Pálido ponto azul

Pálido ponto azul Carl Sagan

Resenhas - Pálido Ponto Azul

maria @mariandonoslivros 06/01/2018

Alô! Alô! Planeta terra chamando.
"(...) Foi dito que a astronomia é uma experiência que traz humildade e constrói o caráter. Talvez, não haja melhor demonstração das tolices e vaidades humanas que essa imagem distante do nosso pequeno mundo. Ela enfatiza nossa responsabilidade de tratarmos melhor uns aos outros, e de preservar e estimar o único lar que nós conhecemos… o pálido ponto azul.”

Livro incrível!
Se você curte astronomia, um lado poético e muita reflexão, este livro será perfeito. Mas caso este não seja o seu caso, o leia mesmo assim.
Ele irá te acrescentar muitas coisas positivas.

Julião 29/05/2017

Perfeito.
Visto de uma fotografia a partir do universo, a Terra não passa de um minúsculo ponto suspenso no quase vazio, um "Pálido ponto azul". O livro ricamente ilustrado nos faz pensar a grandiosidade de tudo que existe em relação à nossa transitoriedade e mediocridade. O melhor incentivo que pode haver para você ler esse livro é ver um pequeno vídeo no youtube com esse mesmo nome. https://www.youtube.com/watch?v=tRjVDOgGJ8Y
Agora imagine praticamente 500 páginas de textos e imagens maravilhosos assim!

Jossano 13/07/2015

Apesar de não ser exatamente o que eu esperava, esse livro é surpreendente a qualidade da escrita de Carl além de suas informações e previsões são geniais. A quantidade de páginas e as informações técnicas podem assustar, mas para aqueles que já tem algum conhecimento nos assuntos abordados vai ter uma leitura bem prazerosa. E apesar da data de publicação continua muito atual, é essencial que todos os fãs de Carl procurem em seus livros mais sobre ele. Uma pessoa genial que inspirou e continua a passar seu amor pelo universo ou o cosmos.

Luna 21/11/2014

Serei eternamente grata ao autor, que nos presenteou não só com seu trabalho como astrônomo, mas com livros que facilitaram a compreensão de leigos sobre a ciência em geral e, claro, a astronomia.
Esse livro é uma lição de humildade diante da grandiosidade imensurável do Universo.

Humberto Ricardo 04/09/2014

MARAVILHOSO
Carl Sagan consegue demonstrar de uma forma linda e elegante a nossa mediocridade em relação ao Universo. O livro mostra a nossa realidade perante esse imenso Cosmos do qual fazemos parte. O autor é magistral ao contar como a nossa visão do Universo se modificou ao logo do tempo, e de como as descobertas científicas durante os séculos só mostraram que não somos especiais, mas apenas uma espécie vivendo num grão de poeira. Acho que deveria ser obrigatório todas as bibliotecas públicas possuírem livros do Carl Sagan. É muito vergonhoso saber que este maravilhoso livro só teve uma única edição no Brasil e isso foi há quase 20 anos.

Thiago 03/08/2014

Pálido Ponto Azul
Poucos livros me causaram um grande impacto no meu modo de pensar, opinião e visão de mundo como o ‘Pálido Ponto Azul’, do admirável cientista Carl Sagan. Confesso que quando adicionei o livro em minha lista de leitura, tinha o pensamento que demoraria a lê-lo ou se ao menos iria compra-lo (além de ser difícil de encontra-lo e caro) porque tinha a impressão que seria uma leitura técnica/científica com muitos jargões da área científica. Porém minha ignorância só fez com que eu atrasasse essa leitura maravilhosa. Apesar de eu admitir que em algumas partes a leitura é um pouco técnica/científica , Sagan consegue fundir harmoniosamente com a filosofia e sua visão de mundo, ou melhor, visão interestelar [risadas] e também do futuro da humanidade no espaço no qual através da leitura , pude visitar outros planetas , satélites naturais, sistemas solares, estrelas, galáxias, e universos, além da história da humanidade e do universo. Tudo isso por meio da minha ignorante caixa craniana. Outro ponto que a obra expandiu-me a mente foi reforçar minha ‘crença’ da inexistência de um criador divino. Deixo claro aqui, que Sagan em momento algum tenta ou tem uma intenção de influênciar o leitor a desacreditar em um Deus ou Deuses, mas sim a de procurar a se questionar porque as coisas são como são e o que é provável existir e acontecer. Daí, você, sábio leitor, deve analisar a situação, se questionar, observar os fatos e escolher em que acreditar (acreditar?).

Não hesite de lê-lo.

Esse não é um resumo meu sobre a livro, mas sim um resumo da minha opinião e percepção sobre experiência da leitura da obra.

Bruna 29/08/2013

Carl Sagan escolheu esse título por causa de uma fotografia tirada pela voyager 1, onde no espaço obscuro à terra se destacava em um minúsculo pontinho azul, sua pequenez destoando minúcias discrepantes, talvez guerras seriam evitados se olhassem para essa foto da terra , que é do tamanho de um pequeno grão de poeira no espaço.
Ele nos mostra que temos que cuidar bem desse pálido ponto azul, Sagan nos leva a refletir discorrendo com muito amor sobre sua profissão,fala sobre o geocentrismo , e nos conta detalhes de expedições no espaço, na maneira de como estamos nos destruindo, fala de como à ciência deve se empenhar para no defendermos contra choques de asteroides com a terra, e é claro sobre o obscurantismo religioso.

jonas 23/06/2013

Planeta Terra, um errante.

Pálido Ponto Azul, o titulo do livro, se dá, a uma famosa fotografia tirada pela Voyager 1, em 1990, quando Carl Sagan " pensou que seria interessante dar uma ultima olhada para casa" desde Saturno, a 6,4 bilhões de quilômetros de distância da Terra.
Carl Sagan fala com muita empolgação e propriedade, em todo o livro, pois em sua carreira, foi, cientista, astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, escritor... participou de vários programas espaciais como, Mariner a Vênus, Projeto Apollo, participou também das missões Voyager e da sonda Galileu, escreveu mais de 600 publicações cientificas e participou de inúmeros projetos.
Pálido ponto azul, de Carl Sagan, pode ser definido como: visionário, cético, livre de chauvinismo e otimista. O livro abrange muitos temas, de forma muito realista e otimista, por exemplo, sobre a insistência da igreja em defender o geocentrismo de Ptolomeu, como observações em outros planetas podem ajudar a entendermos os problemas na Terra, como perigos podem gerar incentivos, para grandes investimentos tecnológicos, (a corrida espacial por exemplo) terraformação, sobre todos os planetas do sistema solar, e muitos outros assuntos.
Portanto, Pálido Ponto Azul, deixa uma grande esperança de um futuro (muito próximo) promissor, com grandes evoluções humanas e tecnológicas, e um dever a ser cumprido no dia a dia de nossas vidas, em preservar o nosso planeta e sermos mais humildes uns com os outros.

CARL SAGAN 9/11/1934 - 20/12/1996

Edu Oliveira 29/04/2009

Esta é uma das últimas obras do grande divulgador da ciência, Carl Sagan.
Através de uma leitura clara e precisa, o autor nos revela como as descobertas científicas mudam nossa perspectiva sobre quem somos e o lugar que ocupamos no cosmos, incitando-nos a refletir sobre como utilizar da melhor forma possível o precioso conhecimento adquirido ao longo dos séculos.

werez 23/04/2009

A Obra Prima de Carl Sagan
Uns dos últimos livros escritos pelo grande incentivador da ciência e astrônomo Carl Sagan, conta sua participação e as informações obtidas pelas naves espaciais Voyager I e II, tendo como ponto máximo, a foto tirada após a nave ultrapassar a órbita de Plutão, mostrando o planeta terra como um pálido ponto azul, em cima de um raio de sol. Adicionado a isso Carl Sagan, fala sobre a possibilidade de vida em outros lugares no universo, e como extraterrestres veriam o planeta terra do espaço. Leitura científica altamente recomendada. Para todos os amantes das estrelas.