Vozes Amarelas

Vozes Amarelas Monge Han

Resenhas - Vozes Amarelas

Helo 22/12/2023

A arte é maravilhosa e as histórias são muito sensíveis e ajudam a entender melhor algumas questões pelas quais pessoas amarelas passam no Brasil. Só gostaria que fosse maior, com mais histórias.

beaakemi 18/12/2023

Transformação ?
A narrativa do quadrinho ilustrado (aliás, ilustração maravilhosa) pelo Monge Han é super necessária e traz um debate sobre a identidade racial, a ignorância com as pessoas com ascendência asiática e os esteriótipos infiltrados sobre nós brasileiros amarelos.

Eu, brasileira amarela, me identifiquei em diversas páginas sobre como o meu inconsciente repulsava minha origem para ser aceita socialmente, ser tratada de maneira pertencente. Hoje enxergo como vivenciei as situações de ?micro agressões? cotidianas.

Vejo que é importante cada vez mais entender minha cultura para contribuir com o entendimento de quem eu sou e ter uma relação de paz com a minha origem. ?

?Sempre acreditei que o maior combate à ignorância é por meio da informação. Principalmente quando se trata da ignorância relacionada à raça, que é o que vivemos.?

sadbroccolitree 16/12/2023

A delicadeza que o Monge Han tem para criar suas histórias, e até os desenhos que ele faz são tão bonitos e poéticos que é impossível não se emocionar.

Brunna 16/12/2023

Adoro o trabalho do Monge Han
Acompanhar o trabalho do Monge é muito bom. Ele é um ótimo profissional, que tem o talento de criar narrativas através dos quadrinhos. Seu trabalho tanto em publicações físicas, quanto nas redes sociais, e até mesmo em lives, é muito bom e dá ânimo de acompanhar. Ultimamente estou gostando mais de ler quadrinhos e é lógico que ele é um dos artistas que vou continuar consumindo .

Vanessa.Raffo 05/12/2023

AMEI
Quando li o prefácio do livro a primeira vez parei e desisti de ler naquele momento. Porque vi que bateria de frente com uma infância e adolescência que por muito anos guardei numa caixinha.

Meses se passaram e me senti pronta pra tentar continuar e na introdução chorei demais, pensando que aquelas palavras eram o que sempre pensei comigo mesma.

Enfim... O livro é muito bem ilustrado, Monge Han é um baita artista e o conteúdo é simplesmente incrível.

arimaria 19/11/2023

Eu gostei do livro porque dá para ver de uma forma rápida e cruel de como as pessoas amarelas se sentem, não é fácil e isso faz com que aflore várias dúvidas e se afastem das suas raízes

GiKT 06/11/2023

Leitura necessária para todos! Expondo tantos pontos delicados com tanta delicadeza e cuidado, mas de forma essencial.

Nadia.Kamui 19/10/2023

Uma Leitura NECESSÁRIA
Monge Han retrata de uma forma delicada temas sobre amarelitude, preconceito racial e histórias atreladas à imigração coreana no Brasil ( algo que não é tão comum! ).

Uma leitura totalmente necessária para entender as microagressões que nós, pessoas amarelas, sofremos com frequência e para conhecer outras histórias diferentes sobre imigração leste-asiática aqui no Brasil.

Livia Barini 03/10/2023

Um livro necessário
Você já chamou alguém de japa? Sabia que é racism0? É a mesma coisa de chamar alguém de negã0. E não, não é xen0fobia, cuja definição é “ódio, receio, hostilidade e rejeição em relação aos estrangeiros”.

Em primeiro lugar porque aquela pessoa, em 99% dos casos, não é estrangeira. Ela é nascida e criada no Brasil.

Em segundo lugar porque você não sabe se ela é, de fato, japonesa. Ela pode ser da China, da Coreia, da Malásia, de Singapura... Você é incapaz de perceber a diferença.

Em terceiro lugar porque as pessoas se referem aos asiáticos usando o principal grupo que imigrou para o país. No Brasil, é japa, pois a maioria dos asiáticos que emigraram para o nosso país, vieram do Japão. Nos Estados Unidos é china. No Paraguai é coreano. O problema aqui não é ser estrangeiro, é pertencer a outra raça. É ser asiático. É ter os olhos diferentes dos seus.

Este livro mostra de uma forma bem bacana que é sim Racism0.

Uma leitura super necessária. Em especial para os jovens e para educadores mal informados que só são capazes de enxergar o racismo contra afro-descendentes.
Débora 03/10/2023minha estante
Perfeito, Lívia!!!???

Fabio 08/10/2023minha estante
Adorei a resenha, Lívia!???

SóFis 28/09/2023

Muito pertinente e fácil de ler, a simbologia do olho é fantástica e o coletivismo que é passado pelas histórias descritas (ainda que sejas histórias individuais) é muito marcante

Bruna 12/09/2023

Sensível e necessário
Leitura muito importante para conscientizar sobre amarelitude e, principalmente, pra fugir da história asiática nipocentrada no Brasil. Monge Han traz muito das vivências de famílias com ascendência coreana, resgatando um pouco da história no Brasil e também mostrando a sua cultura. Além disso, o trabalho do Monge Han é lindo e de uma sensibilidade sem tamanho!! A última história me pegou muuuito!

theananalu 09/09/2023

Perfeito!
Sou apaixonada pela arte do monge han pela forma com que ele consegue transmitir histórias emocionantes de força e resistência, através de um traço sensível e lindo! com certeza, ainda vou recomendar muito esse livro ?

Ana Lívia 03/09/2023

Vozes Amarelas de Monge Han
"Vozes Amarelas" é um livro lindo de se ler, que trata sobre a realidade de diversas pessoas amarelas brasileiras. E que mesmo sendo sobre um assunto sensível como o preconceito em relação a essas pessoas, não é um livro pesado, já que tudo é retratado de uma forma leve e sentimental. E não é falado apenas sobre preconceito, fala-se sobre ancestralidade, orgulho de ser como é, e a construção de identidade. Eu pessoalmente amei essa leitura, e apesar de ter ancestralidade asiática, não sabia metade da realidade da população amarela das quais vivem no Brasil, e ao ler esse livro pude ter conhecimento sobre algumas partes do cotidiano deles. Enfim, super recomendo!

eu eu 03/09/2023

Incrível! extremamente sensível, cada historia consegue prender por motivos diferentes e se eu fosse obrigada a fazer um critica, falaria que queria uma versão estendida de cada uma :)