Antes do Recomeço

Antes do Recomeço Filipe Salomão

Resenhas - Antes do Recomeço

26/04/2024

Todo livro é intenso e cru, não mede palavras pra descrever situações no mínimo estranhas envolvendo a personagem principal, creio muito que a pessoa é a pessoa desde sempre, sua índole, inteligencia e personalidade,são o que são, acontecimentos vividos podem despertar seus instintos com maior ou menor intensidade e as atitudes são decisões e escolhas próprias, tudo isso digo para mostrar como esse livro descreve tão bem a história de Carol que conheci em um jeito de recomeçar e é daquelas personagens únicas, que me fez criar teorias e teorias sobre ela, confesso que errei num ponto específico, mas acho que acertei imaginando que era assim desde sempre, isso era claro pra mim mas não deixou de sua história me surpreender e de certa forma impactar. Pior ainda foi a sensação de na leitura inteira relacionar ela de uma forma tão vivida com alguém que convivi, isso foi estranho e real ...

Patty 01/03/2024

Antes do Recomeço nos conta a história de Caroline, seus medos e traumas que a levaram a ter que recomeçar.
Se no primeiro livro, Um Jeito de Recomeçar, eu odiei a Carol por seu jeito, aqui eu vivi um misto de pena e raiva da personagem.
A maneira como ela foi tratada por seus pais desde muito nova, tudo que ela viu e ouviu dentro de casa quando ainda era criança colaborou para que ela criasse um sentimento doentio, que beira a psicopatia, que só foi piorando com o passar dos anos.
Caroline sofreu muito e não soube como e nem quis pedir ajuda, e as pessoas ao seu redor ou não perceberam ou não sabiam como ajudá-la.
É um livro pesado, que fala de depressão, abuso psicológico e até pedofilia. Mas que serve para nos mostrar como a Caroline vai virar apenas Carol, uma garota insensível e complicada que conhecemos no primeiro livro.
Mais uma vez o Filipe Salomão me conquistou com sua escrita viciante, onde eu não queria parar de ler.

Nay 23/11/2023

Eu acredito que a ideia do autor neste livro realmente era incomodar e ele consegue, nos leva a questionar muitas coisas. Felipe Salomão tem uma escrita viciante e por mais que eu tenha um ranço e não goste da personagem é um livro brilhante.

Felipe escreve de forma visceral e sem pudores, e esse livro superou muito o primeiro.

Andréia 13/08/2023

Como Caroline deixou de ser Caroline para se tornar Carol
Um mergulho no passado.
Descobrir tudo o que aconteceu para Carol ter se tornado tão amarga e infeliz é dolorido.
Ela não merecia nada disso. E cresceu se sentindo culpada e indigna de ser feliz.
Dá tanta raiva, desespero e frustração.
E tudo serviu para quê? Já não bastava toda a bagagem emocional, os pais foram negligentes e egoístas e eu poderia dizer que, se tivesse vilões nesse livro, seriam eles.
É uma leitura densa e com muitas emoções. Antes eu podia acreditar em uma cura para Carol, mas depois dessa leitura, não sei mais o que pensar. Ainda espero que ela se cure e siga em frente.
" Caroline sabia realmente o que era sofrer, mas se surpreendia sempre quando conseguia sentir mais e mais dor do que nunca. Como se a dor mais forte sempre estivesse por vir ainda." ?

Aparecida71 07/08/2023

Intenso
Caroline foi uma criança muito infeliz, não teve aniversários, sentia culpa pela infelicidade dos pais, após ouvir eles brigando, falando que tudo que começou a dar errado após o nascimento dela, foi crescendo com traumas, ódio e rancor. Estava sempre ?pedindo ajuda? através de seus atos e falas, pena que ninguém chegou de fato, perceber a tempo, de quem sabe, fazer ela se transformar em alguém melhor.

Seus pais não se importavam com ela, só queriam que a sociedade e seus famil os vissem como ótimos pais, diante deles não poderiam falhar nesse papel; ficaram tão preocupados em manter a imagem de pais perfeitos que falharam miseravelmente na prática. O que ela mais precisava era de amor, carinho, atenção, e o problema era eles, que eram adultos infelizes e frustrados, deixando de lado quem realmente merecia educação e apoio.

A história se intercala entre a escola, o quarto dela e a ida ao psicólogo, onde ela sempre escondia seus verdadeiros sentimentos. Ela sempre observava todos ao seu redor, sabia tudo que se passava com eles, passava a madrugada pesquisando sobre tudo na internet.

O que define o caráter e a personalidade de uma pessoa são os exemplos/ensinamentos que ela tem ou ver na infância, e Caroline foi crescendo e ?aprimorando? sua raiva e ressentimento, aprendeu a como manipular e fazer com que uns ficassem contra os outros, sem uma referência em sua vida, foi ficando fria, maldosa, cruel; queria que os pais sentissem na pele o quanto foram falhos na criação dela.

Era tão infeliz com sua vida, que se incomodava com a felicidade dos outros, fazendo com que agisse em prol delas serem infelizes também. Ela sempre via o lado ruim de tudo, achava que assim, não se decepcionaria nunca.

Os capítulos são curtos e ótimos para ler, o Filipe citou alguns filmes antigos e gostei muito dessa parte, me fez voltar a minha infância e adolescência.
Os temas que pude perceber no livro: Abus0s psicológic0s, depress@0, pedofili@.
Super recomendo a leitura.