Retorno a Haifa

Retorno a Haifa Ghassan Kanafani

Resenhas - Retorno a Haifa

Bi Bueno 22/12/2023

Retorno a Haifa
Minha primeira incursão na obra de Kanafani. A história de um casal palestino que retorna a Haifa após 20 ano, depois de terem sido forçados a deixar a cidade durante a Nakba, de 1948.
Tudo muito triste e injusto.

dAbora357 19/12/2023

O que é a pátria?
Procuro a verdadeira Palestina, uma Palestina que é mais do que memória, mais do que penas de pavão, mais do que um filho, mais do que rabiscos a lápis nas escadas. Indagava a mim mesmo: o que é a Palestina para Khalid? Ele não conhece o vaso, nem a foto, nem a escada, nem Halisa, nem Khaldum. No entanto, para ele, a Palestina é algo digno de se pegar em armas e morrer por ela. ????

Gustavo611 05/11/2023

?Retorno a Haifa?, de Ghassan Kanafani
?O que é a pátria?? (Pág. 66)

"Retorno a Haifa" é uma leitura incontornável para desvendar a intrincada relação entre a Palestina e Israel, com foco na experiência traumática de Said e Safiya, dois refugiados que sofreram os horrores da guerra árabe-israelense de 1948. Quando decidem retornar à sua cidade natal após anos de exílio, a busca por respostas aos fantasmas que os assombram desde o momento do deslocamento é o cerne da narrativa.

Embora a novela seja de extensão relativamente breve, é uma obra de profunda riqueza emocional. A prosa de Ghassan Kanafani mergulha não apenas nos temas de nação e pertencimento, mas também na perda de identidade em um mundo em constante mutação, moldado por mudanças geopolíticas. O livro proporciona uma reflexão intensa sobre as complexidades da experiência humana em meio ao conflito e à busca por uma identidade perdida.