Pálido Ponto Azul Carl Sagan

Resenhas - Pálido Ponto Azul

Reccanello 15/03/2022

"Pálido Ponto Azul" é o nome de uma fotografia da Terra tirada em 14 de fevereiro de 1990 pela sonda Voyager 1 quando estava a uma distância de cerca de seis bilhões de quilômetros da Terra (perto de Saturno). Nela, o tamanho aparente da Terra é menor do que um pixel e o planeta aparece como um pequeno ponto na imensidão do espaço. Junto com "Nascer da Terra" (tirada por William Anders durante a missão Apollo 8 à Lua, em 24 de dezembro de 1968), "Pálido Ponto Azul" é um dos mais conhecidos e emocionantes retratos de nosso planeta.
===
Histórica, inédita e irrepetível, aquela foto despertou em Carl Sagan (um dos grandes astrônomos do século XX e, certamente, o maior divulgador científico de todos os tempos) importantes reflexões: "teríamos algum tipo de privilégio em relação a outros corpos celestes?", "qual deve ser nossa postura perante a imensidão do Universo?", "faz sentido investir em missões aeroespaciais incertas enquanto ainda somos incapazes de solucionar os problemas que nos aflige todos os dias?". Em seu livro "Pálido Ponto Azul: uma Visão do Futuro da Humanidade no Espaço", e com a linguagem sem jargões, bem humorada e envolvente que sempre lhe caracterizou, o autor tenta nos trazer respostas a essas perguntas e nos apresenta a história das primeiras aventuras extraterrestres, avaliando o futuro que se desvela para a humanidade a partir das viagens feitas pelo sistema solar e para galáxias distantes. Ainda mais importante, Sagan demonstra como as descobertas científicas alteraram profunda e definitivamente nossa percepção acerca do lugar que ocupamos no Universo.
===
Impresso em papel coucheé mate e recheado de lindíssimas gravuras (fotos e criações artísticas sobre o Sistema Solar e o Universo), o livro é, por si só, uma verdadeira obra de arte.

site: https://www.instagram.com/p/CUP1CWrLrn1/

werez 23/04/2009

A Obra Prima de Carl Sagan
Uns dos últimos livros escritos pelo grande incentivador da ciência e astrônomo Carl Sagan, conta sua participação e as informações obtidas pelas naves espaciais Voyager I e II, tendo como ponto máximo, a foto tirada após a nave ultrapassar a órbita de Plutão, mostrando o planeta terra como um pálido ponto azul, em cima de um raio de sol. Adicionado a isso Carl Sagan, fala sobre a possibilidade de vida em outros lugares no universo, e como extraterrestres veriam o planeta terra do espaço. Leitura científica altamente recomendada. Para todos os amantes das estrelas.

Vanêssa 28/06/2023

Lindo
É ali. É a nossa casa. Nesse ponto, todos aqueles que amamos, que conhecemos, de quem já ouvimos falar, todos os seres humanos que já existiram, vivem ou viveram as suas vidas.

alex 08/08/2022

Pálido ponto azul: 1 visão do futuro da humanidade no espaço
De Carl Sagan (1994)

Livro muito bom para leigos (como eu). Uma pena que já seja um livro mais desatualizado (publicado em 94... lá se vão quase 30 anos).

É bom demais notar um autor que sonha com um futuro distante, mas mantém o ceticismo científico em brasa viva.

Aliás, o mais interessante do livro é essa simbiose entre ciência, arte e filosofia moral. A ciência me parece ser altamente alimentada por uma visão romântica e idealizada do futuro, que muitas vezes toma como ponto de partida para os seus esforços e investimentos. Sem sonho não há progresso!

Leonardo 15/02/2020

Pequeno ponto azul
Pálido Ponto Azul é um livro cientifico (porém para um público mais leigo nessas questões), mais especificamente de astronomia, do famoso astrônomo Carl Sagan, lançado em 1994. É inspirada na famosa foto que foi cunhada com o mesmo nome, que foi tirada em 14 de fevereiro de 1990 pela sonda Voyager 1, que mostra um ponto minúsculo do local em que a Terra está em relação ao fundo cósmico.

O principal argumento desse livro é a nossa insignificância em relação ao tamanho do cosmo, e também a importância de estudar os nossos arredores para conhecer e se possível evitar possíveis catástrofes climáticos. Mesmo que estamos avançando bastante em vários aspectos, como por exemplo, no campo da ciência, Sagan nos mostra que diante da imensidão do cosmo e de seus segredos, são conquistas pequena (pelo menos pequena em relação ao valor que damos para essas conquistas)

Nos mostrando algumas conquistas da astronomia, e da ciência em um modo geral, o que aumentou muito o nosso entendimento dos outros planetas Sistema Solar, Sagan nos mostra que é muito importante conhecer o que está ocorrendo nesses planetas em questão, e também o que ocorreu no passado ou o que pode ocorrer no futuro, pois assim podemos prever desastres que de alguma forma pode ocorrer também no nosso planeta, e assim estar mais preparado para lidar com a situação.

Abordando questões como exploração espacial, não só para questões cientificas, mas também por motivos comerciais, já que em outros planetas e asteroides existem muitas riquezas, povoação do sistema solar pelas potencias mundiais, como EUA e China, vida extraterrestre entre outros diversos assuntos, ele nos mostra que para a manutenção da vida humana, é muito importante saber o que está ocorrendo e o que pode ocorrer nos outros planetas do Sistema Solar, pois tendo esse conhecimento, temos um "leque" maior de alternativas de solução. Uma delas é a “terraformação”, onde alteramos o clima de um planeta para atender as nossas necessidades. Mas ainda não temos essa tecnologia (pelo menos para alterar em nosso benefício, mas sim contra nós, mesmo que sem intenção, que é o que está ocorrendo hoje, intitulado de “aquecimento global”).

Outra informação curiosa é o que ele fala em relação ao telescópio, que, segundo ele, é uma “máquina do tempo”, pois através dele estamos vendo, na verdade, o passado, já que a luz viaja a uma velocidade finita, sendo assim, estamos vendo como essas estrelas eram no passado, sendo que muitas delas provavelmente nem existe mais, mas pelas imensas distancias a luz que provem delas ainda está chegando em nós. Também fala dos perigos do ser humano adquirir poder sem adquirir conhecimentos, pois podemos usar esse poder de uma forma que coloque não só a vida humana em risco, mas todas as vidas.

É um daqueles livros que abre um horizonte de possibilidades e de pensamentos, nos mostrando (usando não só argumentos científicos, mas também filosóficos) que mesmo levando em conta todo o nosso avanço nas áreas cientificas, ainda estamos "engatinhando" nessas áreas. Um livro que nos torna mais humilde, nos mostrando que, diferente do que foi o senso comum por muitos milênios, não somos tão importantes assim no trama cósmico, e muito menos que o universo foi feito para nós. Somos apenas uma "possibilidade" das trilhões que o nosso cosmo pode oferecer.
@thereader2408 23/09/2021minha estante
Nossa, que resenha perfeita. Acabei de ler o livro e, gente, que livro maravilhoso. Nem trabalho com astronomia, mas nem precisou. Fiquei encantada.

Miguel.Sales 21/11/2020

Uma obra prima
Carl Sagan, um dos maiores divulgadores científicos da história, consegue colocar em perspectiva o universo e os seres humanos de forma esplêndida. Sagan vai além do Sistema Solar e avalia o futuro da humanidade em outros mundos e como a exploração espacial pode ser a resposta para a sobrevivência da espécie humana. Uma leitura necessária para qualquer amante da astronomia.

Mari1731 20/08/2023

"Nosso planeta é um espécime solitário na grande e envolvente escuridão cósmica. Na nossa obscuridade, em toda essa vastidão, não ha nenhum indicio que ajuda possa vir de outro lugar para nos salvar de nos mesmos. A Terra é o único mundo conhecido até agora que sustenta vida."

Rod 24/03/2021

Um bom livro de um grande incentivado das Ciências
Para quem gosta de livros relacionados a conquista espacial. É claro que está um pouco desatualizado em algumas partes pois o Carl Sagan faleceu em 1996 (na época deste livro a MIR ainda voava no espaço) mas não tira o mérito da leitura.

Rodrigo 14/02/2024

Pálido Ponto Azul
Pálido Ponto Azul de Carl Sagan é uma exploração fascinante do lugar da Terra no universo. Sagan nos guia por uma jornada cósmica, destacando a beleza e fragilidade do nosso planeta em meio à vastidão do espaço. Ele discute a evolução da vida na Terra, a história da ciência e a importância de preservar nosso ambiente. Ao longo do livro, Sagan nos lembra da necessidade de apreciar e proteger nosso "pálido ponto azul", o único lar que conhecemos. É uma obra inspiradora que nos convida a refletir sobre nossa conexão com o cosmos e nosso papel na preservação do nosso planeta.

Thiago 03/08/2014

Pálido Ponto Azul
Poucos livros me causaram um grande impacto no meu modo de pensar, opinião e visão de mundo como o ‘Pálido Ponto Azul’, do admirável cientista Carl Sagan. Confesso que quando adicionei o livro em minha lista de leitura, tinha o pensamento que demoraria a lê-lo ou se ao menos iria compra-lo (além de ser difícil de encontra-lo e caro) porque tinha a impressão que seria uma leitura técnica/científica com muitos jargões da área científica. Porém minha ignorância só fez com que eu atrasasse essa leitura maravilhosa. Apesar de eu admitir que em algumas partes a leitura é um pouco técnica/científica , Sagan consegue fundir harmoniosamente com a filosofia e sua visão de mundo, ou melhor, visão interestelar [risadas] e também do futuro da humanidade no espaço no qual através da leitura , pude visitar outros planetas , satélites naturais, sistemas solares, estrelas, galáxias, e universos, além da história da humanidade e do universo. Tudo isso por meio da minha ignorante caixa craniana. Outro ponto que a obra expandiu-me a mente foi reforçar minha ‘crença’ da inexistência de um criador divino. Deixo claro aqui, que Sagan em momento algum tenta ou tem uma intenção de influênciar o leitor a desacreditar em um Deus ou Deuses, mas sim a de procurar a se questionar porque as coisas são como são e o que é provável existir e acontecer. Daí, você, sábio leitor, deve analisar a situação, se questionar, observar os fatos e escolher em que acreditar (acreditar?).

Não hesite de lê-lo.

Esse não é um resumo meu sobre a livro, mas sim um resumo da minha opinião e percepção sobre experiência da leitura da obra.

Nycole 02/01/2021

Pálido Ponto Azul
Cada capítulo é uma viagem pelo cosmo e pela história da exploração espacial. Carl Sagan te faz viajar pelo cosmo, e descreve o céu de vários planetas do sistema solar, entre outras maravilhas. Além disso, também tem um panorama histórico beeem interessante sobre a corrida armamentista do século passado.

Lipienski 25/08/2022

"desejamos um pai ou uma mãe que cuide de nós, que perdoe os nossos enganos, que nos salve de nossos erros infantis. Mas o conhecimento é preferível a ignorância. É melhor abraçar a verdade dura do que uma fábula tranquilizadora"

Amanda Bento 04/07/2019

Um ótimo livro pra quem não manja muito de ciência
Assumo logo de cara que não entendo nada de ciências e astronomia e afins, mas ainda sim o livro, com seu jeito explicativo, cativou minha atenção. Por mais detalhes técnicos que apareçam, vale a pena aproveitar as reflexões do Segan sobre a pequenez humana e o valor importante dessa redução. Um ótimo livro pra quem quer achar seu lugar no mundo - e no universo.

Brunobgcs 07/02/2020

Crise existencial
De forma geral o livro vai te dar um contexto histórico sobre todas as explorações fora da terra e avanços tecnológicos. E o mais importante vai te fazer refletir muito, vai te fazer reavaliar seus valores, crenças etc.. Indico muito.