mostra que para a manutenção da vida humana, é muito importante saber o que está ocorrendo e o que pode ocorrer nos outros planetas do Sistema Solar, pois tendo esse conhecimento, temos um "leque" maior de alternativas de solução. Uma delas é a “terraformação”, onde alteramos o clima de um planeta para atender as nossas necessidades. Mas ainda não temos essa tecnologia (pelo menos para alterar em nosso benefício, mas sim contra nós, mesmo que sem intenção, que é o que está ocorrendo hoje, intitulado de “aquecimento global”).

Outra informação curiosa é o que ele fala em relação ao telescópio, que, segundo ele, é uma “máquina do tempo”, pois através dele estamos vendo, na verdade, o passado, já que a luz viaja a uma velocidade finita, sendo assim, estamos vendo como essas estrelas eram no passado, sendo que muitas delas provavelmente nem existe mais, mas pelas imensas distancias a luz que provem delas ainda está chegando em nós. Também fala dos perigos do ser humano adquirir poder sem adquirir conhecimentos, pois podemos usar esse poder de uma forma que coloque não só a vida humana em risco, mas todas as vidas.

É um daqueles livros que abre um horizonte de possibilidades e de pensamentos, nos mostrando (usando não só argumentos científicos, mas também filosóficos) que mesmo levando em conta todo o nosso avanço nas áreas cientificas, ainda estamos "engatinhando" nessas áreas. Um livro que nos torna mais humilde, nos mostrando que, diferente do que foi o senso comum por muitos milênios, não somos tão importantes assim no trama cósmico, e muito menos que o universo foi feito para nós. Somos apenas uma "possibilidade" das trilhões que o nosso cosmo pode oferecer.
@thereader2408 23/09/2021minha estante
Nossa, que resenha perfeita. Acabei de ler o livro e, gente, que livro maravilhoso. Nem trabalho com astronomia, mas nem precisou. Fiquei encantada.




Brunobgcs 07/02/2020

Crise existencial
De forma geral o livro vai te dar um contexto histórico sobre todas as explorações fora da terra e avanços tecnológicos. E o mais importante vai te fazer refletir muito, vai te fazer reavaliar seus valores, crenças etc.. Indico muito.
comentários(0)comente



Amanda Bento 04/07/2019

Um ótimo livro pra quem não manja muito de ciência
Assumo logo de cara que não entendo nada de ciências e astronomia e afins, mas ainda sim o livro, com seu jeito explicativo, cativou minha atenção. Por mais detalhes técnicos que apareçam, vale a pena aproveitar as reflexões do Segan sobre a pequenez humana e o valor importante dessa redução. Um ótimo livro pra quem quer achar seu lugar no mundo - e no universo.
comentários(0)comente



Maísa 07/08/2018

Um lugar pra chamar de casa
Sagan apresenta a Terra e outros tantos mundos no Universo conhecido na tentativa de desvendar seus mistérios e revelar quão frágil é o lugar em que estamos.
Juliana 21/09/2018minha estante
undefined




41 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR