La Honte est un sentiment révolutionnaire

La Honte est un sentiment révolutionnaire Frédéric Gros

Resenhas - A vergonha é um sentimento revolucionário

Rodrigo Kimura 13/12/2023

Filosofia sobre a vergonha
Por ser um tema relativamente pouco estudado, de imediato desperta interesse. Tipo, como se fundamenta a vergonha, e como ela pode influenciar tanto a humanidade? Na leitura você acaba percebendo como este sentimento influenciou o mundo como conhecemos, e também como pode condicionar o seu modo de ser e existir.

Adriele 09/12/2023

A vergonha é um sentimento revolucionário
O autor reflete sobre esse sentimento que angustia ao indivíduo e à sociedades inteiras. Para ele, a vergonha é uma experiência até mais profunda e ampla que a culpa. A vergonha é um sentimento doloroso de deslocamento, perda de traços, desqualificação. Mas ela pode ser revolucionária a partir do momento em que é sublimada (transformada) em uma forma de raiva política, coletiva, orientada.

Beatriz Leonor 18/11/2023

Que leitura!
Menos de 200 páginas mas super impactante, ler esse livro me trouxe diversas reflexões sobre a vergonha, inclusive levei algumas discussões abortadas pelo Gross para a sessão com a minha terapeuta e também com amigos. Confesso que não achava que era possível ter tantas reflexões sobre a vergonha.

Foi a primeira vez que tive contato com esse autor, e logo após finalizar já corri na editora e adquiri os outros livros dele e também os do Primo Levi que é citado por diversas vezes ao decorrer dos capítulos, sim, eu cai na pirâmide literária com esse livro.

Diego642 01/10/2023

Livro interessante
O filósofo Frédéric abordou se maneiro bem didática diferentes tipos de vergonha que embasam as nossas relações sociais em várias épocas, trazendo desde exemplos na mitologia greco-romana á trechos de teorias de filósofos da atualidade. Tudo isso para nos mostrar o que está por trás do sentimento da vergonha e por quais maneiras alguns seguimentos da população conseguem se livrar desse sentimento e ter orgulho de quem são. Dessa forma, surgindo movimentos como orgulho LGBTQIA+, reafirmação da cultura negra etc, revolucionando na sociedade a forma de ver e aceitar tais diferenças inferiorizadas na história da humanidade.

Adriana Scarpin 02/09/2023

O último livro do Circuito Ubu me fez esperar ansiosamente pelo meu interesse no tema é não me decepcionei.
Uma coisa que Gros faz logo de cara a diferenciar a vergonha da culpa porque há muita gente que confunde uma coisa com a outra.
Gros toca em muitos pontos importantes da vergonha em termos sistêmicos (talvez a que particularmente eu mais sinta), interseccionais, sociais, psicanalíticos e filosóficos, nunca esgotando o tema, mas nos dando uma excelente diretiva para aprendermos mais.

Catarina436 28/08/2023

Uma infinidade de reflexões em apenas 170 páginas
Estudando marxismo e materialismo histórico dialético, cheguei até este livro por meio da caixinha que assino e não sabia exatamente o que esperar. Ele entregou muito mais do que eu poderia imaginar. Está relacionado com todas as obras que venho lendo (incluindo Fanon, que ele cita bastante).
Todas as colocações filosóficas, históricas, foram super pertinentes e bem amarradas. Todas as analogias culturais que envolvem o conceito da vergonha na humanidade abriram minha mente para pensar várias coisas no meu trabalho profissional e também na criação da minha própria arte.
Já quero ler mais obras desse filósofo.