Brasil: as raízes do protesto negro

Brasil: as raízes do protesto negro Clóvis Moura

Resenhas - Brasil: as raízes do protesto negro

Marcos Morcego 24/02/2024

Investigação das raízes do protesto negro
Assim como todos os livros de Moura publicados pela Editora Dandara, esse é mais uma potência muito forte.
Não é só o resgate de alguém que foi apagado pela academia, mas também esquecido pela esquerda. É uma obra historiográfica (e em certos momentos sociológicas), que coloca a luta dos povos negros aqui no Brasil em um novo plano, conectando com outro ponto de suas investigações que é o passado escravista, para entender a dinâmica social e as novas formas de enfrentamento.

Raul.Maschieto 24/09/2023

Viva Clovis Moura
Por muito tempo o papel de Clovis Moura no desenvolvimento de uma sociologia brasileira foi deixado de lado. Mas é a partir de suas obras que se percebe o erro dessa postura. Moura, com certeza, é um dos pensadores mais importantes do Brasil, sem ele não se pode entender o país e, consequentemente, não se pode transformá-lo. O sociólogo constrói uma perspectiva marxista da questão do negro no Brasil de uma forma que eu não sabia que era possível. Sem dúvida essa obra mudou meu pensamento para melhor e me fez entender muitos aspectos da realidade nacional. Em suma, o legado de Clovis Moura vive, hoje e sempre!