O que é ser uma escritora negra hoje, de acordo comigo

O que é ser uma escritora negra hoje, de acordo comigo Djaimilia Pereira de Almeida

Resenhas - O que é ser uma escritora negra hoje, de acordo comigo

Jennifer.Ernesto 16/01/2024

Subjetividades objetivas
Djaimilia Pereira de Almeida, angolana e escritora, em 3 ensaios provoca os seus leitores às suas reflexões sobre o que é ser uma escritora negra hoje, de acordo com ela. O ponto focal do primeiro ensaio são diversas perguntas sobre como ela se sente sendo uma escritora negra, e que, a partir deste ensaio, é que ela percebeu que ter nascido nos anos 80 é o que a possibilitou escrever. Se tivesse nascido antes, isso não seria possível, seja pelo passado colonial, ou quaisquer outros processos da colonização que marquem a sua pele. No segundo ensaio, a escritora dialoga com a Stephanie Borges sobre a escrita, seu lugar no mundo, o ensaio anterior, e as influências na escrita de Djaimilia. No terceiro e último, um ensaio um pouco mais complexo - não que os anteriores não o fossem, mas a escritora desponta a falar sobre o que gostaria de se aprofundar em tese de doutoramento, mas acaba por se aprofundar na ficção, entendendo que este seria um melhor lugar. Ela afirma que ser hospitaleira com os seus leitores e criar um ambiente para imaginação e indagação é o que ela busca fazer, sem demagogias. Esse é o seu intuito com a ficção.

Entendo que é um livro que instiga, esse é o papel dos ensaios. Apenas essa leitura não é suficiente para digerir sua complexidade. Agora, eu quero muito ler a literatura de Djaimilia. Ler seus ensaios me instigou. Além disso, ela dialoga com diversos autores brasileiros, com ênfase em Carolina Maria de Jesus. Adorei!

Sun 13/01/2024

Muito bom!
O livro é composto por dois ensaios e uma entrevista e a leitura foi muito interessante. Sempre bom acompanhar os processos de escrita e de constituição enquanto sujeito político das autoras que acompanhamos o trabalho. Esse livrinho está sendo uma companhia muito importante durante a minha pesquisa de monografia. Recomendo!

Artemis 17/10/2023

"Apenas neste tempo me posso dizer"
Não conhecia Djaimilia Pereira de Almeida e só sabia por alto de seu trabalho em A Visão das Plantas,mas esse conjunto de ensaios me despertou uma vontade ainda maior de convencer as outras obras,suas agudas percepções sobre a realidade e a escrita são fantásticas e me impactaram pela complexidade engarrafada em palavras nada complicadas ou pedantes,logo logo vou pegar outras obras dessa autora maravilhosa para ler.

Gabriela Costa | @leia_preta 16/10/2023

Leitura super potente!
Nesse livro encontramos dois ensaios de Djaimilia Pereira de Almeida e uma conversa dela com a escritora e tradutora Stephanie Borges. A autora trata de temas atuais como sua condição de escrita negra no universo literário, sua vida enquanto mulher negra em Portugal. Além de sua visão sobre seus personagens, detalhando ainda mais a abordagem anticolonial que suas obras possuem. Ao final da leitura me peguei pensando que a autora dá aulas e mais aulas. Foi realmente uma viagem muito particular observar como ela enxerga todas essas questões.

Em 96 páginas a gente realmente mergulha em reflexões muito potentes, Djaimilia é honesta com o leitor, com uma escrita super leve ela teoriza e compartilha sobre sua infância e trajetória como escritora, relacionando todos esses acontecimentos com sua escrita. Estou realmente surpresa com a potência que suas palavras me impactaram, tenho escrito sobre literatura de autores negros e esse livro definitivamente somou pontos e perspectivas ainda não pensadas por mim.

Se você está interessade em conversas novas e muito sinceras, essa obra é pra você!